As matrículas de imóvel são documentos importantes no processo de análise de compra de um imóvel. Este tipo de documento contém informações valiosas, podendo ser comparado até mesmo com uma certidão de nascimento, visto que o mesmo “atesta” a existência do imóvel com descrições detalhadas. Além disso, as matrículas também trazem informações de seus proprietários, medidas, operações de compra e venda e outros fatos relevantes a que o imóvel tenha sido submetido.
Através das matrículas de imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, é possível saber se a pessoa que está vendendo o imóvel é de fato o seu legítimo proprietário ou se o mesmo consta como garantia de crédito ou hipoteca.
Além disso, a certidão de matrícula de imóvel também é essencial para operações de liberação de crédito ou financiamento no setor financeiro. Isso porque, caso o imóvel seja utilizado como garantia, um dos documentos avaliados é a matrícula de imóvel, com a finalidade de identificar algum tipo de averbação na propriedade.
As matrículas de imóvel e os setores da economia
Para que você entenda a influência das Matrículas de imóvel em diferentes segmentos, separamos uma lista com os fatos mais importantes sobre ela, veja:
1 – Matrícula de Imóvel e o setor financeiro
A compra e venda de imóveis requer muita cautela. Afinal, no processo, o investidor corre o risco de que a pessoa ou instituição que fez a oferta dos títulos acabe por não cumprir com a negociação feita. Além disso, há possibilidade de uma matrícula falsa, um imóvel já ser hipotecado, a ausência de anuência do cônjuge, entre outros problemas.
Por isso, a gestão de risco de crédito é um fator muito importante com o qual as instituições precisam lidar para que aconteça uma concessão de crédito segura. Neste processo, a matrícula de Imóvel tem como finalidade auxiliar na identificação de averbação na propriedade, impedindo que uma pessoa de má fé venda o mesmo imóvel para duas pessoas diferentes.
2 – Matrícula de Imóvel e o setor agro
Com a modernização das transações comerciais facilitadas pela tecnologia da informação e a ágil troca de documentos,a matrícula de imóvel no setor agro tem como objetivo prevenir uma eventual situação de risco, seja financeiro, criminal ou até mesmo de imagem e garantir ao credor a segurança para liberação de crédito rural quanto às formas de garantia que vinculam um bem móvel. Ou seja, ela garante que o bem negociado permaneça sob posse do devedor, mas vinculado ao cumprimento da obrigação acordada.
3 – Matrícula de Imóvel no setor Imobiliário
Em um processo de compra e venda existem outras etapas necessárias, como a formalização de um contrato de imóvel, passo que protocola a negociação entre as duas partes: vendedor e comprador. Este contrato contém informações relevantes sobre o imóvel e os envolvidos na negociação.
Com o contrato formalizado, o próximo passo é a formalização da escritura do imóvel. Nessa etapa, o comprador e vendedor atestam o desejo de prosseguir com a negociação registrando-a em cartório. Nesta fase é possível realizar a análise de risco, tanto por parte do vendedor, onde se é diagnosticado o motivo da venda ou qualquer pendência judicial, quanto do comprador, para liberação de crédito.
Quando emitida e assinada a escritura do imóvel, é necessário enviá-la ao cartório de registro. Concluída esta etapa, o comprador passa a ser responsável pelo pagamento do IPTU e pode reformar o imóvel ou vendê-lo, por exemplo.
Qual a função das matrículas de imóvel?
A função da matrícula de imóvel é registrar todos os processos, como: data de construção, nome dos seus proprietários, engenheiro responsável pela obra e disputas judiciais envolvendo a propriedade. Apenas com ela é possível garantir a legalidade de uma construção. Ou seja, se uma obra é feita em um terreno de outra pessoa, ela garante o direito à reintegração de posse.
Podem ser inúmeros os entraves burocráticos existentes na esteira de operações imobiliárias, que fazem com que haja a perda de tempo, produtividade e dinheiro durante o processo de atendimento a diferentes tributos, impostos e certidões.
Conheça a Docket
Diante deste cenário, a Docket surgiu com a missão de trazer mais celeridade aos processos burocráticos, de ponta a ponta, através de toda sua infraestrutura.
Com tecnologia e inovação, é possível acelerar a rentabilidade de grandes construtoras, evitando problemas na gestão de processos através de suas funcionalidades, assim como aconteceu na Gerdau.
Por meio de toda infraestrutura oferecida pela Docket, a Gerdau conseguiu otimizar seus processos inerentes à gestão imobiliária e garantir a regularidade de seus imóveis vinculados à compra, venda, locação, comodato e arrendamento.
Com maior produtividade no decorrer de toda a sua esteira operacional, a empresa reduziu o lead time de suas atividades e conquistou mais assertividade e precisão nas tomadas de decisão. Também otimizou a experiência de seus clientes internos graças à aplicação das funcionalidades da plataforma do Shopping de Documentos.
O Shopping de Documentos oferece toda a centralização das informações em uma única plataforma, facilitando a gestão e garantindo maior assertividade e segurança aos processos.
A Docket também possui uma inteligência artificial que ajuda na análise e identificação de gravames das matrículas de imóvel. A Real Estate Analysis possibilita a pré-análise de matrículas em menos de um minuto. Assim, sua empresa mitiga os riscos de fraudes e erros humanos, garantindo que qualquer pendência ou gravame sejam notados antes de seguir com os procedimentos.
Grandes empresas já contam com as soluções tecnológicas da Docket para acelerar suas operações. Experimente você também, os benefícios que a tecnologia pode oferecer para sua empresa!