Hipoteca Vs. Alienação Fiduciária. Qual a diferença?

01/09/2020
Leitura em: 3 minutos
Categorias:
Hipoteca Vs. Alienação Fiduciária

Bens imóveis, muitas vezes, são utilizados como garantia de crédito. Essa garantia acaba representando maior segurança e certeza de retorno ao credor, possibilitando uma disponibilização de crédito em maior volume e uma operação mais controlada. Nesse cenário, duas modalidades se destacam na garantia de um imóvel para disponibilização de crédito: a hipoteca e a alienação fiduciária.

Mas quais são as suas diferenças? E qual é a melhor? Hipoteca ou alienação fiduciária? Confira nesse post!

Qual é a diferença entre a hipoteca e a alienação fiduciária?

A maior diferenciação entre as duas modalidades está na propriedade do imóvel disponibilizado como garantia. No processo de hipoteca, não há transferência de propriedade nem de posse, ou seja, o imóvel continua sendo do devedor que pode aliená-lo ou disponibilizá-lo como garantia de outro dividendo.

A hipoteca apenas gera uma “marcação” no imóvel, uma garantia legal para o credor sobre a propriedade que não é sua.

Já na alienação fiduciária, a propriedade é transferida ao credor até que a dívida seja quitada. A posse direta permanece com o devedor, porém, a propriedade é desmembrada.

Consequentemente, caso o pagamento não se consolide, a execução das duas modalidades é diferente.

Execução de hipoteca e alienação fiduciária

A execução da hipoteca é muito mais complexa, pois exige uma demanda judicial e apuração. Por fim, quando o imóvel está arrematado, é feita uma desocupação, seguindo todos meios legais, o que exige tempo e esforços jurídicos.

Na alienação fiduciária a execução é um pouco mais simples. Como a propriedade já pertence ao credor, o bem pode ser executado por via extrajudicial. Após o leilão público, a reintegração de posse é garantida, o que acelera toda o processo em relação à hipoteca.

Essas são as principais diferenças entre hipoteca e alienação fiduciária. Faça a gestão de seus documentos, certidões e alvarás, realize pesquisa de bens em todo o Brasil e faça pré-analise de documentos em segundos com a Docket!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Recuperação Judicial Empresarial: o que é e passo a passo para fazer!


A recuperação judicial é a última alternativa para empresas que estão passando por uma crise econômica. Ela dá ao devedor a oportunidade de apresentar um plano de reabilitação sem ser necessário abandonar as operações ou requerer falência.

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!