Big Data no agronegócio: tudo que você precisa saber

17/02/2022
Leitura em: 9 minutos
Categorias:
Big data no agronegócio: tudo que você precisa saber

TL;DR: O uso do Big Data no agronegócio tem se tornado vital neste setor, influenciando os rumos de negociações, diminuindo riscos de operações e aumentando a eficiência, além de ser determinante para a tomada de decisões. 

Neste artigo, você vai encontrar o conceito de Big Data, a importância dessa tecnologia no agronegócio e os benefícios em diversas etapas da cadeia produtiva. 

O que é Big Data?

Antes de falar sobre Big Data no agronegócio, precisamos entender o conceito desse termo. Big Data é um mecanismo estratégico de análise, por meio de um grande volume de dados que transitam no meio digital. 

É uma estratégia importante para coleta, organização e interpretação de informações para geração de insights valiosos. Baseado em cinco princípios — velocidade, volume, veracidade, variedade e valor — o Big Data usa as informações coletadas em tempo real para gerar conhecimento sobre aquele assunto. 

Como os dados são estruturados na nuvem, eles podem ser consultados de vários lugares, o que é útil para acessá-los seja dentro da lavoura até na sede do negócio. Resumindo, o Big Data é utilizado para fins de rastreabilidade, predição e gerenciamento de sistemas produtivos. 

Algumas das principais utilidades para o Big Data no agronegócio são: geolocalização, características do solo, históricos de consumo de água e rotação de cultura. Além disso, é possível operar qualquer tipo de registro digital. 

Quando aplicado à agricultura de precisão, é possível otimizar o uso de máquinas para adubos e sementes. Outra importante utilidade do Big Data é a previsão de ameaças e vulnerabilidades, sendo possível planejar ações preventivas para evitar prejuízos

Agricultura digital: uma tendência moderna 

A tecnologia do Big Data no agro vai de encontro com uma tendência chamada de agricultura digital, visto que por meio dela é possível gerar informações essenciais para as etapas produtivas. Desde o campo até o consumidor final, ela possibilita a tomada de decisões em tempo real, tornando o negócio mais sustentável e menos suscetível a erros.

Portanto, o Big Data faz parte da agricultura digital, ajudando, principalmente,  na agricultura de precisão. Com a automatização e troca de dados, a tecnologia entra para traduzir tudo isso em ações de melhoria. Assim, quanto maior o número de dados capturados, mais precisas serão as análises para diminuir custos e prever tendências. 

Junto à telemetria — tecnologia que permite a coleta e o compartilhamento de informações sobre equipamentos, veículos e máquinas de forma remota — o Big Data no agronegócio ainda pode auxiliar na avaliação do desempenho, velocidade e desgaste de equipamentos, enviando ao operador informações para que sejam feitas as manutenções necessárias.

O que é agricultura de precisão?

A agricultura de precisão é uma tecnologia que ajuda a aumentar a produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais. Assim, torna-se uma aliada para gestão de lavouras, em que as ferramentas tradicionais são substituídas por máquinas com sensores que coletam dados sobre o ambiente e seu comportamento. 

Esses sensores podem ser, por exemplo, termostatos para regulação de temperatura ou algoritmos para implementação de estratégias para proteção dos cultivos. Combinada com tecnologias como o Big Data, contribui para o rápido desenvolvimento da agricultura inteligente. 

Portanto, com a agricultura de precisão, a tomada de decisão é otimizada e ao ser utilizada corretamente, também reduz os custos de produção, além de proteger o meio ambiente.

Benefícios do Big Data no agronegócio

Para manter a operação funcionando, é essencial fazer a análise de dados na hora da tomada de decisão. Usando o Big Data, as escolhas são ainda mais assertivas e os benefícios visíveis. Veja os principais a seguir. 

Controle das operações a distância

Por meio do Big Data, o produtor acompanha em tempo real o que está acontecendo, mesmo que a distância. Assim, pode analisar os indicadores e garantir maior qualidade de qualquer lugar. Isso serve para otimizar o tempo para se dedicar também a outras funções do negócio.

Previsão de infestação de pragas

Já pensou em conseguir antecipar a probabilidade de infestação de pragas na sua plantação? Com o Big Data, é possível. Isso porque são simuladas hipóteses para a ocorrência de uma doença específica, então você consegue saber quando pulverizar sem uso exagerado de defensivos e produtos químicos ou biológicos.

Redução de custos

Usando a inteligência fornecida pelos dados, as tomadas de decisão são mais racionais, impactando na queda do consumo de água, fertilizantes e outros insumos, além de uma redução de custos operacionais, o que ocasiona, por consequência, o aumento dos lucros.

Mais eficiência nas operações 

Outro benefício do Big Data no agronegócio é o aumento da produtividade. Já que a análise de dados auxilia na identificação de gargalos no processo produtivo, o produtor rural pode fazer as otimizações necessárias para ter ainda mais sucesso nas operações. Um exemplo dessa otimização é a reorganização dos ciclos de plantio de modo a assegurar a recuperação do solo para a próxima safra.

Big Data no cumprimento da agenda ESG

Para um agronegócio cada vez mais sustentável, a tecnologia é a chave para o sucesso. Por isso, os produtores rurais precisam ficar cada vez mais atentos no valor que a empresa gera, em que ela é pautada, não só economicamente, mas também nas causas sociais e ambientais.

Por isso, a implementação da agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) é fundamental e estabelece metas com foco na sustentabilidade. As práticas são um grande desafio para o agronegócio, mas a adoção do Big Data pode facilitar o processo. 

Com essa estratégia, é possível capturar informações ambientais, como emissão de carbono e consumo de energia, calcular estatísticas relacionadas à diversidade dos colaboradores e rastrear contribuições para a empresa sobre transparência e práticas trabalhistas, por exemplo. Assim, os dados ESG indicam o contexto da sustentabilidade do negócio.

A análise de dados ESG pode ser feita para comprovar o desempenho dos negócios e verificar o andamento das metas, gerar informações sólidas e confiáveis que garantem aos investidores uma organização próspera com potencial de crescimento e a manutenção da documentação em dia frente às políticas governamentais para certificar que a empresa está em conformidade com a legislação.

Aplicação de tecnologias no agronegócio

Como você pode perceber, a tecnologia é uma excelente aliada para o agronegócio. Além da otimização nas etapas que falamos acima, é possível ter resultados melhores no desenvolvimento das operações e negociações que envolvem documentos. 

A cadeia produtiva possui diversos processos, começando na originação de grãos, passando por barter, crédito rural e exportação. Além disso, cada etapa depende de documentação e trâmites específicos para que as operações sejam concluídas com regularidade. 

Pensando no progresso do agronegócio brasileiro, a Docket criou soluções que atendem o setor, de ponta a ponta, em jornadas operacionais que necessitam de documentos.

O Shopping de Documentos é uma solução completa que permite a emissão de mais de 200 tipos de documentos em mais de 80% dos municípios do país. Temos parceria com os principais órgãos e cartórios da região Sul, Centro-Oeste, Norte e Matopiba, que são áreas importantes para o agronegócio. 

Com a ferramenta, além de emitir os documentos, é possível separá-los por centro de custo, visualizar de forma rápida e simples a positividade das certidões e gerenciar e analisar essas informações por meio de relatórios.

Quer saber mais sobre a nossa solução? Acesse o site e saiba mais. 


Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!