Como facilitar a esteira de Crédito Rural em apenas sete passos

02/06/2021
Leitura em: 5 minutos

O agronegócio pode ser considerado a locomotiva da economia no Brasil e caminha rumo à posição de principal player mundial do setor, como apontou em sua carta aberta a Ministra Tereza Cristina do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

No entanto, todo esse potencial competitivo é prejudicado por grandes desafios pelo caminho, como os entraves existentes na esteira de crédito rural. O produtor rural não tem como abrir mão do seu capital de giro para investir na sua produção. Por isso, é fundamental que o acesso à linha de crédito para o produtor rural seja simplificado para a continuidade dos negócios e, consequentemente, o crescimento do agronegócio no Brasil. 

Para se ter uma ideia, o impacto da burocracia no agronegócio brasileiro é tão grande que, segundo um estudo recente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cerca de 40% dos produtores rurais nunca acessaram o crédito rural. 

Pesquisa desafios do Agro em 2021

Do outro lado dessa moeda, estão as concessoras de crédito, que também passam por várias dificuldades para realizar as operações, tais como a obtenção de documentos dos clientes finais, a morosidade nas análises, riscos de erros e a comunicação descentralizada. 

Entenda melhor quais são os principais desafios para o crédito no agronegócio no fluxograma abaixo:

O fluxo de formalização do crédito rural atualmente é como uma estrada repleta de obstáculos.

Sete funcionalidades para agilizar a esteira operacional do crédito rural

Veja como transformar a sua jornada de formalização.

1- R.E.A. 

Desenvolvida pelo laboratório de inteligência artificial da Docket, a R.E.A é capaz de realizar a pré-análise de dezenas de páginas de matrículas de imóveis em segundos, identificando se há algum tipo de impeditivo no documento, como alienações fiduciárias e hipotecas, com mais de 93% de precisão. É essencial para mitigar riscos e evitar fraudes. 

2- Alerta de pendências 

Essa funcionalidade ajuda a manter as solicitações em andamento, identificando se existe algum impedimento e qual é. Caso alguma informação esteja incorreta ou faltando, o sistema emite um alerta automaticamente, possibilitando que as devidas correções sejam feitas diretamente na plataforma. 

3- Recorrência

Alguns documentos têm data de validade e precisam ser renovados com uma certa frequência, como é o caso da CND (Certidão Negativa de Débito), que costuma valer por até 180 dias. Com essa funcionalidade, é possível programar a emissão de documentos recorrentes de acordo com a periodicidade necessária, para que sejam enviados automaticamente ao sistema. 

4- Status do documento 

É possível verificar, por meio dessa funcionalidade, se um documento tem seu resultado Positivo ou Negativo. A tela de pedidos exibe automaticamente o status do documento, garantindo mais agilidade para as análises. 

5- Kits

No agronegócio, assim como em diversos segmentos, o volume de documentos é muito grande. Os kits ajudam na organização dos documentos, além de garantir a segurança das informações, redução de erros e a economia de infraestrutura.

6- Grupos 

É uma função muito útil para determinar critérios de privacidade e permissionamento, ou seja, você pode configurar os grupos de usuários e a quais informações terão acesso. Dessa forma, é possível garantir a segurança das informações e o gerenciamento de custos, que podem ser discriminados por departamentos de uma unidade, ou mesmo por diferentes filiais da empresa. 

7- Centro de Custo 

Ter uma visão 360º das finanças é muito importante para o agronegócio. Essa funcionalidade garante um controle total na alocação de recursos e a divisão de faturamento por áreas. Dessa forma, é possível criar um fluxo de aprovação de pedidos para que as gerências tenham um melhor controle do seu orçamento. 

A Docket no cenário do agronegócio

Acompanhando as necessidades do setor que mais cresce no país, a Docket realiza o primeiro evento de tecnologia para desburocratizar toda a esteira operacional do crédito rural, de ponta a ponta.

Agro Docket banner

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!