Como estar um passo adiante na corrida pela competitividade

03/06/2021
Leitura em: 7 minutos

Há mais de um ano estamos sendo obrigados a aprender novos modos de trabalhar, consumir e viver, em todos os aspectos, com os principais setores da economia afetados pela atual pandemia do Covid-19.

Diante deste cenário, o segmento de incorporações tem sido um dos segmentos que mais sentem as consequências da pandemia, mesmo sendo um dos principais contribuintes do PIB brasileiro, além de estar entre os maiores geradores de emprego.

A dificuldade de implementar novos métodos de construção, a alta dos insumos e a volatilidade da moeda encarecem e dificultam a corrida pela competitividade.

Quais são as maiores dificuldades atuais na construção?

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC 10), referente à inflação de materiais, serviços e equipamentos, subiu 30,86% nos últimos 12 meses até maio de 2021, uma alta considerada recorde frente à alta do dólar, que influencia diretamente nos preços dos insumos, matérias-primas e maquinários utilizados por uma incorporadora imobiliária.

Ainda antes disso, qualquer incorporadora e construtora deve enfrentar inúmeros desafios, que se iniciam antes do início da construção e ainda fora do canteiro de obras.

Começando pela burocracia na obtenção de alvarás e licenças para a construção. Conforme já trouxemos em alguns outros artigos, o Brasil está entre os países com maior morosidade do mundo neste quesito, conforme mostra o relatório Doing Business do Banco Mundial.

As inúmeras licenças, desde a licença ambiental até a permissão de construção, devem ser buscadas e emitidas em diferentes secretarias, e a despadronização nos modelos de solicitações, os gastos com deslocamento no decorrer da busca e a falta de uma infraestrutura para centralizar todas estas necessidades são fatores que encarecem e atrasam as obras. Para que se tenha uma ideia dos entraves, as construtoras em São Paulo, principal mercado imobiliário do Brasil, devem buscar a documentação em mais de 18 diferentes cartórios de registros de imóveis.

Além disso, há todo o processo que deve ser realizado antes mesmo da aquisição de terras ou landbank, como a Due Diligence (ou diligência prévia), que abrange uma investigação completa sobre os riscos e as oportunidades sobre o negócio.

A diligência traz uma espécie de raio-x das finanças, dos processos de compliance e das perspectivas de crescimento, que também envolve uma auditoria minuciosa sobre os serviços contábeis, financeiros, previdenciários, jurídicos, tecnológicos, imobiliários e éticos.

Neste ínterim, é importante relembrar de um checklist capaz de corroborar com toda a documentação demandada, que vai desde a Certidão de Matrícula, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis, até a Certidão de Ônus Reais do imóvel, Certidão Negativa de Tributos Municipais e Federais, Certidão do cadastro de contribuintes do imóvel atualizada com seu respectivo histórico, Certidão de regularidade ambiental, Certidão Autorizativa de Transferência de Ocupação, entre muitos outros.

Especialmente nos casos de construtoras de apartamentos, o memorial de incorporação é fundamental, com o objetivo de evitar fraudes e dar garantias ao comprador, com certidões negativas de débitos com a Receita Federal e Previdência Social, além de provas de propriedade do terreno.

Dentro disso, a obtenção de crédito para assegurar o investimento nas construções é imprescindível, de forma a evitar abrir mão do capital de giro.

Por isso, também é importante considerar o Dossiê Jurídico Único (DJU), que consiste na reunião e apresentação de diversos documentos da empresa, solicitados para a concessão do financiamento perante a instituição financeira.

Com tanta demanda solicitada antes mesmo da obra, é possível entender melhor as dificuldades para implantação da gestão de qualidade na construção civil.

Na busca pela retomada, a transformação digital é o grande fator de contribuição, em conjunto com a sustentabilidade e formas de alcançar uma maior produtividade.

Como a transformação digital pode contribuir na corrida da competitividade?

A transformação digital pode contribuir enormemente no ambiente de incorporações imobiliárias. Iniciando por permitir uma infraestrutura capaz de centralizar todas as operações que dependem de documentos.

Com a missão de desburocratizar o Brasil e colaborar para a geração de impactos positivos diretamente no PIB nacional, a Docket investe constantemente em inovação e tecnologia capazes de acelerar a esteira de rentabilidade dos principais setores econômicos do país, entre eles, a construção civil.

Com suas diferentes plataformas, é possível transformar toda a jornada operacional, de ponta a ponta, que vão desde a Pesquisa de Bens até uma funcionalidade de inteligência artificial para a pré-análise da matrícula de imóvel.

  • Pesquisa de Bens: faz a pesquisa de bens de forma rápida e otimizada. Basta indicar o nome e o CPF, em caso de Pessoa Física ou o CNPJ, no caso de Pessoa Jurídica, depois é só indicar a cidade ou os órgãos onde deseja pesquisar. Você ainda pode inserir dados que facilitem o gerenciamento dos pedidos na plataforma.
  • Shopping de Documentos: toda a infraestrutura e tecnologia para acelerar operações que dependem de documentos, de ponta a ponta, capaz de otimizar o trabalho com mais de 200 tipos de documentos em todo o Brasil.
  • R.E.A.: a Real Estate Analysis é uma funcionalidade da plataforma do Shopping de Documentos, desenvolvida pelo laboratório de I.A. da Docket, que pré-analisa documentos de forma rápida, segura e eficiente, com quase 100% de acurácia em menos de um minuto, facilitando a obtenção de crédito em grandes empresas, trazendo relatórios automatizados com as principais informações contidas em documentos para as decisões estratégicas em diversos departamentos.
  • Alvarás e Licenças: gerencie de forma automatizada alvarás, licenças e demais documentos regulatórios, tudo em uma única plataforma com acesso rápido e prático. Receba alertas de vencimento e mantenha sua empresa regularizada, evitando multas pesadas e até mesmo interdições.

Com a transformação digital, é possível garantir maturidade operacional, uma vez que a equipe passa a ter mais produtividade para focar nas prioridades da empresa, enquanto a Docket agiliza as questões burocráticas.

Assim, não será mais necessário apagar incêndios, já que seu time estará sempre preparado para os desafios de amanhã.

Transforme sua jornada operacional com a Docket e passe à frente dos outros players do mercado.

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!