Fusões e aquisições: sua empresa está pronta?

03/09/2020
Leitura em: 4 minutos
Categorias:
Venda, fusão ou investimento

Mergers and Acquisitions (M&A) ou fusões e aquisições são transações nas quais a propriedade de empresas, outras organizações empresariais ou suas unidades operacionais são transferidas ou consolidadas com outras entidades.

Muitos empreendedores caem no erro de pensar que M&A é algo apenas para grandes empresas, cujas transações em geral envolvem centenas de milhões de dólares. Ou que esse tipo de transação funciona apenas para grandes empresas que querem comprar empresas menores. Mas esta possibilidade não se restringe somente a esses cenários.

Realidade de uma série de empresas e startups, o M&A (Fusões e Aquisições) é mais comum do que parece, e tem crescido bastante nos últimos 10 anos. Inclusive, alguns negócios já têm sido criados com o objetivo de venda futura.

Portanto, vender participações da companhia não é só uma operação econômica, é também uma questão estratégica e de planejamento. Entender o momento e os objetivos da empresa, além de mapear os próximos passos, são ações necessárias para iniciar ou não uma abertura para o mercado.

Nesse cenário, os investimentos são um ótimo caminho para crescer rapidamente. Mas a sua empresa está pronta para esse processo?

Due diligence de risco para fusões e aquisições

Processo obrigatório na venda, fusões e aquisições ou investimento, a due diligence de risco é o processo de busca de informações e garantias jurídicas da empresa. Essa operação é fundamental para identificar a situação legal, fiscal e financeira da empresa antes do recebimento do investimento ou a venda/fusão.

Assim, os documentos do negócio, sejam eles cartorários, forenses ou mesmo atas de reunião, são essenciais para verificar a autenticidade de todas as informações que serão analisadas na due diligence de risco.

Os pontos principais para a análise são:

Análise fiscal-contábil

Conhecer os passivos e a situação dos impostos, tanto os atuais quanto os futuros, é essencial para identificar se a empresa está de acordo com as questões tributárias e jurídicas.

Análise financeira

Um dos principais aspectos na venda, fusão ou investimento, a due diligence de risco também analisa os dados financeiros e desempenho em geral do negócio. Para entender tais pontos, é importante conhecer os ganhos, bens, passivo, dívidas, administração e plano de negócio.

Análise legal

Analisar as questões legais de todo o negócio, inclusive dos recursos humanos, é um passo imprescindível antes de dar sequência em uma operação dessa importância. Estrutura legal, contratos, processos e outros pontos são acompanhados nessa etapa da due diligence de risco.

Docket auxiliando a due diligence

A Docket é uma legaltech que desenvolveu uma tecnologia que torna simples a busca, gestão e pré-análise de documentos. Dessa maneira, reduzindo custos e o tempo na obtenção dos documentos em até 80%.

Essa velocidade e assertividade na obtenção de documentos é fundamental para uma due diligence mais completa e rápida, facilitando a operação de venda, fusão ou investimento.

Para conhecer mais sobre a solução da Docket e sobre nossos serviços, conheça nossa plataforma e entre em contato conosco!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Como otimizar operações de M&A


M&A é a sigla para o termo Mergers and Acquisitions, do inglês, Fusões e Aquisições, um processo que consiste na negociação entre empresas ou cotistas com o objetivo de transferir parcelas sociais de determinada organização para o investidor em questão. No Brasil, temos grandes exemplos de operações de fusões e aquisições, dos quais podemos destacar: […]

Fusões e aquisições: sua empresa está pronta?


Sua empresa está pronta para fusões e aquisições? Como fazer uma due diligence de risco? Entenda melhor a operação e como a Docket auxilia o processo.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!