Transformação Regulatória: como a Docket revolucionou a expansão de uma rede de supermercados

05/02/2024
Leitura em: 4 minutos
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Ao utilizar a plataforma Controle, rede de supermercados regulariza mais de 80% das unidades em pouco tempo. Veja como!

Imagine uma rede de supermercados que, apesar de ser um sucesso, enfrenta desafios nos bastidores que impactam diretamente sua operação.

Antes da implementação da plataforma “Controle” da Docket, a diretoria de expansão e licenciamento de obras dessa rede vivia uma verdadeira dor de cabeça. Demoras na abertura de novas lojas, pendências constantes perante órgãos municipais e uma gestão complexa de terceiros eram apenas algumas das dores enfrentadas.

A gestão manual de 55 tipos de documentos e mais de 500 processos, incluindo alvarás, licenças e certificados, era um verdadeiro desafio. A equipe, responsável por mais de 350 unidades, enfrentava problemas como irregularidades em 76,6% das lojas, perda de prazos, e atuações dos órgãos públicos, especialmente em alvarás sanitários e de funcionamento.

Esses são problemas comuns, que podem ser enfretados por redes de farmácia, postos de combustível ou supermercados. Neste artigo, vamos te contar como chegamos até esse cliente e revolucionamos o processo de expansão. Vamos lá?

Qual era a dor dessa rede de supermercados?

Como falamos brevemente anteriormente, a diretoria dessa rede enfrentava uma série de problemas. Os dois principais eram:

  1. Demora na abertura de novas lojas;
  2. Dificuldade em acompanhar as pendências perante órgãos municipais.

A gestão manual dos 55 tipos de documentos e mais de 500 processos, incluindo alvarás, licenças e certificados, deixava a equipe sobrecarregada.

Além disso, mais de 76,6% das unidades estavam irregulares e a receita era impactada em função da perda de prazos e atuações dos órgãos públicos.

Como solucionamos o problema?

O time de licenciamento e expansão decidiu dar um passo em direção à modernização e eficiência. Depois de contratada, a implementação da plataforma Controle foi rápida. Em menos de três dias, mais de 350 unidades e suas condicionantes foram cadastradas, e a equipe já estava utilizando a plataforma.

A plataforma proporcionou uma gestão centralizada de todas as condicionantes, desde questões ambientais até a manutenção das lojas. Um dashboard em tempo real permitiu acompanhar o status da saúde regulatória das operações, proporcionando uma interpretação ágil e eficiente dos dados.

Qual o resultado atingido até então para essa rede de supermercados?

A transformação foi notável. A quantidade de terceiros envolvidos na emissão e renovação de licenças e alvarás diminuiu. Além disso, o tempo médio para a renovação caiu em 18%. Agora, mais de 80% das lojas estão regulares, um aumento significativo na conformidade.

O time passou a dedicar mais tempo a atividades estratégicas, baseadas em planos de ação sólidos e assertivos, embasados por dados concretos. A comunicação entre as equipes tornou-se fluida, eliminando gargalos e reduzindo o tempo gasto na busca por documentações e responsáveis.

A introdução de QR Codes em cada unidade, atualizados automaticamente na plataforma, simplificou ainda mais o acesso às informações necessárias. Além disso, não houve mais nenhuma atuação de órgãos regulatórios após a implementação.

Os processos de auditorias internas tornaram-se menos desgastantes, pois todos os históricos e pendências foram centralizados na plataforma Docket. A solução não só resolveu as dores existentes, mas também impulsionou a eficiência e a conformidade dessa rede de supermercados.

Se sua empresa enfrenta desafios similares, clique aqui e veja como a Docket pode transformar seu cenário regulatório.

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