Soluções para a operação de crédito rural

12/11/2021
Leitura em: 10 minutos
Apesar de extremamente burocrático, o acesso ao crédito rural pode ser descomplicado com a Docket!
Apesar de extremamente burocrático, a operação de crédito rural pode ser descomplicada por meio de ferramentas tecnológicas| Agronegócio | Docket

A operação de crédito rural é um tipo de empréstimo bancário que visa atender às necessidades financeiras de produtores rurais e contribui para o aumento da produtividade no campo e para a geração de renda e empregos no setor.

O agronegócio participa de pelo menos 25% de todo o PIB brasileiro, um dos setores mais cruciais da nossa economia. Sobretudo, as operações envolvendo o crédito rural ainda são muito difíceis de serem executadas.

Para se ter uma ideia, nesse sentido, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), quase 40% dos produtores rurais desistem pela alta burocracia.

Operação de crédito: como funcionam para o agronegócio?

Antes de mais nada, precisamos entender qual é a operação do setor de agronegócio. O crédito rural é uma categoria de financiamento que ajuda os produtores rurais subsidiando as despesas que podem ser investimentos em máquinas e equipamentos, bens, serviços ou o custeio do ciclo produtivo. 

Desse modo, existem algumas linhas de crédito mais comuns, que permitem que a produção continue sem prescindir do capital de giro. Elas são:

Operação de crédito: quais os documentos comuns para fazer a solicitação no agro?

Primeiramente, é necessário saber que o Manual de Crédito Rural (MCR) mostra alguns documentos comuns para as principais modalidades desse financiamento, como:

  • Contrato de parceria ou de arrendamento; 
  • Matrícula da propriedade;
  • Imposto territorial (ITR);
  • Certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR);
  • Outorga de uso da água;
  • Declaração ambiental.

Contudo, além desses documentos, ainda podem ser exigidos documentos de comprovação para:

  • Idoneidade do produtor;
  • Apresentação de orçamento, plano ou projeto, salvo em operações de desconto;
  • Oportunidade, suficiência e adequação dos recursos;
  • Observância de cronograma de utilização e de reembolso;
  • Fiscalização pelo financiador;
  • Liberação do crédito diretamente aos agricultores;
  • Observância das recomendações e restrições do zoneamento agroecológico e do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

A burocracia como entrave para a operação de crédito rural

Todo o processo para se ter acesso ao crédito rural é extremamente moroso e burocrático, o que leva a muitas desistências.

No Brasil ainda é muito difícil conseguir o financiamento agrícola, tanto que mais de 38% dos agricultores nunca tiveram acesso, segundo pesquisa da CNA (Confederação Nacional de Agricultura), pois costuma ser bastante desafiador.

Como acabar com a burocracia que atrapalha a operação de crédito rural?

O atual cenário precisa mudar urgentemente, já que estamos falando de um dos principais setores da economia brasileira. 

Seja como for, os bancos de crédito rural e outras instituições fazem a operação também encontram barreiras na jornada operacional. Isso porque eles ficam responsáveis por conseguir os documentos para a formalização do acordo, como:

Além disso, a demora para conseguir as informações e a dificuldade na análise aumenta o risco de erros e geram problemas que afetam os dois lados, como falta de comunicação e atrasos.

Vale lembrar que a Cédula de Crédito Rural (CCR) só pode ser emitida depois que todos os registros estiverem em ordem e dentro do prazo de validade.

Tecnologias que agilizam a esteira da operação do crédito rural

A operação de crédito é fundamental para ser investido em máquinas e equipamentos, aquisição de insumos, implantação de novas culturas, construção de armazéns e silos, irrigação, entre outros | Agronegócio| Docket

Primordialmente, o acesso ao crédito rural envolve um longo processo de comprovações e certidões que dificultam a conclusão da operação.

Do mesmo modo, o trabalho de busca e pré-análise de documentos também envolve a logística de ida em cartórios e órgãos públicos espalhados por todo o país. 

Por conta disso, na Docket, otimiza as operações mais importantes do agronegócio, simplificando todos os procedimentos de busca, gestão e pré-análise de documentos em todo o Brasil. 

Ou seja, é preciso conhecer funcionalidades que sejam capazes de facilitar a jornada de operações de ponta a ponta.

  1. R.E.A.
  2. Solicitações
  3. Lista de pedidos
  4. Alerta de pendências
  5. Recorrência
  6. Status do documento
  7. Kits
  8. Interface de relatórios
  9. Grupos
  10. Centro de custo 
  11. Visualizador de documentos
  12. Módulo Administrador

Caso contrário, a falta de familiaridade com os documentos exigidos e o desencontro de informações podem gerar mais de 60 dias de burocracia.

1. R.E.A. 

Desenvolvida exclusivamente pelo time de inteligência artificial da Docket, a funcionalidade R.E.A gera mais assertividade na identificação de gravames em matrículas de imóveis e economia de tempo com análise documental, pois realiza a pré-análise de dezenas de páginas de matrículas de imóveis em minutos.

Agora é possível identificar ônus como alienações fiduciárias e hipotecas com alta precisão. 

2. Solicitações

Gerencie todas as informações necessárias para a operação de crédito rural na nossa plataforma, desde a emissão das certidões até a análise de relatórios de forma organizada e otimizada, sem necessidade de deslocamento para os cartórios e gastos com impressão. Eles ficam disponíveis para download quantas vezes você precisar. 

3. Lista de pedidos

Monitore seus pedidos de forma eficiente visualizando informações como status, pendências, vencimentos e gravames. Com a exibição da lista você ainda pode filtrar os pedidos e ganhar mais assertividade na pesquisa, aumentando a produtividade do seu time de backoffice. 

4. Alerta de pendências

Essa funcionalidade ajuda a manter as solicitações em andamento, identificando se existe algum impedimento e qual é. Caso alguma informação esteja incorreta ou faltando, o sistema emite um alerta automaticamente, possibilitando que as devidas correções sejam feitas diretamente na plataforma. 

5. Recorrência

Algumas certidões têm data de validade e precisam ser renovados com uma certa frequência, como a CND (Certidão Negativa de Débito), por exemplo, que costuma valer por até 180 dias depois de emitida.

Por meio da plataforma é possível programar a emissão de documentos recorrentes conforme a periodicidade necessária, para que sejam enviados automaticamente ao sistema.

6. Status do documento

Com esse recurso você consegue verificar se um documento tem seu resultado Positivo ou Negativo em poucos segundos. A tela de pedidos exibe automaticamente o status do documento, o que garante mais agilidade para as análises. 

7. Kits

Nós entendemos que em uma operação de crédito rural o volume de documentos é muito grande. Por isso, pensamos em uma solução para otimizar ainda mais a sua organização. Com os kits você garante a segurança das informações, redução de erros e a economia de infraestrutura física. 

8. Interface de relatórios

Aqui você gerencia e analisa as informações mais importantes para sua equipe em um dashboard simples e intuitivo, com um relatório que fica pronto em minutos. Isso facilita bastante a gestão das suas operações.

Sendo assim, é possível criar relatórios personalizados com as informações que você precisa!

9. Grupos

Essa função é muito útil para definir critérios de privacidade e permissões de usuário, ou seja, você pode configurar os grupos e a quais informações eles terão acesso. Assim, a segurança das informações é garantida e o gerenciamento de custos centralizado e auditável. 

10. Centro de custo 

Com o Shopping de Documentos também é possível ter uma visão holística das finanças. A funcionalidade do centro de custo garante um controle total na alocação de recursos e a divisão de faturamento por áreas.

Dessa forma, é possível criar um fluxo de aprovação de pedidos para que as gerências tenham um melhor controle do seu orçamento. 

11. Visualizador de documentos

Você não precisa sair da plataforma para ver o documento: é possível fazer uma leitura completa dentro da nossa solução.

Assim, fica mais fácil obter informações detalhadas e apontamentos da nossa inteligência artificial, a R.E.A., que mostra os principais gravames. Também fica indicado se o documento é um pedido recorrente. 

12. Módulo Administrador

Esse recurso garante controle total no gerenciamento das informações dentro da plataforma. Você pode organizar solicitações, documentos e certidões por tipo de operação, bem como criar personalizações para o seu negócio.

Além disso, é possível elaborar categorias de acesso com diferentes níveis de permissionamento e funcionalidades.

Sobre a Docket

A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.

Shopping de Documentos, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 80%.

Já  a ferramenta de Alvarás e Licenças, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.

Por fim, a R.E.A  (Real Estate Analysis) faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.

Deixe um comentário:

    Você também pode gostar

    Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
    Cadastrado com sucesso!