Conheça 3 tecnologias no mercado imobiliário para 2022

06/12/2021
Leitura em: 12 minutos
Conheça 3 tecnologias no mercado imobiliário para 2022
Conheça 3 tecnologias no mercado imobiliário para 2022

TL;DR: O segmento imobiliário deve encerrar este ano com cerca de R$ 99 bilhões vendidos no país, de acordo com estimativa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).

Diferentemente de outros setores, o mercado imobiliário foi um dos que menos sofreram com a pandemia. Passados os meses iniciais, o setor começou a crescer, chegando a um aumento de 22,6% comparando os meses de janeiro a setembro de 2020 com 2021. 

No mercado imobiliário, houve uma grande mudança no comportamento das pessoas, transformando completamente o perfil do usuário que busca um novo local para morar. Agora as prioridades mudaram, como a busca por lugares mais espaçosos, perto de áreas verdes e com boas estruturas para um home office.  

Nesse sentido, tanto as tendências como as tecnologias para 2022 estão associadas a essas transformações. Este mercado está entre os segmentos que mais aplicam diferentes tecnologias para auxiliar nas vendas de imóveis. As empresas brasileiras do setor utilizam cada vez mais inovações para que as transações ocorram de modo rápido, simples e com segurança.

Conheça, neste conteúdo, as tecnologias para o mercado imobiliário em 2022 que vão otimizar as operações imobiliárias.   

3 tecnologias no mercado imobiliário para 2022

A transformação digital é o processo de utilizar a tecnologia para criar ou aprimorar processos e experiências tanto dos clientes quanto da empresa. Vale ressaltar que essa transformação não é apenas um uso de um novo recurso tecnológico, mas a mudança de hábitos para planejar, pensar e construir digitalmente um negócio. 

O uso da tecnologia auxilia desde o mercado da construção civil até o mercado imobiliário. Conforme os recursos vão surgindo, a tecnologia é implementada desde a fase de obras até nas experiências dos usuários na fase de compra. Confira algumas tecnologias para o mercado em 2022. 

1.Integração entre ações online e offline 

O conceito phygital é o futuro da publicidade e o mercado imobiliário já está se inserindo nesse processo. A palavra é uma junção de physical + digital em que o conceito é criar estratégias que integrem o meio offline com o online. 

O mercado imobiliário tem se desenvolvido muito bem com o uso de QR Code. A tecnologia começou a ser utilizada para inserir os contatos dos corretores ou uma visita guiada a um decorado virtual, por meio do QR. 

Assim, essa tecnologia pode ser utilizada em outdoors, busdoor, cartões de visita, comunicações de evento, oferecendo uma experiência aprofundada daquela que está sendo vivenciada no mundo offline. Esse recurso, além de agregar novas informações, dá liberdade ao usuário de trilhar sua jornada na compra, venda ou aluguel do imóvel.

2. Uso de dados e tecnologia artificial 

Diariamente, consumimos e produzimos uma série de informações. Esses dados, sozinhos, não representam muita coisa. Contudo, ao aplicá-los corretamente com o uso da inteligência artificial (AI), é possível transformar o negócio e identificar tendências que vão influenciar no aumento das vendas. 

A R.E.A, por exemplo, é uma inteligência artificial desenvolvida pela Docket, a fim de ajudar na leitura de matrículas de imóvel e extrair, rapidamente, gravames e informações desta certidão. 

Atualmente, a maioria dos softwares e sistemas utilizados pelas empresas possuem relatórios que facilitam a análise de dados registrados nos sistemas. Assim, é importante que a organização tenha uma inteligência analítica para analisar e identificar as melhores ações que podem ser tomadas a partir disso. 

Nesse sentido, no mercado imobiliário, os dados dos usuários já são utilizados para criação de anúncios e ofertas mais segmentados ao seu perfil. Esse uso é importante, pois simplifica os processos de compra e venda, indicando um match perfeito entre comprador e vendedor. Além disso, para imobiliárias, corretores e outras empresas do setor isso reduz custos de operação e encurta o período de tempo de duração de uma venda. 

3. Tecnologia para ajudar na organização dos documentos e contratos

É importante destacar que o mercado imobiliário em 2022 terá uma forte tendência em investir em tecnologia para processos operacionais e burocráticos, aproveitando o bom período do setor em 2021. Se a jornada que envolve corretor, compradores e vendedores já está bem trilhada, com um caminho claro para o uso da tecnologia, as fases internas do processo ainda podem ser morosas e manuais. 

Nesse tipo de operação, seja compra e venda ou aluguel, é preciso que os interessados organizem uma série de documentos e informações, tendo que ir aos cartórios e outros órgãos, para apresentar tudo à imobiliária, realizar a assinatura e somente depois validar a transação. 

Além disso, também é preciso ir ao cartório e realizar muitos trâmites para reconhecimento de firma, assinatura de contrato, realização da escritura e registro de imóvel. Assim, há uma grande tendência para que as tecnologias ajudem a diminuir a necessidade de documentos e presença física em muitas partes desse processo, com a implementação de assinatura digital, uso de software para otimizar a jornada documental, a fim de melhorar a experiência de todos os envolvidos. 

As soluções da Docket para o mercado imobiliário 

Aplicar a tecnologia no mercado imobiliário permite que toda a operação ocorra de maneira simplificada, otimizando toda a esteira de negócios. A Docket é uma legaltech que se destaca trazendo grandes inovações que ajudam a transformação digital e desburocratização em processos que necessitam de documentos, de ponta a ponta. 

Para contribuir com o desenvolvimento deste setor, a Docket possui algumas soluções que oferecem funcionalidades que atendem bem aos problemas vivenciados pelo setor. As principais soluções que a Docket oferece são: 

  • simplificação das operações que necessitam de documentos;
  • mais produtividade para o seu time interno;
  • economia de tempo e recursos;
  • melhora na gestão de informações dos clientes; 
  • redução de fraude e gestão de compliance;
  • uso de Inteligência artificial na busca e validação dos documentos; 
  • relatórios estruturados com dados simplificados.

Plataforma Alvarás e Licenças

A plataforma de Alvarás e Licenças foi uma solução desenvolvida para melhorar a gestão de documentos regulatórios, como alvarás e licenças. As funcionalidades foram criadas para ajudar em cada etapa desse processo. Confira as principais.  

Alertas de vencimento 

O principal medo do gestor responsável por esse processo é perder a data de validade de um documento e receber multas ou até interdições. Pensando nisso, essa funcionalidade permite que o usuário selecione o tempo de antecedência desse aviso de vencimento, bem como o canal de recebimento do lembrete, como e-mail, via sistema e push notification. 

Monitoramento de status 

Ao emitir novos documentos junto aos órgãos reguladores, é possível fazer o controle de status direto na plataforma. Assim, cadastrando o protocolo, fica mais fácil acompanhar de perto as operações. 

Mapa das operações 

No caso de empresas que possuem muitos CNPJs a serem gerenciados na plataforma, a geolocalização ajuda, de modo visual, a identificar quais são as unidades que estão com pendências e quais estão com tudo em dia. Assim, o gestor pode investir mais tempo naquelas unidades com informações pendentes. 

Níveis de acesso e controle de usuários 

No sistema, é possível criar níveis de acessos e controles dos usuários dentro da plataforma. Isso é importante, para diferenciar permissionamentos e proteger informações que não devem ser acessadas por todos ou por integrantes de outras unidades. 

Armazenamento 

O sistema é ideal para empresas que possuem grande quantidade de documentos. Independentemente do volume de unidades ou informações, a plataforma armazena, em segurança, todos os documentos para que possam ser acessados de qualquer lugar.

Shopping de Documentos 

Com o Shopping de Documentos, as empresas, como imobiliárias, conseguem acompanhar toda a jornada operacional, centralizando os processos que necessitam de documentos em um só lugar, sem sair da plataforma. As funcionalidades ajudam o usuário em todas as fases do processo. 


Lista de pedidos

O usuário da plataforma pode optar pela exibição da lista de pedidos e monitorar suas solicitações de forma mais eficiente, visualizando na tela informações como status, pendências, vencimentos e gravames. Com o filtro de busca, o usuário ganha mais assertividade em suas pesquisas, diminuindo o tempo gasto do time de backoffice com etapas operacionais. 

Alerta de pendências

Ao processar um pedido de documento, o sistema emitirá um alerta, se houver alguma informação incorreta ou faltante. Assim, basta fazer as correções necessárias direto na plataforma, diminuindo os erros e retrabalho na hora de realizar uma solicitação. 

Recorrência

A funcionalidade de recorrência é ideal para clientes que precisam solicitar os mesmos documentos com certa frequência.  Então, de maneira automática, o próprio usuário pode  configurar as recorrências de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, a equipe diminui o tempo gasto em processos rotineiros. 

Status e tracking de documentos

Depois de realizar a solicitação das informações, é possível acompanhar o andamento da busca, verificando em que estágio o documento está. Isso ajuda na previsibilidade de assinaturas de contratos e liberação de crédito, por exemplo. 

Além disso, depois de receber as informações, por meio da plataforma, de modo simples e rápido,  é possível verificar se o resultado é Positivo ou Negativo. A tela de pedidos exibe automaticamente o status do documento. Assim você ganha mais agilidade em suas análises.

Grupos e centros de custos 

Por meio da criação de grupos de permissionamento, o gestor consegue gerenciar  informações sensíveis, determinando critérios de privacidade e permissão, garantindo integridade e sigilo das informações. Além disso, a funcionalidade de centro de custos permite a criação de um fluxo de aprovação de pedidos simples, melhorando a gestão financeira por meio de controle de áreas de alocação dos recursos. 

Real Estate Analysis – (R.E.A)  

A R.E.A é a inteligência artificial desenvolvida pela Docket que transforma a experiência de pré-análises de matrículas de imóvel em poucos passos e em um ambiente 100% digital. Com ela, é possível ter ganho de tempo e produtividade no processo de análise de matrícula, com uma sinalização de gravames, além de dados como o atual e último proprietário. Depois da extração descritiva do imóvel, é só  copiar e colar as informações. Veja o vídeo e entenda melhor o funcionamento do sistema. 

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!