Política de Cookies

Written by 11:29 Agronegócio

PIB e Desafios do Agronegócio em 2021

O agronegócio no Brasil é um mercado em ascensão gradual. Com royalties cada vez mais atrativos, tanto por suas riquezas naturais e condições excepcionais de clima, terras agricultáveis e água, que favorecem o cultivo de diferentes culturas e a pecuária, quanto pela excelência na mão de obra e tecnologia de ponta, que favorecem a alta produtividade capaz de garantir a segurança alimentar de mais de um sexto da população mundial.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil possui o maior ativo agroambiental do mundo, especialmente com a adoção de um modelo de agricultura tropical sustentável, que possibilitou a otimização de processos, expandiu a produção e aumentou a eficiência, permitindo colher até três safras anuais, além da disponibilidade de terras disponíveis para a expansão da lavoura, sem tocar na preservação de 66% da vegetação nativa.

Mesmo em meio a atual pandemia, o agronegócio brasileiro foi o principal responsável por impedir um grande tombo do PIB do país em 2020, sendo o único setor da economia que se manteve com resultados positivos no primeiro trimestre de 2020. 

Com crescimento de 9%, o agro fechou o ano contribuindo com mais de 25% no PIB Brasil,  recorde em exportações e superávit comercial de US$81,9 bilhões.

*Fonte: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada https://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx

É importante considerar toda a cadeia econômica que o agronegócio é capaz de envolver, abrangendo as mais diversas indústrias, desde a moveleira, têxtil, papel e celulose, combustíveis até a alimentícia.Neste ínterim, os principais produtos exportados foram:

  • Soja em grãos;
  • Carne bovina in natura;
  • Açúcar de cana em bruto;
  • Celulose;
  • Farelo de soja.

Estes ítens corresponderam a 56,7% das vendas externas até outubro de 2020, sendo que a China é o principal destino, seguida pela União Europeia, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul.

Expectativas e desafios do agronegócio no Brasil em 2021

O ano já começou aquecido com o alcance de 25,2% de comercialização da safrinha de milho da produção prevista de 83,726 milhões de toneladas.

Da mesma forma, a nova Lei do Agro também aumenta as expectativas, especialmente com a possibilidade da participação de investimentos estrangeiros na nova CPR, bem como condições e prazos favoráveis no crédito.

  • PIB Agronegócio: espera-se crescimento em torno de 3%.
  • Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP): previsão de aumento de 4,2%.
  • Venda de Máquinas Agrícolas: avanço projetado em 23%, sendo um crescimento de 5% nas vendas internas e 9% em exportações.

Por outro lado, o câmbio deve seguir pressionando os preços, principalmente no que condiz aos insumos importados. A fragilidade do mercado de trabalho ocasionada pela questão sanitária devido a pandemia, o aumento da carga tributária e a questão fiscal são pontos negativos que impactam diretamente o setor. E, como se não bastasse, ainda há a questão climática, com fenômenos como o La Niña, que pode causar efeitos negativos, especialmente na lavoura do sul do país.

VEJA TAMBÉM

MP do Agro e o acesso ao crédito rural privado para produtores rurais

Agricultura 4.0: os benefícios da evolução tecnológica para o agronegócio

Lei do Agro amplia o crédito para o agronegócio

MP aprovada pode ampliar o financiamento no agronegócio em R$ 5 bilhões

Em um cenário de incertezas, é importante garantir a segurança do que for possível, manter o capital e aproveitar oportunidades de linhas de crédito e transações que evitem o risco de prejuízos, como barter, arrendamento, entre outras.

Dentro deste ponto, a questão principal é não permitir que a burocracia crie gargalos e trave as operações. 

Para colaborar com essas dores do agronegócio, a Docket traz soluções capazes de otimizar a busca, emissão e pré-análises de mais de 200 tipos de documentos em todo o Brasil, acelerando a esteira burocrática.

Conheça as funcionalidades do Shopping de Documentos:

  • Busca de mais de 200 tipos de documentos em qualquer cidade do país;
  • Pesquisa de bens, CNPJs e CPFS;
  • Pré-análise de documentos em apenas um minuto;
  • Permite programar a emissão de documentos recorrentes de acordo com a periodicidade desejada de forma automatizada;
  • Criação de grupos de usuários que podem acessar as informações e realizar solicitações, com permissões conforme a necessidade;
  • Alerta de pendências e gravames;
  • Todas as informações centralizadas e organizadas, armazenadas na nuvem, possibilitando o controle total dos processos.

Com tantos benefícios, inúmeras empresas do agronegócio contam com as soluções da Docket.

Marque uma demonstração e experimente as vantagens na sua empresa!


Visited 50 times, 1 visit(s) today