Como agilizar o home equity com a tecnologia

22/02/2021
Leitura em: 4 minutos

O home equity é uma categoria de empréstimos na qual a garantia do crédito é o imóvel já quitado. Ou seja, o home equity é a abertura de uma linha de crédito com garantia imobiliária, também conhecida como CGI.

As operações de home equity podem ser realizadas por pessoas físicas ou jurídicas. Ao solicitar o crédito, é feita uma alienação fiduciária, na qual a propriedade é transferida para o nome do banco ou da instituição financeira responsável por realizar o empréstimo até que o valor total do empréstimo seja pago.

Desta forma, os riscos para o credor são menores do que em outros tipos de empréstimos, o que possibilita também a redução das taxas de juros.

Esta modalidade de empréstimo é muito comum na Europa e nos Estados Unidos e, atualmente, se populariza cada vez mais no Brasil.

O Banco Central aponta a tendência ao estímulo das operações de crédito com garantia imobiliária, mas para que isso aconteça de fato, é preciso uma modernização do sistema financeiro, junto com a transformação digital das entidades.

Desafios das instituições financeiras sobre o home equity

Em entrevista realizada para a Revista ABECI – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança – Roberto Campos Neto, presidente do banco central, diz que a inadimplência corresponde à maior parcela do spread bancário, o equivalente a 37% do total: “Para atacar esse componente do custo, temos enfrentado suas causas ex-ante, por exemplo, por meio da melhoria dos registros de garantias, e em suas causas ex-post, buscando facilitar a recuperação de crédito” – afirma.

Muitas vezes, os altos índices das taxas correspondem à grande demanda de trabalho realizada no decorrer da busca e pesquisa sobre os bens que irão compor a operação de crédito com garantia imobiliária:

  • Demora na obtenção de documentos por parte do cliente;
  • Dificuldades na busca e pesquisa de bens;
  • Perda de prazos por atrasos que exigem a reabertura de todo o processo;
  • Falhas nas análises documentais podem expor a instituição aos riscos de fraudes;
  • Trabalho moroso e horas sem valor agregado na busca e análise de documentos.

Voltando à entrevista de Campos Neto para a Revista ABECI, o presidente do Banco Central reconhece a importância da tecnologia para o crescimento do mercado financeiro de maneira inclusiva, bem como para a segurança jurídica.

Soluções tecnológicas capazes de agilizar o home equity

Frente a este cenário, a transformação digital é um fator primordial para otimizar e trazer mais segurança às operações de home equity de qualquer instituição.

Neste caso, vale apresentar as soluções tecnológicas da Docket que trazem mais celeridade aos processos documentais.

  1. Pesquisa de Bens: A plataforma da Pesquisa de Bens da Docket é capaz de realizar a busca de bens imóveis por CPFs e CNPJs em todo o território nacional.
  2. R.E.A. (Real Estate Analysis): A R.E.A. é o software de inteligência artificial desenvolvido pelo próprio time da Docket, capaz de realizar a pré-análise de documentos em menos de um minuto, com quase 100% de acurácia.

A infraestrutura para a transformação digital realizada pela Docket é capaz de aportar inúmeros benefícios e, até mesmo, aprimorar o modelo de negócios das organizações.

Não só os processos documentais são agilizados, mas toda a esteira de rentabilidade se acelera com a adoção de soluções tecnológicas:

  • É possível conquistar mais celeridade nos processos burocráticos;
  • Segurança de dados;
  • Mitigação de riscos;
  • Redução de custos;
  • Melhora do lead time dos processos;
  • Mais produtividade para toda a equipe.

Quer experimentar as vantagens que grandes players do setor financeiro já estão desfrutando?



Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Recuperação Judicial Empresarial: o que é e passo a passo para fazer!


A recuperação judicial é a última alternativa para empresas que estão passando por uma crise econômica. Ela dá ao devedor a oportunidade de apresentar um plano de reabilitação sem ser necessário abandonar as operações ou requerer falência.

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!