Política de Cookies

Written by 13:59 Jurídico

Gestão jurídica: Planejamento estratégico

Gestão jurídica: Planejamento estratégico
Gestão Jurídica: Planejamento Estratégico

Um dos principais desafios da gestão jurídica é participar ativamente das ações estratégicas do negócio e contribuir de maneira mais clara e direta para os avanços de resultado da companhia. Por isso, estabelecer um planejamento estratégico jurídico é fundamental.

O planejamento estratégico já é muito aproveitado em diversas áreas organizacionais desde o marketing até o financeiro. Quer saber como implementar o planejamento estratégico na gestão jurídica? Acompanhe este post!

Implementando o planejamento estratégico no departamento jurídico

A estratégia jurídica é o primeiro passo da estruturação do planejamento. Sua finalidade é ajudar a definir quais serão os objetivos traçados para o departamento jurídico e quais serão os principais caminhos para alcançá-los. Não esqueça que os objetivos devem estar alinhados com os objetivos da companhia e a forma de chegar lá deve ser compartilhada com a equipe.

Para isso, a organização, coordenação e o incentivo às pessoas é fundamental! Implementar uma mudança desse nível pode assustar o departamento e reforçar que a importância da gestão jurídica e do planejamento estratégico pode significar alcançar ou não os resultados das ações.

Desenvolva as pessoas

A equipe é a parte mais importante do planejamento estratégico jurídico. Ações bem mapeadas e definidas não são suficientes, se a operação não estiver engajada e implementada conforme o estabelecido no planejamento.

Portanto, a gestão jurídica precisa impulsionar e dar ferramentas para que o departamento siga as estratégias e alcance os resultados.

Acompanhe e mensure resultados

Definidos os objetivos, os passos para alcançá-los e tendo uma equipe engajada, é preciso acompanhar e mensurar os resultados!

Mensurar de maneira recorrente os avanços do departamento possibilitará ao gestor fazer as alterações, cobranças e modificações necessárias para alcançar os objetivos do setor. Por isso é importante acompanhar, sempre com foco no objetivo final, para garantir os resultados.

Lawtechs

Não é mais novidade que as lawtechs, estão revolucionando o mercado jurídico de forma bastante acelerada. Essas startups, que associam advocacia com tecnologia, criam soluções para melhorias do setor, trazendo agilidade e praticidade à rotina dos profissionais e departamentos jurídicos.

Como exemplo de lawtech, a Docket, que torna simples a busca, gestão e pré-análise de documentos cartorários e forenses em todo o Brasil, reduz custos e tempo na obtenção dos documentos em até 80%.

Fundada em 2016, a plataforma da Docket conta com a tecnologia para possibilitar maior produtividade, praticidade, organização e ganho de tempo nas principais operações que envolvem documentos.

Gostou desse artigo? Então assine nossa newsletter e conheça nossa plataforma e veja no que podemos te ajudar!

Visited 22 times, 1 visit(s) today