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Written by 17:00 Gestão, Operações

Sete formas de agilizar o processo de Due Diligence

Aderir à tecnologia é a ação mais eficiente para usufruir do custo benefício oferecido. Visto que, os processos burocráticos e repetitivos podem ser solucionados a baixo custo.

A Diligência Prévia ou Devida também conhecida como Due Diligence, consiste na análise e levantamento de documentos, certidões e informações sobre pessoas, empresas e imóveis.

Muito utilizada antes do fechamento de um grande negócio, aquisições ou fusões, a Due Diligence analisa dados de modo a eliminar ou mitigar riscos em operações financeiras.

A mesma pode ser aplicada em duas situações básicas de negócios: 

  • Transações envolvendo venda e compra de produtos ou serviços;
  • Transações envolvendo fusões, aquisições e parcerias de entidades corporativas.

Qual a importância da  Due Diligence?

O principal motivo é trazer a certeza de que um negócio é o que realmente parece ser. A Due Diligence é responsável por fornecer  informações necessárias para avaliar a viabilidade de investimento. Além disso, o processo é também relevante para:

  • Expor fraquezas operacionais;
  • Avaliar o grau de conformidade e se familiarizar com os esforços realizados para garantir compliance.

Dificuldades de implementar um sistema de Due Diligence eficiente

Além de muito importante, a Due Diligence também pode ser um processo moroso e exaustivo. Principalmente quando se diz respeito a resgatar toda a documentação exigida.

Para ficar claro, vamos te dar um exemplo: uma incorporadora imobiliária que precisa de processos de Due Diligence em larga escala. Para resgatar os documentos, será necessário trocar a prioridade do core business para investir nesta busca e em todos os problemas que podem surgir:

  • Documentação fora do padrão exigido;
  • Atrasos nos prazos;
  • Falta de informação;
  • Documentação e processos descentralizados;
  • Riscos de perda de dados;
  • Retrabalho.

Porém, com a tecnologia, é possível trabalhar com inúmeros documentos de uma forma integrada e eficaz.

A Due Diligence e a transformação digital 

A chegada da transformação digital permite que antigos métodos de trabalho sejam facilitados, e automatizados de forma padronizada e eficiente. 

Aderir à tecnologia é a ação mais eficiente para usufruir do custo benefício oferecido. Visto que, os processos burocráticos e repetitivos podem ser solucionados a baixo custo.  

Sete formas de acelerar o processo de Due Diligence 

Para além da automação, existem ações que podem agregar mais celeridade ao processo de Due Diligence, como, por exemplo, um bom planejamento, processo muito importante para analisar a natureza do negócio e especificar as certidões e documentos necessários.

Outros pontos que podem agregar para a celeridade do processo de Due Diligence, são: 

  1. Realizar a pré análise de todos os documentos envolvidos no processo; 
  2. Organizar e centralizar os documentos de operações de cada titular; 
  3. Monitorar se as informações contidas em cada solicitação de documento está correta; 
  4. Ter acesso prévio ao status de cada título; 
  5. Dispor do controle de solicitações para evitar retrabalho; 
  6. Realizar um fluxo de aprovação de pedidos para analisar o orçamento de um determinado setor; 
  7. Ter acesso às informações detalhadas dos documentos solicitados, como, por exemplo, saber se o mesmo é um pedido recorrente.  

 Para definir metas com a diligência, muitas vezes é necessário ter uma equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas, o que gera custos extras e tempo hábil. 

Infraestrutura Docket para agilidade do processo de Due Diligence

A Docket é uma legaltech que  fornece ao mercado toda a infraestrutura para processos que dependem de documentação, de ponta a ponta, por meio da tecnologia.

Através dela é possível alcançar mais celeridade aos processos de obtenção de documentação de toda esteira burocrática em uma única plataforma, em diferentes procedimentos, que vão desde a Due Dilligence da aquisição do terreno até a venda de um imóvel, por exemplo. Passando por regularização fiscal (CNDs), Certidão de Distribuição (Cíveis e Fiscais), matrícula, escritura, IPTU, Certidões de Distribuição e muito mais. 

Com a Docket você garante: 

  • A pré-análise de documentos de forma rápida, segura e eficiente para Due Diligence. Em apenas 1 minuto, o software identifica se há algum tipo de impeditivo no documento; 
  • A centralização e organização de documentos para cada titular, seja para pessoas físicas ou jurídicas; 
  • A exibição da sua lista de pedidos e monitoramento eficiente com informações como: status, pendências, vencimentos e gravames; 
  • Acesso prévio ao resultado positivo ou negativo de cada título; 
  • A visualização de informações detalhadas quanto a um documento com solicitação recorrente; 
  • O controle do faturamento por áreas e a visibilidade da necessidade orçamentária de cada setor; 
  • A organização de todas as solicitações, documentos e certidões por cada tipo de operação. 

Com o Shopping de Documentos da Docket, é possível obter toda a infraestrutura necessária para o gerenciamento de documentos inerentes às operações de Due Diligence, em uma plataforma 100% digital, trazendo mais produtividade e segurança a cada etapa, redução de custos e desperdícios.


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