Política de Cookies

Written by 16:53 Bancos, Documentos, Gestão, Jurídico, Operações

Como agilizar o home equity com a tecnologia

O home equity é uma categoria de empréstimos cada vez mais utilizada no setor de créditos, mas que sofre inúmeras ameaças. Conheça as soluções tecnológicas capazes de agilizar esta operação.

TL;DR Já ouviu falar no Home Equity? O empréstimo com garantia de imóvel é uma das modalidades mais baratas do mercado. Entenda, neste conteúdo, o que é essa operação e como a tecnologia ajuda em sua otimização.

O que é o home equity?

O home equity é uma categoria de empréstimos na qual a garantia do crédito é o imóvel já quitado. Ou seja, o home equity é a abertura de uma linha de crédito com garantia imobiliária, também conhecida como CGI.

As operações de home equity podem ser realizadas por pessoas físicas ou jurídicas. Ao solicitar o crédito, é feita uma alienação fiduciária, na qual a propriedade é transferida para o nome do banco ou da instituição financeira responsável por realizar o empréstimo até que o valor total do empréstimo seja pago.

Desta forma, os riscos para o credor são menores do que em outros tipos de empréstimos, o que possibilita também a redução das taxas de juros. Esta modalidade de empréstimo é muito comum na Europa e nos Estados Unidos e, atualmente, se populariza cada vez mais no Brasil.

Essa opção passa a ser preferida, pois o beneficiário coloca seu bem como garantia e tem segurança de ter a menor taca de juros, além de conseguir valores mais altos no financiamento. A opção pode ser utilizada para compra ou reforma de imóveis, abrir o próprio negócio, conseguir capital de giro para empresa ou quitar as dívidas.

O Banco Central aponta a tendência ao estímulo das operações de crédito com garantia imobiliária, mas para que isso aconteça de fato, é preciso uma modernização do sistema financeiro, junto com a transformação digital das entidades.

Desafios das instituições financeiras sobre o home equity

Em entrevista realizada para a Revista ABECI – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, diz que a inadimplência corresponde à maior parcela do spread bancário, o equivalente a 37% do total: “Para atacar esse componente do custo, temos enfrentado suas causas ex-ante, por exemplo, por meio da melhoria dos registros de garantias, e em suas causas ex-post, buscando facilitar a recuperação de crédito” – afirma.

Assim, muitas vezes, os altos índices das taxas correspondem à grande demanda de trabalho realizada no decorrer da busca e pesquisa sobre os bens que irão compor a operação de crédito com garantia imobiliária:

  • Demora na obtenção de documentos por parte do cliente;
  • Dificuldades na busca e pesquisa de bens;
  • Perda de prazos por atrasos que exigem a reabertura de todo o processo;
  • Falhas nas análises documentais podem expor a instituição aos riscos de fraudes;
  • Trabalho moroso e horas sem valor agregado na busca e análise de documentos.

Voltando à entrevista de Campos Neto para a Revista ABECI, o presidente do Banco Central reconhece a importância da tecnologia para o crescimento do mercado financeiro de maneira inclusiva, bem como para a segurança jurídica.

Soluções tecnológicas capazes de agilizar o home equity

Frente a este cenário, a transformação digital é um fator primordial para otimizar e trazer mais segurança às operações de home equity de qualquer instituição.

Neste caso, vale apresentar as soluções tecnológicas da Docket que trazem mais celeridade aos processos documentais.

  1. Pesquisa de Bens: A plataforma da Pesquisa de Bens da Docket é capaz de realizar a busca de bens imóveis por CPFs e CNPJs em todo o território nacional.
  2. R.E.A. (Real Estate Analysis): A R.E.A. é o software de inteligência artificial desenvolvido pelo próprio time da Docket, capaz de realizar a pré-análise de documentos em menos de um minuto, com quase 100% de acurácia.

A infraestrutura para a transformação digital realizada pela Docket é capaz de aportar inúmeros benefícios e, até mesmo, aprimorar o modelo de negócios das organizações.

Não só os processos documentais são agilizados, mas toda a esteira de rentabilidade se acelera com a adoção de soluções tecnológicas:

  • É possível conquistar mais celeridade nos processos burocráticos;
  • Segurança de dados;
  • Mitigação de riscos;
  • Redução de custos;
  • Melhora do lead time dos processos;
  • Mais produtividade para toda a equipe.

Quer experimentar as vantagens que grandes players do setor financeiro já estão desfrutando?



Visited 2 times, 1 visit(s) today