Política de Cookies

Written by 17:45 Agronegócio, Operações

Safra 2021/2022: um plano cada vez mais verde

O setor do agronegócio se mantém firme como o principal componente do PIB brasileiro. Confira as previsões para a safra 2021/2022!

Safra 2021 2022 um plano cada vez mais verde
Confira como estão as previsões para a safra 2021/2022

O setor do agronegócio continua registrando uma parcela significativa no nosso Produto Interno Bruto (PIB). Com uma alta de 0,4% no trimestre de julho a setembro de 2021, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agro continua em alta, apesar de ter desacelerado o crescimento.

Isso se deve ao período de estiagem, que atingiu a safrinha do milho, o café e a laranja. Ainda sim, os preços registrados para a venda de grãos deve ser mantida. Sempre existem fatores que causam preocupação para a safra 2021/2022, como as adversidades climáticas que influenciam na colheita do milho, a coletividade do mercado do feijão e a produção de arroz no sudeste asiático. 

Continue a leitura para entender mais sobre a Safra 2021/2022!

Safra de Arroz e Feijão

Devido à crise hídrica na safra de inverno tailandesa, o arroz brasileiro já estava com preços elevados antes da pandemia, ou seja, a continuação de uma alta demanda contribuiu para a manutenção do aumento do preço. No entanto, a Ásia está retomando a produção e a tendência é que a oferta e a demanda registrem um equilíbrio. Pelo menos para os próximos ciclos, os preços devem ser mantidos. 

O mercado de feijão que vinha apresentando inconsistências na última safra tem boas expectativas de aumento de área plantada e produtividade na safra 2022. Atualmente o estoque está baixo, o que ajuda a manter os preços e a rentabilidade nesse grão do agronegócio. 

Safra de Algodão

A pluma de algodão não é uma commodity alimentícia, mas é essencial para a indústria têxtil. Com a queda de produção nos Estados Unidos e o dólar em alta, a pluma brasileira foi bem valorizada internacionalmente, então grande parte da produção de algodão nacional já está comercializada. 

O preço do algodão deve parar de aumentar na safra 2021/2022, assim como em outras commodities brasileiras, mas não tende a diminuir nesse período, ainda menos aos níveis pré-pandemia. Como os produtores rurais brasileiros querem se firmar como fornecedores internacionalmente, a produção e área plantada de algodão deve aumentar na próxima safra.

Safra do Milho

Uma das commodities mais afetadas pelas mudanças climáticas na última safra, o milho sofreu com queda na produtividade e isso mais do que dobrou o preço do milho nos últimos meses. Além disso, a maior parte produzida do grão precisou ser importada. Por isso, a Conab acredita que o interesse em plantar milho aumente, mesmo na segunda safra, já que a primeira é dedicada à soja. 

A área plantada e a produtividade do milho também devem aumentar na safra 2021/2022, com isso, é provável que alguns produtores de outros grãos, como o feijão, passem a plantar milho. É importante notar que o aumento da produção não é diretamente proporcional ao aumento das exportações, já que com a alta dos preços internos é mais vantajoso vender o milho aqui no Brasil.

Safra da Soja

O Brasil é o maior produtor de soja, além de esse grão ser nosso maior commodity. A boa notícia é que os preços devem se manter elevados na safra 2021/2022, mesmo com o aumento da oferta e expansão da área plantada, a demanda é constante e mantém os estoques baixos. 

O dólar também tem impacto na safra de soja, já que com a alta o mercado internacional fica mais favorável aos produtores do Brasil, enquanto o aumento da demanda interna para alimentação de animais e biodiesel oferece também boas perspectivas para o mercado nacional.

Projeções do agronegócio para 2022

Neste ano, segundo projeções da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o agronegócio deve crescer 5%. Caso a previsão se confirme, teremos uma safra recorde, com estimativa de 289 milhões de toneladas, um volume que representa um aumento de 14% em relação ao de 2021. 

O clima, que foi um problema para o produtor rural brasileiro em 2021, será melhor em 2022, a atenção fica para os efeitos negativos do fenômeno climático chamado La Niña, que deverá ser sentido com mais força no Rio Grande do Sul. O panorama é bom para o ano de 2022 em todas as culturas.

ebook

Como a Docket está desburocratizando o agronegócio

O software Shopping de Documentos possibilita a realização das solicitações das certidões junto aos órgãos responsáveis. Após realizar o pedido, é possível acompanhar os trâmites da emissão com o tracking de documentos e visualizar a data estipulada para entrega. Ou seja, isso aumenta a previsibilidade nas ações. 

Com a plataforma de Alvarás e Licenças, é possível gerenciar todos os documentos regulatórios, viabilizando desde o armazenamento da produção em silos, passando pela fase de transporte até a exportação, em um só lugar. O gerenciamento pode ocorrer por unidades, mostrando quais operações estão quites com os alvarás e licenças e quais estão com documentos pendentes ou prestes a vencer. 

Assim, é possível concluir que a Docket oferece soluções que atende toda a cadeia produtiva de grãos, otimizando a  jornada operacional, que depende de documento, aumentando a autonomia das equipes e diminuindo tempo e custos com as ações. 

Se você se interessou pelo assunto, acesse o nosso site e entenda melhor como as nossas soluções podem otimizar a sua gestão documental. 

Ebook
Visited 16 times, 2 visit(s) today