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Written by 18:02 Agronegócio, Gestão

Crédito Rural e a tecnologia como uma de suas vantagens

Descubra como acelerar o processo de crédito rural através da transformação digital.

Atualmente, tecnologia desempenha um papel importante no aprimoramento do acesso ao crédito rural
Atualmente, tecnologia desempenha um papel importante no aprimoramento do acesso ao crédito rural | Agronegócio | Docket

O crédito rural é um tipo de empréstimo oferecido pelo governo e instituições financeiras para incentivar a produção agrícola e pecuária no país.

Atualmente, a agropecuária é vista como uma das principais atividades da economia brasileira. Além disso, os seus  produtos consumidos internamente bem como exportados, o que exige investimentos nas propriedades e operações executadas. 

Devido à grande importância deste setor no atual cenário brasileiro, hoje vamos apresentar um breve manual do crédito rural e seus principais aspectos. 

Afinal, o que é crédito rural?

Antes de mais nada, é preciso entender que o crédito rural é um tipo de financiamento voltado para a agricultura, pecuária, pesca, agricultura e atividades relacionadas ao meio rural.

Ou seja, é fundamental para auxiliar produtores rurais, subsidiando despesas que vão desde o custeio de cada ciclo produtivo até investimentos em maquinários, bens e serviços.

Por isso é uma ferramenta importante para promover o desenvolvimento do setor agropecuário e contribuir para o aumento da produtividade e competitividade no campo. Seja para a melhoria da cultura do alimento ou para a compra de máquinas e equipamentos. 

Linhas de Crédito Rural

As linhas de crédito, são consideradas uma segurança para o produtor rural. Isso porque elas permitem que a produção siga sem que seja necessário abdicar do capital de giro. Elas são: 

Quais as vantagens do Crédito Rural para as financiadoras?

Por ser um mercado que cresce, mesmo em meio à crise – e que tem projetado suas commodities no mercado internacional de forma mais marcante – o agronegócio tem chamado muito a atenção de instituições financeiras.

  1. Securitização de recebíveis
  2. Vínculo de longo prazo 
  3. Abertura para oferta de novos produtos e serviços

Porém, não é só isso, já que o setor favorece algumas de suas operações oferecendo muitas outras vantagens, como:

1. Securitização de recebíveis

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) correspondem a um dos investimentos vinculados ao crédito agrícola. Sua aceitação no mercado financeiro é alta, pelo retorno e pelo lastro. Ou seja, é uma operação segura para o investidor.

Para as financeiras, é uma operação bastante vantajosa, que consiste na securitização dos recebíveis. Ou seja, a instituição tem uma carteira de clientes que atuam no Agronegócio.

Essa carteira tem um valor determinado em crédito disponibilizado, que será pago em um período previamente definido, por exemplo, 12 meses.

2. Vínculo de longo prazo 

O produtor rural depende de crédito no início do seu ciclo produtivo. Sendo assim, as supersafras do Brasil, se sustentam com financiamento. 

As instituições financeiras que apostam no crédito agrícola estabelecem um relacionamento que tende a ser duradouro com esses clientes, garantindo sua participação ativa no crescimento do Agronegócio. 

3. Abertura para oferta de novos produtos e serviços

O principal investimento do produtor rural se concentra na expansão da produção. Por isso, existem muitas oportunidades a serem aproveitadas com a oferta de produtos que ainda não fazem parte da cultura.

Ou seja, o crédito agrícola é um caminho para que as financeiras diversifiquem suas carteiras, atraindo clientes que mantêm a economia brasileira.

Documentos necessários para o Crédito Rural

O Manual de Crédito Rural (MCR) apresenta casos em que é obrigatória a apresentação de alguns documentos, como: 

  • Contrato de parceria ou de arrendamento; 
  • Matrícula da propriedade;
  • ITR – Imposto Territorial;
  • CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural;
  • Outorga de uso da água;
  • Declaração Ambiental; 
  • Entre outros.

Além destes documentos, o MCR ressalta que podem ser exigidos outros que comprovem:

  • Idoneidade do produtor;
  • Apresentação de orçamento, plano ou projeto, salvo em operações de desconto;
  • Oportunidade, suficiência e adequação dos recursos;
  • Observância de cronograma de utilização e de reembolso;
  • Fiscalização pelo financiador;
  • Liberação do crédito diretamente aos agricultores;
  • Observância das recomendações e restrições do zoneamento agroecológico e do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

Tecnologias que facilitam o acesso ao crédito rural 

Vimos que o acesso ao crédito rural é uma operação que envolve uma série de comprovações e documentações que podem atrasar e muito o acesso ao financiamento. 

Além do moroso trabalho de busca e pré-análise de documentos, ainda existe toda a logística de ida e vinda em cartórios e demais órgãos públicos.

A realidade é que ainda existem muitos erros nos processos que dependem de documento, entre eles podemos citar:

  • Processos manuais e controle por meio de planilhas que dificultam a visibilidade das informações;  
  • Custos com deslocamento e falta de padronização nos processos que geram imprevisibilidade orçamentária e gastos desnecessários; 
  • Depender de correspondentes terceirizados que podem atrasar as operações e acarretar na perda dos prazos. 

Com isso, a falta de familiaridade com os documentos e a descentralização de informações podem acarretar em mais de 60 dias de burocracia.

Para resolver este conflito, a Docket fornece ao mercado toda a infraestrutura para processos que dependem de documentação, de ponta a ponta, por meio da tecnologia.

Entre suas soluções podemos citar a R.E.A, que é uma Inteligência Artificial que realiza a pré-análise de dezenas de páginas de matrículas de imóveis em segundos, identificando gravames como alienações fiduciárias e hipotecas com mais de 90% de precisão, mitigando erros ou riscos de fraudes.

Dessa forma, a Docket consegue informar os números das páginas da matrícula onde os gravames foram localizados. Essas informações também ficam disponíveis direto na tela de pedidos.

Sobre a Docket

A Docket é uma empresa que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar as operações que dependem de documentos de ponta a ponta para as empresas em todo Brasil.

Shopping de Documentos, por exemplo, digitaliza e centraliza processos com documentos em um único lugar, diminuindo custos e reduzindo o tempo das operações em 80%.

Já  a ferramenta de Alvarás e Licenças, oferece ganhos operacionais para a gestão rápida e eficiente de documentos regulatórios, acabando de vez com problemas de perda de prazos.

Por fim, a R.E.A  (Real Estate Analysis) faz a leitura e pré-análise de matrículas de imóvel em menos de 1 minuto, identificando a presença ou não de gravames.


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