Análise de crédito rápida e certidões para sua empresa

07/08/2020
Leitura em: 7 minutos
Categorias:
Análise de crédito rápida

A análise de crédito é o estudo realizado por bancos, instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais, com o objetivo de avaliar dados e informações econômicas de seus clientes, pessoa física ou jurídica.

Para que serve a análise de crédito

A investigação da análise de risco de crédito bancário acontece quando o cliente solicita uma linha de crédito, como financiamentos, barter, empréstimos ou aumento do limite do cartão. A concessão será liberada de acordo com os resultados, score e pontuações de crédito, e podem variar entre:

  • Limites e valores a serem liberados;
  • Juros;
  • Formas de pagamentos, prazos e parcelas.

Técnicas de análise de crédito

Há duas técnicas de análise de risco de crédito que costumam ser utilizadas com mais frequência:

  1. Técnica Subjetiva: Realizada através da análise de dados capazes de direcionar a tomada de decisão dos gestores, na qual a liberação da concessão de crédito é decidida por julgamento humano;
  2. Técnica Objetiva: Realizada por processos estatísticos, sem interferência do fator humano.

É importante que a instituição responsável pela análise e concessão de crédito tenha metodologias bem estruturadas para estudar todas as informações financeiras necessárias para qualificar os perfis de propensão de pagamento e se a entidade devedora é capaz de cumprir com a proposta determinada, bem como todas as certidões de uma empresa. Afinal, é preciso avaliar uma extensa lista de documentos, que devem ser resgatados em diferentes órgãos expedidores. Um trabalho que demanda muito tempo e organização do time de back office, e que deve contar com as devidas precauções sobre padronização e segurança de dados. 

Documentos e Certidões para análise de crédito

Documentos para Análise de Crédito Pessoa Física:

  • Dados cadastrais: Informações que permitem iniciar uma melhor avaliação sobre o cliente, como CPF, telefone, endereço, estado civil, escolaridade e renda, certidão de regularidade. 
  • Restrições: A instituição financeira averigua o perfil de pagador do solicitante da linha de crédito de forma mais aprofundada. Para isso, investiga certidões negativas e o cadastro positivo para verificar se há alguma dívida em atraso com órgãos de proteção de crédito, também chamados de birôs de crédito, como SPC e SERASA.
  • Renda: A renda é um fator fundamental para garantir a segurança da operação de crédito e do cliente, bem como para pontuar o score de crédito que será traçado no perfil do cliente. Sugere-se que o valor da despesa não ultrapasse os 30% da renda do cliente, para evitar prejudicar a sua renda.

Documentos para Análise de Crédito Pessoa Jurídica:

  • Dados cadastrais: contrato social, CNPJ, nome fantasia, faturamento e valores relacionados com a contabilidade da empresa.
  • Restrições: O gestor financeiro deve verificar se há algum endividamento bancário, assim como obter uma autorização de consulta com a Central de Risco do Banco Central.
  • Receita: Para pessoa jurídica, este diagnóstico é feito através do balanço patrimonial, receita recorrente, lucro líquido, relação dos últimos dois anos de faturamento e extrato bancário dos últimos três meses.
  • Certidões: Justiça Federal, Distribuição de Ações e Débitos Trabalhistas, Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, Certidão Negativa de Débitos estadual, Protestos e Títulos, de Falência e Concordata, Certidão de Ações Cíveis, Certidão Simplificada.

Garantias de pagamento

Em momentos de crise, como o atual, a descapitalização tornou-se um fator recorrente tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Com a pandemia e os decretos de quarentena e lock down, o comércio foi obrigado a fechar suas portas e deixar de vender. Produções de fábricas inteiras tiveram que ser interrompidas. Muitos funcionários demitidos. A saída para muitos é o empréstimo e, nestes casos, bens como imóveis e veículos tornam-se a principal garantia de pagamento. 

Desta forma, a instituição de crédito deve realizar uma gestão e análise de risco de crédito da matrícula do bem em questão para confirmar de que esteja em situação regular, ou seja, uma análise de crédito imobiliário.

Da mesma maneira, a investigação ocorre nas operações barter, quando o agricultor solicita créditos para o fornecedor de seus insumos e paga de acordo com o combinado sobre os resultados da colheita da lavoura.

Nos casos de garantia de bens, são solicitadas as seguintes certidões:

  • Registro do imóvel;
  • Certidão de Ônus;
  • Certidão Negativa de IPTU;
  • Laudo de avaliação;
  • Declaração de Quitação de Débitos Condominiais;
  • Ata da assembleia;
  • Comunicado de Aquisição.

Análise de crédito: Problemas frequentes

Burocracia e inúmeras questões podem prejudicar e atrasar quanto tempo demora uma análise de crédito:

  • Morosidade dos órgãos expedidores: Além da demora na entrega dos documentos, estes órgãos não possuem forma padrão de solicitação e valores, assim, atrapalha o controle de custos e prazos;
  • Processo manual e descentralização: Muitas financeiras ainda utilizam planilhas para verificar as informações, o que pode dificultar a visibilidade de dados, gerar erro humano e desorganizar a comunicação entre setores;
  • Riscos e gastos recorrentes da busca de documentos em cartórios e órgãos distantes;
  • A produtividade do time deixa de estar focada no core business da organização por causa da busca de documentos.

Tecnologia Docket: Uma solução para a análise de documentos e certidões

Com a tecnologia, a Docket faz a pré-análise de crédito e ajuda a otimizar o controle do budget, o tempo e a produtividade do seu time.

  • Nosso shopping de documentos conta com mais de 200 tipos de documentos;
  • Somos capazes de resgatar documentos em todos os cartórios e órgãos expedidores do Brasil;
  • Software de Inteligência Artificial R.E.A. (Real Estate Analysis) pré-analisa matrículas de imóveis de forma rápida, segura e eficiente;
  • Em apenas 1 minuto, o software identifica se há algum tipo de impeditivo no documento;
  • 80% de diminuição no prazo de obtenção de documentos;
  • Redução de 1.000 horas de trabalho do time de gestão de processos;
  • Economia de R$100 milhões em apenas três anos com nossas soluções;
  • Controle total de suas operações.

Empresas que buscam reconhecimento por alta performance tem no uso da tecnologia um fator imprescindível para otimizar sua gestão. Conheça mais sobre os benefícios que a Docket pode aportar para o seu trabalho de análise de crédito.

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Você também pode gostar

As diferenças entre a LCA e o CRA


Tanto a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), quanto o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), como os próprios nomes já indicam, são pertencentes ao setor do agronegócio. Além disso, os dois títulos são isentos de imposto de renda (até esse momento), como um incentivo do próprio governo e classificados como de renda fixa.  Mas você sabia que não […]

5 dicas: Como abrir uma empresa?


Abrir uma empresa, e ter seu próprio negócio, é considerado algo fascinante por muitas pessoas. Entretanto, tirar a ideia do papel pode ser a parte mais complexa de todo o projeto. Ao entrar em qualquer tipo de mercado é preciso entender a fundo todos os obstáculos que deverão ser enfrentados ao longo do caminho. Por […]

Como gerenciar o período de entressafra?


A entressafra se inicia após a colheita e perdura enquanto o solo descansa, até que as condições climáticas estejam favoráveis para um novo cultivo. É importante mencionar que cada tipo de cultura possui um ciclo e, por isso, o período de entressafra muda. Esse período, apesar de não ser efetivamente produtivo, é preciso ser conhecido pelo […]

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!