Gestão jurídica: Planejamento estratégico

15/09/2020
Leitura em: 3 minutos
Categorias:
Gestão Jurídica: Planejamento Estratégico

Um dos principais desafios da gestão jurídica é participar ativamente das ações estratégicas do negócio e contribuir de maneira mais clara e direta para os avanços de resultado da companhia. Por isso, estabelecer um planejamento estratégico jurídico é fundamental.

O planejamento estratégico já é muito aproveitado em diversas áreas organizacionais desde o marketing até o financeiro. Quer saber como implementar o planejamento estratégico na gestão jurídica? Acompanhe este post!

Implementando o planejamento estratégico no departamento jurídico

A estratégia jurídica é o primeiro passo da estruturação do planejamento. Sua finalidade é ajudar a definir quais serão os objetivos traçados para o departamento jurídico e quais serão os principais caminhos para alcançá-los. Não esqueça que os objetivos devem estar alinhados com os objetivos da companhia e a forma de chegar lá deve ser compartilhada com a equipe.

Para isso, a organização, coordenação e o incentivo às pessoas é fundamental! Implementar uma mudança desse nível pode assustar o departamento e reforçar que a importância da gestão jurídica e do planejamento estratégico pode significar alcançar ou não os resultados das ações.

Desenvolva as pessoas

A equipe é a parte mais importante do planejamento estratégico jurídico. Ações bem mapeadas e definidas não são suficientes, se a operação não estiver engajada e implementada conforme o estabelecido no planejamento.

Portanto, a gestão jurídica precisa impulsionar e dar ferramentas para que o departamento siga as estratégias e alcance os resultados.

Acompanhe e mensure resultados

Definidos os objetivos, os passos para alcançá-los e tendo uma equipe engajada, é preciso acompanhar e mensurar os resultados!

Mensurar de maneira recorrente os avanços do departamento possibilitará ao gestor fazer as alterações, cobranças e modificações necessárias para alcançar os objetivos do setor. Por isso é importante acompanhar, sempre com foco no objetivo final, para garantir os resultados.

Lawtechs

Não é mais novidade que as lawtechs, estão revolucionando o mercado jurídico de forma bastante acelerada. Essas startups, que associam advocacia com tecnologia, criam soluções para melhorias do setor, trazendo agilidade e praticidade à rotina dos profissionais e departamentos jurídicos.

Como exemplo de lawtech, a Docket, que torna simples a busca, gestão e pré-análise de documentos cartorários e forenses em todo o Brasil, reduz custos e tempo na obtenção dos documentos em até 80%.

Fundada em 2016, a plataforma da Docket conta com a tecnologia para possibilitar maior produtividade, praticidade, organização e ganho de tempo nas principais operações que envolvem documentos.

Gostou desse artigo? Então assine nossa newsletter e conheça nossa plataforma e veja no que podemos te ajudar!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Recuperação Judicial Empresarial: o que é e passo a passo para fazer!


A recuperação judicial é a última alternativa para empresas que estão passando por uma crise econômica. Ela dá ao devedor a oportunidade de apresentar um plano de reabilitação sem ser necessário abandonar as operações ou requerer falência.

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!