A matrícula de imóvel é um dos documentos mais necessários, sobretudo no ramo imobiliário e em operações que envolvem imóveis.
Primeiramente, é necessário saber que esse documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis.
Para se ter uma ideia, as informações contidas nele são tão valiosas que ele é considerado uma “Certidão de Nascimento do imóvel”.
Afinal, o que é matrícula de imóvel?
Na matrícula de imóvel constam todas as informações sobre o histórico do terreno ou da propriedade, tais como endereço completo e dados do(s) proprietário(s), além de trazer as averbações sobre compras e vendas, ações judiciais e qualquer outra ocorrência que envolva o imóvel.
O número da matrícula, o qual identifica legalmente o imóvel, é atribuído de acordo com o Registro de Imóveis do município em que o bem se encontra e é registrado em livro próprio. Assim, como esses dados são públicos, a matrícula pode ser consultada sempre que necessária.
O histórico do imóvel é registrado a partir das averbações lavradas na matrícula do imóvel. A averbação torna pública todas as alterações no imóvel: construção, benfeitoria, desmembramento, alteração do nome da rua onde o imóvel foi construído, alienação fiduciária e outras.
Qual a importância da matrícula de imóvel?
O primeiro ponto que torna a certidão de matrícula de imóvel importante é que não é possível realizar nenhuma transação relacionada ao imóvel sem esse documento. Ou seja, sem a matrícula, você possui o imóvel, mas não está autorizado a tomar alguma decisão que o envolva. Essa regra vale para propriedades residenciais e comerciais, tanto de caráter físico ou jurídico.
Em uma operação de compra e venda, por exemplo, se o comprador não registra o imóvel no seu nome, perante a lei, o vendedor ainda é o proprietário. Isso significa que todas as implicações jurídicas são imputadas à propriedade. Então, é essencial que o registro de imóvel seja adquirido pelo comprador no ato da aquisição juntamente com a escritura.
Ao adquirir um imóvel, o comprador precisa verificar todo o histórico para entender se ele está fazendo ou não um bom negócio. Com a matrícula do imóvel, é possível identificar se a propriedade realmente está em nome da pessoa que está negociando o bem. Para tornar essa validação mais rápida e segura, a dica é investir em um advogado especializado.
Vale lembrar que a certidão de matrícula de imóvel também é crucial em operações de liberação de crédito ou financiamento – já que diversas pessoas utilizam ou pretendem utilizar o imóvel como garantia.
Um dos documentos avaliados é a matrícula de imóvel, a fim de saber se já existe algum tipo de averbação na propriedade. Essa é uma das principais etapas e na qual as operações, em geral, travam por falta de aprovação ou por falta da apresentação do documento.
Qual a diferença entre matrícula de imóvel e escritura?
Como explicamos acima, a matrícula de imóvel é o documento que atesta a existência da propriedade e em que consta todo o seu histórico, inclusive confirmando os nomes de todos os proprietários anteriores e atuais.
A escritura pública é confundida com a certidão de matrícula de imóvel justamente porque é documento público oficial que transcreve a transação imobiliária entre vendedor e comprador.
Entretanto, sua lavratura não garante que o comprador se torne o proprietário do imóvel. Afinal, a função do documento não é transferir a propriedade, mas sim gerar direitos.
Precisa de muita documentação e não quer passar pela burocracia dos cartórios? Conheça os serviços da Docket e saiba como podemos te ajudar.
Sobre a Docket
A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.
O Shopping de Documentos, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 80%.
Já a ferramenta de Alvarás e Licenças, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.
Por fim, a R.E.A (Real Estate Analysis) faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.
Estou tentando vender um imóvel de herança meus pais faleceram e não tiraram a escritura do imóvel terminei o inventário em novembro por favor me orientem agradeço
Bom dia, Patricia, espero que esteja bem. Sugiro ler este artigo, que pode te ajudar a encontrar um caminho: https://blog.docket.com.br/matricula-de-imovel-o-que-e-onde-emitir/.
Boa sorte.
Obrigado pelas informações as dúvidas sobre matrícula do imóvel foram esclarecidas.
Nós que agradecemos seu feedback, Terezinha! Ficamos felizes em poder contribuir!
Informações valiosíssimas!
Obrigada por compartilhar.
Estou mesmo procurando um imóvel e agora já sei o que perguntar para iniciar a negociação.
Vocês dão assessoria para a compra do imóvel também?
Muito obrigada
Olá, Jéssica, agradecemos seu feedback. Ficamos felizes em poder contribuir. Neste momento ainda não oferecemos o serviço de assessoria para a compra de imóveis, mas colaboramos com todas as operações que dependem de documentos para CNPJs.