Política de Cookies

Written by 18:09 Jurídico

Mitigação de Riscos Jurídicos: 6 dicas para tornar seu departamento jurídico mais estratégico

Minimizar riscos e permitir ao departamento jurídico ser mais estratégico é fundamental para atingir maiores resultados, confira como!

Mitigação de Riscos Jurídicos: 6 dicas para tornar seu departamento jurídico mais estratégico
Ilustração representativa - departamento jurídico mais estratégico

A mitigação de riscos jurídicos é um método utilizado nos departamentos a fim de gerenciar a exposição dos mesmos frente a determinados riscos que possam impactar na rotina da empresa.

Estar em situações em que deve-se arriscar para obter algum tipo de resultado, faz parte do dia a dia empresarial. Contudo, a mitigação visa diminuir o impacto nas operações de negócios, gerenciando os riscos.

Pensando sobre esse gerenciamento, separamos 6 dicas para tornar seu departamento jurídico mais estratégico, com o objetivo de minimizar a exposição da sua empresa frente aos riscos diários. Confira!

Diagrama de 6 dicas de mitigação de riscos jurídicos

1- Identificar e classificar os riscos

Mitigar os riscos sem conhecê-los é muito difícil, por isso, o primeiro passo para garantir um gerenciamento eficiente é identificá-los. Para isso, procure saber em qual ponta da operação eles estão surgindo e se são trabalhistas, tributários ou contratuais, por exemplo. Assim, o controle fica muito mais fácil. 

Além disso, definir os níveis de prioridade é um ponto extremamente importante. Contudo, há uma necessidade de knowledge dos gestores em relação ao impacto de cada risco para as operações do departamento.

2- Plano de ação

Se já existe um mapeamento sobre os riscos jurídicos, é possível desenvolver um plano de ação para cada um deles, ou seja, é onde ocorre a intervenção humana.

É necessário ter todo o plano de ação documentado, pois o mesmo servirá de modelo para as futuras gestões da empresa, podendo ser sempre aprimorado.

Se, por exemplo, uma empresa foi alvo de uma ação na justiça que poderia ter sido evitada com a inclusão de alguma cláusula em um contrato específico, o gestor poderá procurar outros documentos de mesmo teor e trabalhar para incluí-la, evitando um novo processo. 

3- Monitoramento dos resultados

É monitorando os resultados que você conseguirá saber se sua estratégia está sendo bem-sucedida ou não. Isso pode acabar mudando tudo na tomada de decisão, uma vez que permite mais agilidade na correção de um erro. Se algo não estiver funcionando como deveria, pode ser mudado a tempo. Já se estiver tendo um bom desempenho, poderá ser replicado para outras áreas do jurídico. 

4- Prevenção

O gerenciamento eficiente dos riscos jurídicos não pode deixar de conter medidas preventivas. Reduzir o estoque de ações e evitar o surgimento de processos novos, contribuirá para melhores resultados do departamento e da operação como um todo. 

Isso pode ser conquistado por meio de métodos alternativos de resolução de conflitos, como a mediação e a negociação. Assim, as empresas tornarão seu departamento jurídico mais estratégico e conseguirão mitigar seus riscos. 

5- Due Diligence

O processo de Due Diligence é uma junção de ferramentas multidisciplinares, que visa mapear os riscos de uma empresa e propor medidas de mitigação. 

Quando o assunto é tornar o departamento jurídico mais estratégico e a mitigação de riscos, a realização da Due Diligence é essencial, pois ela investigará minuciosamente todos os setores, levantará todos os dados disponíveis e gerará um relatório apontando tanto os riscos, quanto as possíveis soluções.

6- Softwares jurídicos

Os softwares jurídicos têm como objetivo tornar a gestão dos departamentos mais eficientes e estratégicos, focando em resultados. 

Ao organizar as atividades diárias e fazer com que os dados sejam utilizados com o objetivo de aumentar os resultados, um software jurídico auxilia na padronização e no controle dos contratos e outros documentos, verificando prazos, vencimentos e valores. 

Além disso, também auxilia na automatização de ações repetitivas, facilitando a divisão de tarefas por meio de um sistema de visualização prático para toda a equipe.

Docket

A Docket é uma Legaltech que torna simples a busca, pré-análise e gestão de documentos e certidões em todo o Brasil. Através de uma plataforma exclusiva, é possível reduzir os custos e o tempo na obtenção dos mesmos em até 80%.

Com essa otimização de tempo oferecida pela Docket, o departamento jurídico tem a possibilidade de manter seu foco em outras prioridades, permitindo, assim, que o time se torne cada vez mais estratégico.

Utilizando sua tecnologia e Inteligência Artificial, a Docket criou a R.E.A. (Real Estate Analysis), que é capaz de ler e pré-analisar certidões de maneira rápida e eficiente. Com ela, um documento pode ser analisado em cerca de 1 minuto e com 93% de acurácia.

Para saber mais da Docket e como tornar o seu departamento jurídico mais estratégico, conheça o Shopping de Documentos!

Visited 295 times, 1 visit(s) today