Written by 17:34 Gestão

Superando o desafio do controle patrimonial para Enterprises

Conhecer os ativos, entender a regularidade fiscal de cada um deles e controlar o patrimônio pode ser um desafio. Clique e confira como superá-los!

Superando o desafio do controle patrimonial para Enterprises
controle patrimonial

O controle patrimonial é imprescindível para empresas Enterprises, uma vez que as ajuda a manter sob controle os gastos e ganhos relacionados aos bens e as obrigações das mesmas. Isso acaba facilitando o controle dos direitos do negócio, além de possibilitar a mensuração dos estoques e itens pertencentes ao empreendimento. 

No nicho de mercado de consultoria de controle patrimonial é comum o uso de softwares que viabilizam soluções em TI. Atualmente, já é possível encontrar alguns sistemas de gestão patrimonial, ou seja, ferramentas altamente especializadas no gerenciamento dos recursos do empreendimento.

O principal benefício destes recursos é a integração de diversas áreas do negócio, permitindo a automação de diversos processos, otimizando os recursos e promovendo o controle patrimonial efetivo.

Sistema ERP

Os sistemas usados no controle do patrimônio são conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial), porém, há diversos outros sistemas disponíveis no mercado para auxílio da gestão. 

Basicamente, os ganhos diretos na correta utilização dos sistemas ERP são primordiais. Podemos citar a grande otimização dos processos internos, com a eliminação de interfaces manuais e o aumento da qualidade do fluxo de informações que gera uma diminuição/eliminação da redundância de atividades.

A aplicação de tais sistemas integra vários campos intrínsecos da empresa, resultando na redução das áreas de incertezas (lead time), tempo de resposta do mercado, e no complexo geral, gera uma grande redução de custos e um auxílio vantajoso no controle patrimonial eficiente.

As ferramentas ERP fornecem diversos módulos que podem ser integrados visando uma interação maior em todos os setores e uma visão global de toda a empresa, a qual é importante para que os gestores tenham dados confiáveis sobre os resultados.  

Além disso, devemos lembrar que o Fluxo de Caixa vai além dos registros de entradas e saídas de dinheiro do caixa. Acompanhando as movimentações financeiras em uma base diária (de preferência), semanal, quinzenal ou mensal, se torna possível fazer projeções futuras e antecipar decisões relacionadas às compras e aos investimentos.

Superando os desafios

Uma boa prática para uma gestão patrimonial segura, eficaz e contabilizada, é possuir um inventário empresarial. Por meio dele, é feita a otimização dos ativos e o fornecimento do suporte para a produção do Balanço Patrimonial.

Além disso, ele pode oferecer uma melhor perspectiva dos itens da empresa, permitindo uma preparação prévia dos gestores em relação aos recursos necessários para aquisição de novos ativos. 

Caso isso não aconteça, os bens que precisam ser trocados, podem gerar custos e prejudicar o funcionamento dos processos. Se houver a necessidade de comprovação da inexistência de protestos em nome dos sócios ou da empresa, solicite a Certidão Negativa de Protesto

Além disso, na avaliação dos ativos é analisado o valor justo dos mesmos, segundo orientações do CPC 46. Dessa forma, é calculado também o valor residual, que é o valor que a empresa espera receber ao final da vida útil econômica do ativo e o custo de reposição.

É importante que a empresa que irá fazer o controle patrimonial das Enterprises possua uma equipe técnica experiente para avaliar os ativos dela. É preciso ter muita atenção na hora da escolha do prestador desse tipo de serviço.

Para saber mais sobre nossos serviços e produtos, acesse nosso site ou entre em contato!

Visited 3 times, 1 visit(s) today