Gestão de Landbank: compra de áreas para incorporação imobiliária

08/02/2021
Leitura em: 5 minutos
Categorias:

Se traduzirmos “ao pé da letra”, a expressão do inglês landbank significa banco de terras, uma prática que se define pela aquisição de terreno e construção futura. 

Geralmente, o landbank de terrenos acontece quando se realiza o ato de comprar terrenos em locais onde o desenvolvimento urbano ainda esteja em fase inicial. Com o avanço do zoneamento da região, a tendência é a valorização destes terrenos, que podem ser vendidos por valores muito acima do que foi investido anteriormente.

Estes terrenos podem ser divididos em lotes para agregar valor e revendidos para incorporadoras comerciais ou residenciais, aumentando significativamente as oportunidades de lucro, liquidez e fluxo de caixa.

Como funciona o landbank?

Para obter o maior lucro possível da operação de landbank, mesmo antes da incorporação imobiliária, é preciso mais que experiência, muito estudo sobre a região do investimento e seu sistema de jurisdição, condições climáticas, assim como bons contatos, tanto para ter acesso às informações sobre grandes terrenos que estejam à venda, quanto para saber sobre as necessidades da administração municipal a respeito de novos centros urbanos.

De fato, diferentes fatores influem em como comprar um terreno para a estratégia de landbank:

  • Leis de zoneamento: como dito, conhecer a jurisdição do local onde se pretende investir é imprescindível para assegurar uma boa escolha. Dentro disso, entram questões obrigatórias, como as taxas de ocupação do solo ou o coeficiente de aproveitamento.
  • Topografia: contar com a avaliação de engenheiros ou arquitetos, bem como fazer uso de ferramentas de geolocalização é fundamental para evitar possíveis riscos e limitações, como por exemplo, terrenos que possuam muito declive ou aclive podem acarretar em mais custos na hora de construir.
  • Proteção ambiental: terrenos em áreas de preservação ou sobre mananciais contém restrições e limitações para a incorporação imobiliária, além de mais dificuldades e entraves na obtenção de documentação, licenças e alvarás.
  • Solo: assim como a topografia, conhecer as condições do solo é importante para assegurar o bom negócio e evitar riscos de alagamento ou desmoronamento.
  • Psicografia: o estudo sobre as expectativas para o local, de acordo com o estilo de vida da população, comportamento, hábitos de consumo e outros indicadores que influenciarão se a região é propensa a crescer e valorizar.

Entre outros ítens que poderíamos incluir nesta lista, estão o tempo e a paciência. Brincadeiras à parte, antes de investir em landbank é bom saber que um extenso elenco de documentos e certidões é solicitado ainda antes do contrato de compra e venda do terreno.

É necessário comprovar a regularização fiscal e garantir o histórico do terreno determinado, de modo a evitar prejuízos.

Sendo assim, a operação abrange a necessidade de documentos como CNDs, Certidões de Distribuição Cíveis e Fiscais, Matrícula do bem imóvel, escritura, IPTU, assim como processos de Due Diligence, sendo que a obtenção de todos estes documentos e a realização de todas as operações pode atrasar anos a estratégia e gerar gastos extras e desnecessários.

Por outro lado, o investimento em tecnologias é capaz de oferecer mais celeridade a estes processos.

Por isso, a Docket desenvolveu em sua plataforma diferentes produtos que aceleram os processos da esteira burocrática. Podemos destacar:

  • Shopping de Documentos: realiza a busca, emissão e pré-análise de mais de 200 tipos de documentos e certidões em todo o Brasil de forma automatizada, com diferentes funcionalidades que otimizam a gestão, como a recorrência, o centro de custos e o alerta de pendências.
  • Pesquisa de Bens: busca de bens imóveis por CPFs e CNPJs em todo o território nacional.

Conheça mais sobre os produtos e serviços que vão trazer mais agilidade às operações documentais da sua empresa.

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Como otimizar operações de M&A


M&A é a sigla para o termo Mergers and Acquisitions, do inglês, Fusões e Aquisições, um processo que consiste na negociação entre empresas ou cotistas com o objetivo de transferir parcelas sociais de determinada organização para o investidor em questão. No Brasil, temos grandes exemplos de operações de fusões e aquisições, dos quais podemos destacar: […]

Como agilizar o home equity com a tecnologia


O home equity é uma categoria de empréstimos cada vez mais utilizada no setor de créditos, mas que sofre inúmeras ameaças. Conheça as soluções tecnológicas capazes de agilizar esta operação.

Benefícios da centralização da informação documentada


Como a tecnologia pode contribuir para a boa gestão de documentos, o controle e a produtividade de qualquer organização.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!