Cooperativismo de crédito: veja o crescimento acelerado do setor

18/11/2021
Leitura em: 6 minutos
Saiba como a Lei 14.227/2021 influenciou positivamente no setor.

TL;DR: O cooperativismo de crédito tem respondido muito bem a crise econômica dos últimos anos, por isso é uma das modalidades que mais cresce do Sistema Financeiro Nacional. 

Como exemplo, podemos mencionar o crescimento na cessão de crédito rural, que saltou de 9,5% em 2016 para 20,3% em 2020. As pequenas empresas também já estão buscando mais os sistemas cooperativos, pois conseguem sucesso com mais facilidade. 

Continue a leitura e conheça mais sobre as cooperativas de crédito e as previsões para os próximos anos!

O que é cooperativa de crédito?

A cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por pessoas que prestam serviços financeiros exclusivamente aos associados. Esses, que também são chamados de cooperados, são tanto donos quanto usuários dessa associação, participando da gestão e usando de seus produtos e serviços. 

Especificamente no cooperativismo de crédito os principais serviços oferecidos são aqueles disponíveis também nos bancos, como conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Todas as operações são supervisionadas pelo Banco Central.

É importante ressaltar que o cooperativismo não visa lucro, todos os associados têm poder de voto igualitário, os direitos e deveres são iguais e a adesão é livre e voluntária. Somente os cooperados podem usar os serviços disponíveis na cooperativa. 

Com as cooperativas, é possível ter um atendimento personalizado para as necessidades dos associados. O sucesso desse tipo de instituição financeira é chamado de sobra e é dividido entre os cooperados proporcionalmente às operações que cada um tem. Dessa forma, o rendimento volta para a associação. 

Política Nacional de Cooperativismo de crédito

A Política Nacional de Cooperativismo é descrita pela Lei nº 5.764/1971 que instituiu o regime jurídico das sociedades cooperativas, suas características, os princípios e os tipos de cooperativas de crédito:

  1. ​Singulares: são formadas por pelo menos vinte pessoas, sendo permitida a admissão de pessoas jurídicas que tenham por objeto atividades econômicas correlatas às de pessoa física, ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos.
  2. Centrais ou federações de cooperativas: são as constituídas de, no mínimo, três cooperativas singulares filiadas.
  3. Confederações de cooperativas centrais: são compostas por três ou mais cooperativas centrais ou federações, da mesma ou de diferentes modalidades.

O impacto do repasse de 10% dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO) em 2021

Recentemente, no dia 21 de outubro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.227/2021 que alterou as regras dos fundos constitucionais e garantiu um repasse de 10% do FNO para as cooperativas de crédito brasileiras. 

O presidente da Frencoop, deputado Evair de Melo (PP-ES), que estava responsável pela articulação da proposta como vice-líder do governo, destacou em fala para o Portal Cooperativismo Financeiro que as cooperativas de crédito têm tido atuação relevante na atual conjuntura. Segundo ele, “durante o período da pandemia, mais uma vez, elas [as cooperativas de crédito] tiveram papel fundamental na inclusão financeira de milhões de brasileiros, em especial, os produtores rurais, os micro e pequenos empreendedores. Essa lei reforça o reconhecimento do poder público ao cooperativismo de crédito como instrumento de geração de renda e oportunidades, tendo em vista o seu papel de desenvolvimento local nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”.

O Banco Central acredita no crescimento do cooperativismo de crédito

Segundo o Banco Central, o cooperativismo de crédito cresceu no Brasil nos últimos anos mais do que o restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), como aponta o estudo do Relatório de Economia Bancária do Banco Central. Entre 2016 e 2020, esse setor que representava 2,74% do SFN saltou para 5,1%, passando de R$95 bilhões para R$228,7 bilhões.

Em dezembro de 2020, o crédito rural foi campeão de solicitações em cooperativas para pessoas físicas, representando um total de 36,9% das concessões. Em seguida, vem o empréstimo pessoal consignado ou não com 30,3% de participação. 

Ainda de acordo com o relatório do Banco Central, um dos fatores apontados como responsável pelo tamanho crescimento das cooperativas de crédito é a conexão com o agronegócio. Esse setor representa um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do país, apesar da crise econômica. Em números, essa modalidade de crédito correspondeu a 20,26% de todo o financiamento rural do SFN em 2020, número que era 9,5% em 2016.

Case de Sucesso: como o Sicredi ganhou mais celeridade com a transformação digital

O Sicredi é um sistema de cooperativas de crédito brasileira, representada com mais de 2000 agências distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal. É a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil.

A parceria entre a Docket e o Sicredi trouxe infraestrutura para a transformação digital de todas as operações de contemplação de imóveis do Sicredi, de ponta a ponta. Dessa maneira, foi possível agregar valor ao modelo de negócios da cooperativa de crédito e otimizar a experiência do cliente final, que já não precisa mais se preocupar com a dependência de documentação para o sucesso da operação.

Assista o vídeo e saiba mais sobre essa parceria de sucesso!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!