Política de Cookies

Written by 13:29 Jurídico • 2 Comments

Certidão de Penhor: quais os tipos emitidos pelo Cartório de Registro de Imóveis?

A Certidão de Penhor é um documento emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis para detectar possíveis pendências sobre o imóvel. Conheça os tipos.

Pessoa assinando documento
A Certidão de Penhor é um documento emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis para detectar possíveis pendências sobre o imóvel | Jurídico | Docket

A Certidão de Penhor é um documento emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos de uma determinada comarca, com o objetivo de relatar sobre todos os registros não cancelados nos quais haja constituição de penhor sobre bens localizados no respectivo município.

Se houver alguma pendência sobre o imóvel, como algum ônus, usufruto, hipoteca, entre outros, a certidão é considerada positiva, o que pode dificultar o andamento do processo. Por outro lado, se o imóvel estiver livre de encargos, a certidão é negativa e significa que o imóvel está livre de qualquer encargo.

A importância da Certidão de Penhor está em auxiliar o andamento de operações como solicitação de linhas de crédito: Imagine uma pessoa física ou jurídica que quer investir em equipamentos, mão de obra ou em seu crescimento, mas não possui os recursos necessários.

Em alguns casos, a penhora pode ser a solução para buscar linhas de crédito, empréstimos e financiamentos.

Desta forma, o penhor de ativos imóveis suscetíveis de alienação é registrado como ato de boa fé, para assegurar ao credor o pagamento da dívida pelo devedor. 

A Certidão de Penhor Imobiliário Rural

A Certidão de Penhor também já foi muito utilizada no segmento do Agronegócio, quando os terrenos eram garantias em troca de recursos e crédito para a compra de maquinário, sementes e insumos da fazenda.

É o caso do penhor sobre Cédula Rural Pignoratícia, quando é necessário declarar a inscrição no registro de imóveis da circunscrição imobiliária.

Por outro lado, com a instituição da Cédula de Produto Rural (CPR), desenvolvida pelo Banco do Brasil S.A., aprovada pelo Congresso Nacional e transformada na Lei nº. 8929 de 22 de agosto de 1.994, pelo Governo Federal, passa a considerar o produto agropecuário do devedor como uma moeda de troca, ou seja, o devedor paga ao credor com parte das safras futuras, designadas por quantidade, qualidade, parcelas etc.

Desta forma, como acontece na modalidade comercial barter. Mas afinal, o que é a modalidade Barter e como funciona? Familiarize-se com o termo e reduza os riscos nas negociações no artigo que falamos sobre o que é a modalidade barter e quais os benefícios.

A venda via Cédula de Produto Rural, antecipa os recursos indispensáveis para que o produtor rural tenha as condições de garantir o sucesso da sua lavoura do plantio à colheita. A sua criação representa um grande avanço em relação às formas tradicionais de obtenção Compreenda os processos que envolvem a Cédula de Produto Rural a partir do Fluxo e Fluxo de Resgate, clicando aqui. 

Impasses na Emissão da Certidão de Penhor

Distintos problemas e dificuldades podem surgir na busca de toda a documentação necessária para emitir uma Certidão de Penhor e atrasar o foco do objetivo desta ação. Muitas instituições continuam com processos manuais e descentralizados, que retardam a agilidade na recuperação de documentos, atrasos no prazo de entrega, perda de recursos financeiros, retrabalho e desperdício do tempo da equipe.

Mas é possível mitigar riscos, obter mais  agilidade na busca da documentação, além de reduzir custos e poupar tempo das operações.  

Conheça as soluções tecnológicas que a Docket oferece para acelerar a esteira de processos:

  • O Shopping de Documentos é capacitado para recuperar mais de 200 tipos de documentos em todo o território nacional. 
  • Dashboard personalizado e geração de relatórios completos aportam mais controle no fluxo de documentos, com clareza na visibilidade de informações;
  • R.E.A. (Real Estate Analysis): é o Software de Inteligência Artificial desenvolvido pela Docket para realizar a pré-análise de documentos em apenas um minuto, de forma segura e eficiente. 
  • Armazenamento online de documentos e certidões: você pode criar conjuntos de documentos para cada titular, pessoa física ou jurídica. Os documentos e certidões solicitados ficam centralizados em uma plataforma única, otimizando a organização, o gerenciamento e o controle. Além disso, os documentos armazenados em nossa plataforma estarão disponíveis para consulta e download sempre que você precisar.
  • Alerta de pendências: caso haja alguma informação incorreta ou faltante, o sistema emite um alerta para avisar. As correções podem ser realizadas diretamente na plataforma de forma simples. 

Sobre a Docket

A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.

Shopping de Documentos, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 80%.

Já  a ferramenta de Alvarás e Licenças, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.

Por fim, a R.E.A  (Real Estate Analysis) faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.

Visited 350 times, 10 visit(s) today