Política de Cookies

Written by 17:22 Notícias

Taxa de juros americana deve cair em 2024

Taxa de juros americana deve cair em 2024
Depois de alguns anos com a taxa de juros americana em alta, mercado vê um 2024 mais propenso à decisão de redução. Confira o comportamento recente do índice e suas perspectivas para 2024.

Depois de alguns anos em alta, taxa de juros americana pode sofrer redução em 2024. Saiba mais!

Fed Fund Rate é o nome dado à taxa básica de juros dos Estados Unidos. Ela é uma das principais ferramentas utilizadas pelo governo americano para orientar a economia. Ela também serve como base de cálculo para empréstimos bancários de curto prazo, hipotecas e dívidas corporativas.

Além disso, a Fed Fund Rate é uma taxa de referência global. Isso ocorre dada a relevância do dólar como moeda internacional de reserva e seu papel como meio de troca para transações internacionais. Muitos países ajustam seu ciclo monetário de olho nas movimentações do Federal Reserve.

Tendo em vista sua importância, vamos analisar o comportamento recente da taxa de juros americana e suas perspectivas para 2024.

Como foi o comportamento do Fed Fund Rate em 2023?

O Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos, decidiu no dia 13 de dezembro, manter a taxa de juros americana (Fed Fund Rate) no atual intervalo de 5,25% e 5,50% ao ano. Isso é diferente no Brasil, que define uma meta para a taxa de juros. Já o Fed define um intervalo desejável para as taxas dos títulos do tesouro americano.

O atual intervalo da Selic é o nível mais alto dos juros em cerca de 22 anos. Após a decisão divulgada em dezembro de 2023, a autoridade monetária americana sinalizou que o aperto histórico chegou ao fim e cortes ocorrerão em 2024.

Quais são as razões por trás do comportamento da taxa de juros americana?

Diferentemente do Banco Central do Brasil, o Federal Reserve só deu início ao ciclo de alta de juros um ano depois. Nessa época, ele saiu do intervalo de 0% a 0,25%, foi alcançado em função da pandemia de Covid-19. Em 2023, foi para o patamar de 0.25% a 0.50%. 

O ciclo de alta se deu consistentemente até julho de 2023, quando atingiu o intervalo de 5,25% e 5,50%. Ao longo desse período, a inflação americana em 12 meses atingiu um pico de 9,1% em junho de 2022. Esse foi o patamar mais elevado desde novembro de 1981.

Desde então, a inflação americana está diminuindo, alcançando 3,1% nos dados publicados em dezembro (referente a novembro). No entanto, ainda não está no centro da meta estabelecida pelo Fed, que é 2% ao ano. Com a inflação persistentemente elevada e a atividade econômica ainda em ritmo intenso, a expectativa de que as taxas de juros permaneçam inalteradas ganharam força.

Após a última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Federal Open Market Committee, FOMC, na sigla em inglês), o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, disse que a autoridade monetária dos Estados Unidos está pronta para retomar o ciclo de alta caso seja necessário. Contudo, o mercado entendeu que os juros devem permanecer no patamar atual em 2024.

O que podemos esperar para 2024?

A próxima reunião do Fed será em janeiro de 2024. Após as falas de Powell, o mercado começa a desenhar uma nova fase do ciclo monetário nos EUA para 2024 com o fim definitivo do ciclo de alta. O que entra em questão é quando o Fed deve começar os cortes nas taxas de juros.Considerando o atual ritmo da atividade econômica e a evolução dos índices de preços, é improvável que a autoridade monetária norte- americana faça qualquer tipo de redução no primeiro trimestre de 2024. Boa parte do mercado avalia que os cortes devem ter início somente no segundo semestre de 2024.

Visited 284 times, 1 visit(s) today