Política de Cookies

Written by 09:51 Gestão, Operações

Como as metodologias ágeis auxiliam as operações financeiras?

As metodologias ágeis visam contornar problemas da gestão tradicional. Veja como aplicar nas operações financeiras!

Como as metodologias ágeis auxiliam as operações financeiras?
A metodologia ágil é uma forma de gerir projetos que permite executar ajustes  e melhorias ao longo do desenvolvimento de projetos | Operações | Docket

As metodologias ágeis visam contornar problemas da gestão tradicional e podem ser aplicadas, também, para aprimorar as operações financeiras.

Antes de mais nada, precisamos destacar que existem duas palavras que sempre estão relacionadas a um negócio de sucesso. Elas são agilidade e eficiência.

Por isso, é importante conhecer estratégias para alcançar esses objetivos, como as metodologias ágeis.

Esse método não é apenas um conjunto de práticas, mas também uma filosofia que envolve todos os colaboradores da empresa em prol de um objetivo em comum, que é o sucesso. Ele ensina uma nova forma de enxergar problemas e desenvolver soluções. 

Quer saber mais como as metodologias ágeis auxiliam as operações financeiras? Confira o artigo que preparamos para você e fique por dentro de tudo o que precisa sobre o tema.

O que são metodologias ágeis?

Os métodos ágeis surgiram na indústria de Tecnologia da Informação com o objetivo de solucionar problemas comuns no gerenciamento de projetos, como as longas etapas de produção sem entregas definidas, os problemas na comunicação e o desalinhamento entre equipe e cliente.

Por isso, outras indústrias rapidamente adotaram esses métodos. Os mais comuns são Scrum; Feature Driven-Development (FDD) e Scaled Agile Framework (SAFe).

Ainda assim, entre o início e o fim de um projeto várias coisas são prováveis de acontecer e o prazo pode durar anos.

Então, desenvolver métodos inteligentes e eficientes para contornar esses problemas e simplificar a solução deles era uma necessidade para gerar impactos positivos, assim surgem os métodos ágeis.

Ao contrário dos modelos tradicionais, as metodologias ágeis sugerem ciclos de desenvolvimento mais curtos, com entregas bem delimitadas e foco na melhoria contínua dos processos.

Dessa forma, ficou mais simples de identificar erros e falhas da execução do projeto e mais fácil de fazer adaptações. Como exemplos de métodos ágeis, pode-se citar o Scrum, o Kanban, o Lean e muitos outros – sobre os quais vamos falar nos próximos parágrafos.

Metodologias ágeis e o Manifesto Ágil

A publicação do Manifesto Ágil aconteceu em 2001, logo quando surgiu o conceito de metodologias ágeis. Ele foi elaborado por um grupo de programadores que propõe, em resumo:

  • Interações dos indivíduos mais relevantes que ferramentas e processos de execução;
  • Funcionamento de softwares mais importante que o uso abrangente de documentações;
  • Colaboração com o cliente mais relevante que contratos e negociações;
  • Capacidade de adaptação mais relevante do que seguir o plano inicial definido.

Em outras palavras, podemos dizer que a prioridade da metodologia ágil é a capacidade de análise e leitura de cenários, a partir dos quais será possível avaliar o andamento dos processos e fazer as correções necessárias. Tudo isso com eficiência e clareza.

E-book sobre documentações no setor bancário.
Descubra tudo sobre a gestão de documentos no setor bancário neste e-book.

Vantagens de usar as metodologias ágeis em operações financeiras

Como dissemos, a metodologia ágil surgiu na área de Tecnologia da Informação, mas vem sendo utilizada em diversos setores, como nas operações financeiras para melhorar a gestão de projetos.

A implementação de uma gestão eficaz e bem estruturada é um dos principais desafios do cotidiano administrativo, já que o departamento financeiro é um dos pilares do crescimento de uma empresa.

Assim, as metodologias ativas tem uma proposta de criar um planejamento estratégico, dividindo as tarefas complexas em subetapas, que também são realizadas por equipes enxutas focadas especificamente naquela tarefa.

Ao contrário do que acontece na gestão tradicional, em que as metas são definidas na totalidade, na metodologia ágil a ideia é adaptar as execuções a partir do desenrolar de cada etapa, de maneira contínua e organizada.

Como resultado, as tarefas são desenvolvidas com eficiência e controle em um sistema de gestão voltado para a eficiência. Continue a leitura para entender as vantagens do método ágil para o setor financeiro!

Controle de custos

O controle de custos é uma consequência da boa aplicação da metodologia ágil. Isso porque com a utilização de recursos tecnológicos e a otimização de processos deve haver também uma redução de custos.

Com maior foco em entender as necessidades do cliente e uma comunicação mais alinhada à equipe, a tendência é que novos negócios sejam gerados.

Redução de riscos

Por ser dividida em pequenas etapas, os riscos de execução são minimizados consideravelmente, já que as equipes dedicadas estão focadas em uma só tarefa e caso haja qualquer problema ele pode ser identificado e corrigido de forma rápida e eficaz.

Aumento da produtividade

Outro grande benefício visível é o aumento da produtividade, já que cada profissional vai saber precisamente qual a sua função e o objetivo do trabalho que está sendo executado, fazendo parte de um desenvolvimento bem-sucedido de cada etapa no processo.

Deste modo, os colaboradores tendem a se sentir mais engajados, aumentando o potencial de produção e auxiliando no planejamento traçado naquele momento. 

Metodologias ágeis: como agilizar as operações do mercado financeiro?

Finalmente, agora que mostramos quais os benefícios que a metodologia ágil traz para o setor financeiro, vamos mostrar os passos básicos para a aplicação eficiente do método. Confira a seguir!

Definição da metodologia

Antes de tudo, o primeiro passo é definir qual metodologia dentro dos métodos ágeis é o mais adequado para a gestão da empresa.

Como mencionamos, existem vários métodos disponíveis no mercado e é necessário entender cada um para saber qual o melhor especificamente para o funcionamento do negócio. 

Treinamento da equipe

É importante definir qual a metodologia usada e garantir que toda a equipe esteja preparada para executar da melhor maneira o que foi proposto.

Para isso, devem acontecer treinamentos periódicos para todos os colaboradores. 

Envolvimento das lideranças

A liderança de cada equipe tem um papel fundamental no sucesso do trabalho desenvolvido, por esse motivo é importante que os responsáveis se envolvam e entendam a melhor forma de motivar e manter a equipe engajada e produtiva. 

Use as ferramentas corretas 

A escolha das ferramentas de trabalho também são fundamentais para o sucesso da aplicação da metodologia ágil. Por meio de tecnologias como as da Docket, as operações financeiras podem ser otimizadas e o foco da equipe é direcionado para o crescimento exponencial. 

Com o controle de documentos cada vez mais seguros e ágeis, é possível contornar a burocracia e otimizar o tempo.

No Shopping de Documentos, é possível otimizar toda a gestão de processos que dependem de documentos, de ponta a ponta. 

Com tecnologia e infraestrutura, não é preciso mais se preocupar com deslocamento, burocracias de cartório e análises manuais, já que nossa solução traz tudo em um dashboard completo e personalizável.

Um exemplo sobre a utilização da nossa tecnologia nas operações do setor financeiro é a operação de solicitação de crédito. Isso porque quem busca o crédito precisa de celeridade no processo.

Dessa forma, entre a busca de documentos pelo cliente e a análise do time de backoffice do banco, pode durar mais de 90 dias. 

Com a Docket, a busca dos documentos é facilitada e o gerenciamento otimizado, acelerando o processo de obtenção de crédito podendo reduzir a operação para menos de 10 dias. Assim, você ganha mais eficiência e garante a satisfação do cliente. 

Sobre a Docket

A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.

Shopping de Documentos, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 80%.

Já  a ferramenta de Alvarás e Licenças, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.

Por fim, a R.E.A  (Real Estate Analysis) faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.

Visited 132 times, 2 visit(s) today