O passo a passo para a agilidade em operações de M&A

01/06/2021
Leitura em: 5 minutos

M&A (Mergers and Acquisitions) que, em português, é traduzido para F&A (Fusões e Aquisições), nada mais é que o processo de consolidação de empresas. Na prática, apesar das palavras formarem uma única sigla, a fusão e a aquisição de empresas têm algumas diferenças importantes: 

– Fusões: as empresas unem-se, formando uma nova sociedade com personalidade jurídica.

– Aquisições: uma empresa adquire outra, total ou parcialmente, mas não é formada uma nova sociedade. 

Algo para se ter em mente é que a operação de M&A é uma forte impulsionadora do crescimento das corporações, uma vez que esse tipo de processo viabiliza a redução de custos e abre caminhos para novos negócios. 

Além disso, a operação de M&A pode ser vista como uma excelente estratégia de mercado, como foi para o caso da Pague Menos, uma rede de drogarias que fez a aquisição de sua concorrente e saltou de terceiro para segundo lugar no ranking de maiores varejistas do ramo no Brasil.

Aliás, o mercado brasileiro está bastante atento às oportunidades positivas desse tipo de operação e tem se mostrado cada vez mais adepto e receptivo. Segundo a Valor, só no primeiro trimestre de 2021, o volume de fusões e aquisições foi 50% superior ao ano anterior. 

Nesse cenário, a operação de M&A parece um excelente caminho para a expansão dos negócios. Mas, antes de seguir em frente, a sua empresa precisa saber de alguns detalhes importantes. 

Quais os primeiros passos do processo de M&A? 

1- Planejamento 

Nesse momento, a prioridade é definir uma estratégia e entender quais objetivos serão alcançados com a operação. Por isso, deve ser feita uma análise profunda das empresas envolvidas para garantir uma visão geral dos principais benefícios e riscos. O ideal é que seja feita uma checklist de documentos para a aquisição da empresa, que deve incluir: certidão de inteiro teor, certidão de objeto e pé, certidão de tributos imobiliários, matrícula de imóvel, entre outros.

2- Valuation

É um processo de análise que, por meio de um modelo quantitativo, aponta qual o valor da empresa. Essa avaliação é muito importante para entender como está a saúde financeira do negócio. 

3- Due Diligence 

A Due Diligence é o processo de levantamento de informações para mitigar riscos e tomar decisões corretas com todo o embasamento necessário. Para tanto, requer uma série de documentos que podem variar de acordo com os objetivos do próprio negócio. 

Qual a importância da prática de Compliance nas operações M&A? 

Para uma empresa, a prática de Compliance está relacionada com a integridade corporativa. Ou seja, se uma empresa está em Compliance significa que todas as suas atividades estão de acordo com as regras previstas em lei. 

Nesse cenário, o papel principal do gestor financeiro na expansão da empresa é fazer todo o levantamento de documentos e garantir que a empresa esteja em dia com suas obrigações trabalhistas e fiscais. 

Como a Docket otimiza operações de M&A? 

Inúmeros são os entraves burocráticos existentes na esteira operacional de fusões e aquisições. A demora nos processos de M&A, por exemplo, acarreta em riscos que podem prejudicar a negociação. Pensando nisso, a Docket ajuda grandes empresas fornecendo toda a infraestrutura necessária para processos que dependem de documentação, de ponta a ponta. Na plataforma Shopping de Documentos você encontra funcionalidades, como: 

– Priorização: Marque pedidos e documentos como priorizados para sinalizar maior urgência.

– Planilha de titulares: Forma mais simples e rápida de solicitar diversos documentos de pessoas físicas, jurídicas ou imóveis. 

– Centro de custos: Controle total na alocação de recursos e divisão de faturamento por áreas.

CASE DE SUCESSO VEIRANO ADVOGADOS 

Veja como a Docket otimizou as operações de transações de M&A dos clientes da Veirano Advogados


Grandes empresas já contam com as soluções tecnológicas da Docket para acelerar suas operações. Dê início à Transformação Digital do seu negócio agora mesmo. 

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Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

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Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

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