5 estratégias para otimizar processos de gestão em construtoras

13/10/2020
Leitura em: 5 minutos
Categorias:
estratégias para otimizar os processos de gestão em construtoras

Aprender a otimizar processos de gestão em construtoras é uma tarefa muito importante para esse ramo. Esse é um grande desafio que exige boas estratégias e artifícios que tornem as atividades melhores e as operações, mais eficazes.

É importante destacar o papel da tecnologia para otimizar processos de gestão em construtoras. Ela pode minimizar os gargalos no cotidiano das empresas. Questões como o desperdício de materiais, o mau gerenciamento dos processos e a falta de eficiência na relação com os fornecedores são alguns exemplos de situações que prejudicam o desenvolvimento empresarial.

Além da tecnologia, também existem outras práticas que ajudam a desenhar processos e fazer com que as construtoras alcancem resultados expressivos. Continue com a gente e boa leitura!

1. Invista em planejamento

Apesar de parecer um pouco óbvio, sempre vale a pena destacar que o planejamento é a base para o sucesso empresarial. Muito mais do que o planejamento diário e semanal, é importante se dedicar a um plano para médio e longo prazo. Ele deve contemplar os possíveis cenários: satisfatório, mediano e insatisfatório, com planos de ação para cada um.

Lembre-se de que um planejamento macro é mais eficiente e ajuda a construtora a prever situações que podem influenciar em seu rendimento e, inclusive, afetar o andamento das obras.

2. Pense em redução de custos eficiente

A redução de custos está sempre entre as preocupações de empresários e gestores. Em geral, a maneira mais eficaz de se reduzir custos é por meio do monitoramento constante de gastos. Com os dados em mãos, antecipe-se aos problemas e invista no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, adotando práticas de conscientização e combate ao desperdício.

3. Trabalhe com base em dados

Os dados são muito valiosos para as empresas. E aquelas que trabalham com base em informações precisas e atualizadas sobre seu negócio conseguem ter uma eficiência maior. Mas como fazer isso? O ideal é apostar em uma ferramenta para reunir, organizar e armazenar essa base de dados. Por meio dessa gestão automatizada e otimizada, você terá em mãos tudo de que necessita para planejar sua atuação e aumentar a rentabilidade da empresa.

4. Implemente um software de gestão

Como adiantamos anteriormente, é importante destacar o papel da tecnologia na otimização dos processos de gestão em construtoras. Nada mais oportuno e interessante do que implementar um software de gestão. Essa ferramenta automatiza todo o controle dos processos, gera relatórios e ajuda o gestor a tomar sempre a decisão mais vantajosa para a empresa.

É preciso enfatizar que a aplicação dessa tecnologia ao cotidiano do negócio facilita bastante a vida dos gestores. Isso porque o recurso elimina o tempo perdido com atividades muito operacionais, libera espaço na agenda e aperfeiçoa a tomada de decisões e o foco em ações mais estratégicas.

5. Trabalhe com o ciclo PDCA

Você já ouviu falar no ciclo PDCA? Ele pode ser usado em diversos setores de uma construtora e basicamente se resume aos processos de planejar, executar, verificar e corrigir (a sigla vem do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust).

Com a aplicação dessa metodologia na gestão dos processos, você atua de maneira precisa e segura. Todas as ações passam por um processo de planejamento antes de serem executadas. Em seguida, é feita a verificação dos resultados e, por final, a correção das falhas. Esse ciclo visa a melhoria contínua não só dos processos de gestão em construtoras, mas de processos em diversas áreas. O objetivo é eliminar os gargalos de eficiência e tornar a gestão empresarial mais produtiva.

Gostou do artigo? Então conheça nossa plataforma e assine nossa newsletter para receber mais posts sobre documentação e gestão!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Recuperação Judicial Empresarial: o que é e passo a passo para fazer!


A recuperação judicial é a última alternativa para empresas que estão passando por uma crise econômica. Ela dá ao devedor a oportunidade de apresentar um plano de reabilitação sem ser necessário abandonar as operações ou requerer falência.

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!