Monitoramento de CNDs: Certidões Negativas de Débito Necessárias para o Imóvel Rural

23/07/2020
Leitura em: 5 minutos
Monitoramento de CNDs: Certidões Negativas de Débito Necessárias para o Imóvel Rural

Quando o assunto é o agronegócio brasileiro, as expectativas de sucesso podem ser consideradas exponenciais. A grande diversidade de culturas, terras agricultáveis, tecnologias, clima e mão de obra valorizam cada vez mais as commodities dos produtos rurais do país.

Por isso, o investimento em imóveis rurais tornou-se um negócio lucrativo não só para o produtor agrícola, mas também para investidores (brasileiros ou estrangeiros) atraídos pela oportunidade de lucrar com a valorização das terras.

Por outro lado, antes de começar a investir, é necessário observar uma série de requisitos fundamentais na hora de adquirir um imóvel rural, como comprovar se a situação atual da propriedade está regular.

Neste caso, inicia-se uma investigação e monitoramento sobre o bem por meio da solicitação de uma certidão negativa de débitos (CND) do imóvel rural. Este documento comprova a inexistência de pendências para esse imóvel rural, relativas a créditos tributários administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a inscrições em Dívida Ativa da União (DAU) junto à Procuradoria-Geral da Fazenda nacional (PGFN).

É importante entender o que é a CND do imóvel antes de dar sequência ao contrato de compra e venda, pois isso assegura uma negociação justa e transparente. A exigência da CND no registro de imóveis é um ato público, formal e solene, que comprova que um imóvel não possui ressalvas ou pendências que possam impedir sua venda ou utilização como garantia em um contrato.

Desta forma, a parte interessada no imóvel evita possíveis riscos que possam anular a transação e trazer prejuízos, como a perda do valor investido, graças ao diagnóstico da CND e averbação de imóveis.

Entraves burocráticos enfraquecem o agronegócio

Problemas frequentemente enfrentados pelo produtor rural trazem grandes perdas monetárias para todo o Brasil. As legislações atuais são redigidas a distância, por pessoas que não vivenciam a realidade do setor.

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o agro perde cerca de 162 bilhões de reais por ano devido às exigências burocráticas.

A dificuldade ao acesso de crédito rural trava o capital de giro e impossibilita o investimento em adubo, fertilizantes, vacinas, maquinário, manutenção, entre outras questões que prejudicam o produtor:

  • Morosidade na obtenção de documentos;
  • Desperdício de tempo e recursos na busca de documentos em cartórios e órgãos expedidores;
  • Imprevisibilidade orçamentária por causa de diferentes preços cobrados pelos cartórios para emitir um documento;
  • Erros constantes causados pela desinformação e falta de padronização.

Para especialistas no assunto, o investimento em tecnologia pode desburocratizar o agro, aumentar a competitividade no setor e, principalmente, contribuir com o fortalecimento econômico do Brasil.

Com uma tecnologia exclusiva, a Docket trouxe soluções para estes entraves burocráticos e aceleração nos processos de liberação de crédito agrícola.

Como a Docket acelera os processos de liberação de crédito?

Simplificamos as operações fundamentais para o agronegócio, como Barter, LCA, LCI, CRA, CRI, Arrendamento e Originação porque otimizamos todos os procedimentos de busca, gestão e pré-análise de documentos em todo o Brasil, por meio de uma plataforma única que possibilita a organização e o acompanhamento de toda a esteira de processos.

  • Nosso Hub é capaz de trabalhar com solicitação e recebimento de mais de 200 tipos de documentos e certidões.
  • Buscas de bens imóveis de CPFs e CNPJs em todo o território nacional em diversos órgãos.
  • Insights, nosso software de Inteligência Artificial que interpreta e analisa as matrículas de imóveis de maneira rápida e segura.
  • Segunda análise realizada pelo nosso time de advogados, capaz de garantir 100% de acuracidade no monitoramento de matrículas e CNDs.
  • Equipe de Sucesso do Cliente realiza treinamentos sobre como usar a plataforma e está disponível para atender a todas as suas dúvidas, como um guia para alcançar a sua meta!

Precisa dessa documentação? Conheça nossa plataforma, veja nossos serviços e entre em contato!

Deixe um comentário:

  1. CLAUDIA disse:

    Você atendem so pessoa jurídica ou física também?At.T Claudia

    1. Docket Brasil disse:

      Olá Claudia, no momento só atendemos empresas.
      Um abraço.

    2. Docket Brasil disse:

      Olá, Cláudia, espero que esteja tudo bem com você. No momento atendemos apenas pj. Estamos à disposição!

  2. MANOEL SANTOS disse:

    MUITO LEGAL GOSTEI

    1. Docket Brasil disse:

      Oi, Manoel. Espero que esteja tudo bem com você!
      Que bom que gostou do nosso conteúdo! Ficamos felizes em saber e agradecemos seu feedback. Continue acessando nosso blog, pois temos posts novos toda semana.
      Abraços

Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!