Superando o desafio do controle patrimonial para Enterprises

04/03/2020
Leitura em: 4 minutos
Categorias:
controle patrimonial

O controle patrimonial é imprescindível para empresas Enterprises, uma vez que as ajuda a manter sob controle os gastos e ganhos relacionados aos bens e as obrigações das mesmas. Isso acaba facilitando o controle dos direitos do negócio, além de possibilitar a mensuração dos estoques e itens pertencentes ao empreendimento. 

No nicho de mercado de consultoria de controle patrimonial é comum o uso de softwares que viabilizam soluções em TI. Atualmente, já é possível encontrar alguns sistemas de gestão patrimonial, ou seja, ferramentas altamente especializadas no gerenciamento dos recursos do empreendimento.

O principal benefício destes recursos é a integração de diversas áreas do negócio, permitindo a automação de diversos processos, otimizando os recursos e promovendo o controle patrimonial efetivo.

Sistema ERP

Os sistemas usados no controle do patrimônio são conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial), porém, há diversos outros sistemas disponíveis no mercado para auxílio da gestão. 

Basicamente, os ganhos diretos na correta utilização dos sistemas ERP são primordiais. Podemos citar a grande otimização dos processos internos, com a eliminação de interfaces manuais e o aumento da qualidade do fluxo de informações que gera uma diminuição/eliminação da redundância de atividades.

A aplicação de tais sistemas integra vários campos intrínsecos da empresa, resultando na redução das áreas de incertezas (lead time), tempo de resposta do mercado, e no complexo geral, gera uma grande redução de custos e um auxílio vantajoso no controle patrimonial eficiente.

As ferramentas ERP fornecem diversos módulos que podem ser integrados visando uma interação maior em todos os setores e uma visão global de toda a empresa, a qual é importante para que os gestores tenham dados confiáveis sobre os resultados.  

Além disso, devemos lembrar que o Fluxo de Caixa vai além dos registros de entradas e saídas de dinheiro do caixa. Acompanhando as movimentações financeiras em uma base diária (de preferência), semanal, quinzenal ou mensal, se torna possível fazer projeções futuras e antecipar decisões relacionadas às compras e aos investimentos.

Superando os desafios

Uma boa prática para uma gestão patrimonial segura, eficaz e contabilizada, é possuir um inventário empresarial. Por meio dele, é feita a otimização dos ativos e o fornecimento do suporte para a produção do Balanço Patrimonial.

Além disso, ele pode oferecer uma melhor perspectiva dos itens da empresa, permitindo uma preparação prévia dos gestores em relação aos recursos necessários para aquisição de novos ativos. 

Caso isso não aconteça, os bens que precisam ser trocados, podem gerar custos e prejudicar o funcionamento dos processos. Se houver a necessidade de comprovação da inexistência de protestos em nome dos sócios ou da empresa, solicite a Certidão Negativa de Protesto

Além disso, na avaliação dos ativos é analisado o valor justo dos mesmos, segundo orientações do CPC 46. Dessa forma, é calculado também o valor residual, que é o valor que a empresa espera receber ao final da vida útil econômica do ativo e o custo de reposição.

É importante que a empresa que irá fazer o controle patrimonial das Enterprises possua uma equipe técnica experiente para avaliar os ativos dela. É preciso ter muita atenção na hora da escolha do prestador desse tipo de serviço.

Para saber mais sobre nossos serviços e produtos, acesse nosso site ou entre em contato!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Tecnologias que estão revolucionando o meio jurídico


A popularização das novas tecnologias aumentou a competitividade no mundo empresarial, e nesse contexto, a realidade de bancas jurídicas também foi impactada de forma definitiva. O setor jurídico está se reinventando e adequando a prática profissional a ambientes cada vez mais complexos, nos quais uma gestão eficiente e uma atuação estratégica são cada vez mais […]

Checklist de Due Diligence Imobiliário 2020


O processo de Due Diligence consiste na busca de informação sobre uma empresa. Uma investigação, geralmente realizada na fase pré-contratual, que analisa aspectos como a área de atividade, possibilidades e estimativas do negócio, além de ativos e passivos da corporação, com o objetivo de identificar a atual situação de uma corporação para a oportunidade de […]

Monitoramento da Informação Documentada no Segmento Imobiliário


O monitoramento da informação documentada é fundamental para o bom funcionamento de todo o sistema de gestão de uma empresa. Consiste no registro de dados e do acervo de imagens, textos, documentos, certidões, planilhas que devem ser arquivados e mantidos com segurança. No caso do segmento imobiliário ou de grandes incorporadoras, o monitoramento da informação […]

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!