Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas – Tribunal Regional do Trabalho (1ª Instância)

11/02/2020
Leitura em: 4 minutos
Categorias:
Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas

A Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas elenca os processos trabalhistas físicos e/ou eletrônicos distribuídos em nome de uma pessoa física ou jurídica, em um determinado período. Nessa certidão constará apontamentos como por exemplo: verbas rescisórias, danos morais e pagamento de DSR.

Atualmente a Justiça do Trabalho fornece dois tipos de certidões. O primeiro deles é a certidão de ação trabalhista, que possui a finalidade de verificar se a pessoa ou empresa pesquisada possui ou não ações trabalhistas em andamento. Este documento apenas aponta a quantidade de ações e o número do processo, sem considerar a fase atual da ação localizada em nome do pesquisado.

O segundo tipo de certidão é a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, um documento emitido através da consulta no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas perante o Tribunal Superior do Trabalho. Trata-se de um registro das empresas que se encontram inadimplentes em ações da Justiça do trabalho de todo o país.

Ao contrário da primeira, a certidão negativa é a prova de regularidade trabalhista que aponta a inexistência de débitos em nome do pesquisado e não a quantidade de ações distribuídas em seu nome. Assim, a motivação da consulta é outra: a possível inadimplência do pesquisado.

Para que serve?

Aqueles que pretendem comprar um imóvel geralmente solicitam a Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas  em nome do atual proprietário para saber se o bem está livre e desembaraçado de dívidas. O problema é que tal certidão apenas alcança a jurisdição requerida, ou seja, a comarca pesquisada, sendo evidente risco de o proprietário possuir processos em andamento, em vários locais distintos, o que prejudicaria a transação com o imóvel, onerando demasiadamente a pesquisa, que poderá até se tornar inviável dependendo do caso concreto.

Desde janeiro de 2012, a apresentação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) é obrigatória para a participação em licitações públicas. 

Validade

A Certidão é nacional, válida por 180 dias, e apresenta a situação da pessoa jurídica pesquisada em relação a todos os seus estabelecimentos, agências ou filiais. Ela será negativa quando não houver débitos trabalhistas em nome do pesquisado e durante os primeiros 30 dias da sua inscrição no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas, e será positiva com efeito de negativa quando os débitos estiverem garantidos por penhora ou com a exigibilidade suspensa.

Órgãos Emissores da Certidão de Distribuição de Ações Trabalhistas

Tribunal Superior do Trabalho;

Conselho Superior da Justiça do Trabalho;

Tribunais Regionais do Trabalho.

Solicite mais de 200 tipos de documentos e certidões, realize pesquisa de bens em órgãos de todo o Brasil e faça a pré-análse de matrículas de imóveis em segundos com a Docket.



Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Você também pode gostar

Análise de crédito rápida e certidões para sua empresa


  • 07/08/2020
  • Bancos
  • Leitura em: 7 minutos

A análise de crédito é o estudo realizado por bancos, instituições financeiras ou estabelecimentos comerciais, com o objetivo de avaliar dados e informações econômicas de seus clientes, pessoa física ou jurídica. Para que serve a análise de crédito A investigação da análise de risco de crédito bancário acontece quando o cliente solicita uma linha de […]

Imóvel financiado já pode ser usado como garantia de novo crédito


  • 05/08/2020
  • Bancos
  • Leitura em: 4 minutos

O Banco Central regulamentou medida provisória que permite que um imóvel financiado possa ser usado como garantia de um novo empréstimo com o mesmo banco do financiamento inicial. A resolução faz parte de uma linha de crédito emergencial criada na semana passada por meio da medida provisória (MP) 992, que reúne novos mecanismos para combater […]

Lei do Agro amplia o crédito para o agronegócio


Dentre as principais medidas da Lei do Agro está a continuidade do patrimônio de afetação, que permite ao produtor rural fracionar a terra para dar como garantia de empréstimos bancários, e não ser obrigado a usar a propriedade inteira como garantia. Sancionada pelo Governo Federal no dia 07 de abril, a Lei 13.986/2020, proveniente da […]

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!