Written by 17:26 Documentos, Gestão, Operações

Quais os pilares da segurança da informação?

A segurança da informação é essencial para o sucesso do negócio. Isso porque sem ela os dados e informações sigilosas ficam desprotegidas, colocando em risco toda a operação, que pode inclusive levar a multas e interdições.

Entenda a importância da segurança da informação
Entenda a importância da segurança da informação e como aplicá-la no seu negócio |Gestão | Docket

A segurança da informação é essencial para o sucesso do negócio. Isso porque sem ela os dados e informações sigilosas ficam desprotegidas, colocando em risco toda a operação, que pode inclusive levar a multas e interdições. 

Neste conteúdo, você vai entender o que é a segurança da informação, quais os pilares dessa prática e os procedimentos indispensáveis. Boa leitura.

O que é a segurança da informação?

A segurança da informação fala sobre a defesa dos dados, para garantir que eles sejam acessíveis apenas aos responsáveis de direito ou a quem os detalhes e confidencialidades foram enviados. 

Ou seja, dentro de uma empresa, a segurança da informação são as políticas, processos e métodos empregados para que a circulação de dados e informações seja segura e controlada, como a aplicação da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD), assegurando que pessoas que não façam parte do processo não tenham acesso às informações. 

Por exemplo, quando você solicita um documento ou certidão em um cartório e o recebe por e-mail, ele pode ser compartilhado, baixado por outras pessoas e cair em mãos erradas.

Este é um caso que ocorre com frequência e fere a LGDP. Por isso, é muito importante que nada escape do sistema de segurança da informação, pois esta é a forma de manter os dados confidenciais em segurança. 

Pilares da segurança da informação

De acordo com a LGPD, quem descumprir os três principais pilares da segurança da informação poderá sofrer várias penalidades, entre elas advertência, multa e até a suspensão de atividades. Os pilares são: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Confira agora mais detalhes sobre cada um deles. 

Confidencialidade

A confidencialidade garante que os dados da empresa não sejam divulgados e não se encontrem disponíveis para acesso de pessoas que não possuem autorização. Para assegurar esse ponto, é imprescindível tomar cuidados e adotar medidas preventivas, como:

  • Conceder acesso a dados confidenciais apenas a pessoas autorizadas que precisem ter acesso àquela informação;
  • Fazer treinamentos periódicos de conscientização da equipe sobre a importância de não violar as regras de segurança da empresa;
  • Instruir todos os colaboradores sobre a proteção de máquinas e computadores contra vírus e ciberataques. 

Segurança da Informação e a Integridade

A precisão da preservação é o que garantirá a integridade da política de segurança da informação da empresa. A partir dela é possível ter certeza que nenhuma interferência externa pode comprometer os dados da empresa. 

Para que a integridade das informações de uma empresa aumente, é preciso fortalecer a infraestrutura de proteção de dados, controlando quais colaboradores terão acesso a quais informações, definindo permissões de arquivos e fazendo serviços de backups para salvar os dados e, caso seja necessário, recuperá-los.

Disponibilidade

Como o nome sugere, esse pilar fala sobre quando, como e para quem os dados da empresa estão disponíveis. A maneira mais rápida e eficiente de reforçar a disponibilidade é por meio de serviços de proteção e segurança, tecnologias modernas compatíveis com os hardwares da empresa. 

Procedimentos indispensáveis para garantir a segurança da informação

Agora que você sabe o que é segurança da informação e quais são os princípios, entenda quais são os procedimentos indispensáveis para aplicar na sua empresa, aprofundando e personalizando de acordo com a sua infraestrutura digital e processos. 

Política de segurança da informação

Antes mesmo de investir em infraestrutura, o primeiro passo é preparar a cultura interna. Dessa forma, para garantir a segurança da informação, é essencial criar e implementar uma política para reforçar esse ideal, explicando para toda a equipe a importância de cumprir com as regras estabelecidas.

Os primeiros passos são educar, treinar, preparar o ambiente e conscientizar os colaboradores para seguir com o processo, ou seja, apenas investir em equipamentos, softwares e soluções de segurança não é suficiente se toda a empresa não estiver alinhada. 

Automatização de backups

Mencionamos anteriormente que a disponibilidade é um dos pilares da segurança da informação. Para reforçar isso, a automatização de backups é muito importante. 

O que garante que os dados estarão protegidos e acessíveis mesmo em situações que são mais críticas, como o comprometimento de um repositório central, é a política de backups. Deixando tudo automatizado é possível evitar erros humanos, um exemplo básico seria esquecer de fazer esse processo manualmente.

Gestão de riscos de TI

É importantíssimo para a segurança da informação as estratégias de prevenção, se antecipando aos riscos para diminuir qualquer prejuízo. Assim, é muito recomendado que sua empresa tenha uma gestão de riscos de TI. 

É nela que acontecerão as verificações ativas dos sistemas, procurando falhas e identificando pontos de atenção que podem dar abertura para rupturas na segurança. É também uma forma mais econômica e eficiente de blindar os dados da empresa, para solucionar problemas antes de se tornarem irreversíveis. 

Utilização de ferramentas de criptografia para senhas

Outra estratégia que faz diferença quando falamos de proteção de dados são as ferramentas de criptografia para senhas. Essa é provavelmente a medida mais básica para proteger o acesso aos sistemas, principalmente quando o acesso é feito pela internet. 

A criptografia é um meio de impedir que o conteúdo das senhas seja acessado por softwares maliciosos ou hackers. Essa tecnologia usa chaves próprias para embaralhar caracteres, o que impossibilita a leitura da informação mesmo que o sistema tenha sido invadido.

Sem a chave criptográfica, é difícil traduzir o conteúdo, impedindo criminosos de se apropriarem dos dados da sua empresa. 

Configuração de firewalls

Com a tendência cada vez maior da jornada digital, a utilização de redes online para comunicações e operações empresariais aumenta também os riscos de vazamento de dados confidenciais. Uma maneira de proteger as informações é por meio de firewalls. 

Os firewalls são como um filtro do fluxo de dados, permitindo acessos somente para pessoas autorizadas naquela janela. A maioria dos sistemas operacionais hoje já incluem essa tecnologia. 

Instalação e atualização constante de software antivírus

Com o avanço das tecnologias de segurança da informação, infelizmente também evolui a criação de softwares maliciosos, malwares e outros ataques cibernéticos.

Por isso, é fundamental não só ter antivírus em todas as máquinas como também mantê-los atualizados, a fim de combater ameaças em tempo integral. 

Cloud Computing

A forma mais segura de armazenar dados e deixá-los disponíveis de uma forma segura e personalizada é por meio do cloud computing, a computação na nuvem.

Ela é uma forma eficiente para evitar a perda de documentos, um grande aditivo para a segurança digital. 

Algumas plataformas, como o Shopping de Documentos e Alvarás e Licenças da Docket, atuam de ponta a ponta nos seus processos que envolvem documentos.

Com a nossa tecnologia, é possível ficar por dentro da segurança da informação, com adequação à LGPD, acessos seguros e remotos, grupos de permissão e muito mais. 

Sobre a Docket

A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.

Shopping de Documentos, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 80%.

Já  a ferramenta de Alvarás e Licenças, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.

Por fim, a R.E.A  (Real Estate Analysis) faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.


Visited 43 times, 1 visit(s) today