Política de Cookies

Written by 16:54 Agronegócio

Como gerenciar o período de entressafra?

Como gerenciar o período de entressafra?
Como gerenciar o período de entressafra?

A entressafra se inicia após a colheita e perdura enquanto o solo descansa, até que as condições climáticas estejam favoráveis para um novo cultivo. É importante mencionar que cada tipo de cultura possui um ciclo e, por isso, o período de entressafra muda.

Esse período, apesar de não ser efetivamente produtivo, é preciso ser conhecido pelo produtor rural e este deve saber como aproveitá-lo para fazer o balanço da última colheita e garantir a qualidade e o preparo da próxima produção.

Finanças

Organizar as finanças, realizar o balanço da última safra e planejar o fluxo de caixa. O período entressafra é o melhor para se fazer essas atividades, já que é, em teoria, um momento mais tranquilo, que pode ser utilizado para a realização de uma análise e para uma estratégia mais preditiva.

O primeiro passo é registrar todos os gastos e investimentos realizados. Depois, compare o valor com o que foi recebido pela venda dos produtos. Se a diferença for positiva, a safra rendeu lucros para a fazenda, o que é importante para a saúde financeira da propriedade.

Organize e elabore um fluxo de caixa que contribua para o melhor funcionamento não apenas da próxima safra, mas também de toda a fazenda. Dessa maneira, é possível preparar o cultivo seguinte com um orçamento melhor planejado, usando ou não, a Cédula de Produto Rural (CPR).

Estoque

Ainda pensando de maneira preditiva, o controle do estoque é essencial para garantir que a próxima safra não tenha imprevistos. Nesse momento, é possível avaliar sementes, fertilizantes, peças de reposição, maquinários, defensivos agrícolas e todos os outros elementos importantes para a produção.

A organização e a manutenção do estoque está diretamente ligada à vida financeira da propriedade, pois é possível realizar um fluxo de entrada e de saída de insumos. Além disso, registre informações, como valor pago, quantidade disponível, quanto foi utilizado e quanto será utilizado, que ajudam no planejamento estratégico da próxima safra.

Gestão da fazenda

A ideia é fazer testes em todos os maquinários utilizados durante o período de safra. É preciso considerar a manutenção de todos os equipamentos, para que nenhum deles acabe apresentando falhas que poderiam ser previstas.

Vale reforçar que a gestão da fazenda está relacionada com os dois itens anteriores. Por isso, é essencial envolver o planejamento e a organização de cada detalhe do período de entressafra.

Novos negócios

Como o período de entressafra não apresenta uma produtividade efetiva, esse é o momento perfeito de aprender e de se desenvolver. Absorver mais conhecimento e encontrar informações que agreguem no dia a dia do campo pode ajudar ainda mais na lucratividade.

Inclusive, é possível entender mais como funcionam as culturas de inverno, fazendo com que novas oportunidades sejam descobertas, e até novos negócios sejam fechados.

Gostou do artigo? Então conheça nossa plataforma e assine nossa newsletter!

Visited 123 times, 1 visit(s) today