Política de Cookies

Written by 15:06 Agronegócio

Agricultura 4.0: os benefícios da evolução tecnológica para o agronegócio

Agricultura 4.0: os benefícios da evolução tecnológica para o agronegócio

A evolução da agricultura e da pecuária é influenciada diretamente pelas revoluções industriais. No contexto histórico, antes da Primeira Revolução Industrial, todo o trabalho rural contava com o apoio de animais, principalmente para a força de tração do arado no campo.

Após o século 18, a Primeira Revolução Industrial permitiu a mecanização da produção com as máquinas a vapor, que podiam chegar a pesar 20 toneladas, mas já traziam muito mais agilidade para as tarefas.

No século 19, a introdução do motor a combustão marcou a Segunda Revolução Industrial, e o campo trocou a força animal por máquinas movidas a gasolina, junto aos fertilizantes e defensivos mais avançados.

A Terceira Revolução Industrial aconteceu no século 20, trazendo com ela as tecnologias da informação e comunicação, com softwares capazes de otimizar a produtividade no campo por meio da automatização de processos.

Finalmente, a Quarta Revolução Industrial aporta a hiperconectividade, que utiliza a tecnologia para conectar todos os sistemas da cadeia produtiva em tempo real, permitindo manter a presença no campo, sem a necessidade de um trabalhador in loco, graças às possibilidades de tornar os processos autônomos e inteligentes.

Assim, a Agricultura Digital traz as tecnologias para o que é Agricultura 4.0 hoje, aprimorando a Agro Indústria 4.0.

Tecnologia 4.0 Agricultura 

A Revolução Agro 4.0 oferece grandes benefícios ao produtor, por meio das principais tecnologias Agro 4.0, que permitem a automatização de diversas operações no campo.

  • A gestão baseada em dados relaciona-se ao Big Data e permite a análise e observação de informações para a identificação e diagnóstico de padrões de comportamento, com o objetivo de evitar riscos, prejuízos e, até mesmo, tragédias. Como exemplo, temos os sensores inseridos no solo capazes de atestar sobre a sua qualidade para o plantio da safra. Outro exemplo é a análise do clima com a respectiva coleta de dados metereológicos, que também ajuda a avaliar as condições para as operações do campo, desde o preparo do solo e adubação, até a semeadura, a colheita e, principalmente a irrigação. Desta forma, as ameaças de perda de produção por fenômenos climáticos são reduzidas.
  • Com a Internet das Coisas (iOT), os recursos computacionais, aliados às técnicas de análises e à conectividade entre dispositivos, é possível automatizar até mesmo a comunicação entre máquinas (M2M), facilitando a irrigação, o cultivo, o controle de pragas e inúmeras outras atividades que podem ser realizadas por meio de drones, sensores e GPS.
  • A biotecnologia, aliada à câmeras inteligentes com reconhecimento de face e diagnósticos de qualidade, é capaz de otimizar a produção de plantas e do controle de pragas e plantas daninhas, melhora a adubação do solo, além de permitir um maior controle de pestes e doenças nos animais, impedindo a transmissão da infecção ao resto do rebanho.

Sendo assim, as novas tecnologias 4.0 permitem que a produção aconteça a partir de novas ferramentas e técnicas, oferecendo ao produtor rural alternativas mais sustentáveis. 

VEJA TAMBÉM

MP do Agro e o acesso ao crédito rural privado para produtores rurais

Lei do Agro amplia o crédito para o agronegócio

MP aprovada pode ampliar o financiamento no agronegócio em R$ 5 bilhões

Agricultura 4.0 e MP do Agro revolucionando negócios do campo

Agro 4.0 Benefícios

A Agricultura 4.0 avança e traz ganhos aos produtores dos mais diversos segmentos do agronegócio.

  • Aumento da produtividade;
  • Monitoramento das operações;
  • Presença no campo;
  • Reduz desperdícios;
  • Reduz gastos;
  • Aumenta a profissionalização do setor.

Embora muitos acreditem que as novas tecnologias vieram para “roubar” o trabalho das pessoas, a verdade é que novas formas de trabalho estão surgindo. Quem antes arriscava sua saúde durante a pulverização das plantações, agora pode fazê-lo de forma automática e muito mais eficaz com o uso de drones e GPS.

Agricultura Digital Realidade e Tendências

A Agricultura Digital no Brasil pode ser considerada em um nível avançado, especialmente com a criação de cada vez mais agritechs, produtos e equipamentos para a agricultura de precisão.

Principalmente com a MP do Agro entrando em vigor com a Lei nº 13.986/2020, a expectativa é de ainda mais investimentos em inovação no Agro 4.0, especialmente com a permissão para que o agronegócio possa captar recursos internacionais.

Mas a burocracia excessiva causa enormes entraves e bloqueia as operações, especialmente quando relacionada à abertura de crédito.

Para acompanhar o ritmo do crescimento e seguir com a presença no campo, é preciso que o agronegócio também considere a automatização dos processos documentais.

A Docket desenvolveu uma tecnologia capaz de acelerar a esteira de rentabilidade de grandes empresas do agro, O Shopping de Documentos.

Shopping de Documentos

Com o Shopping de Documentos, mais de 200 tipos de documentos em todo o Brasil podem ser encontrados e emitidos de forma automática.

A interface de relatórios do Shopping de documentos possui um layout intuitivo e traz funcionalidades que vão otimizar o uso diário da plataforma, dentre as quais se destacam:

Recorrência

Ideal para atender a demanda de documentos que precisam ser solicitados com certa frequência. Ao programar uma recorrência, seus documentos serão solicitados na Docket novamente de maneira automática.Você pode configurar as recorrências de acordo com as suas necessidades.

Análise de Matrículos de Imóveis

Análises de matrículas e certidões essenciais para obtenção de crédito em grandes empresas, as informações contidas em documentos são fundamentais para as decisões estratégicas em diversos departamentos.

Alerta de Pendências

Os alertas de pendências são funcionalidades que avisam caso haja algum gravame nas documentações. As correções podem ser feitas diretamente na plataforma.

Produtos e funcionalidades como estas podem colaborar significativamente com o avanço das operações do agronegócio. Saiba mais como a Docket vem ajudando este segmento. Acesse nossa página de cases de sucesso ou fale conosco!

Visited 15 times, 1 visit(s) today