Highlights Conacredi 2020

04/12/2020
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O Conacredi é o maior evento sobre crédito para o agronegócio do Brasil. A edição de 2020 aconteceu no início de dezembro em um formato histórico: pela primeira vez, o Conacredi foi realizado online, 100% ao vivo.

Neste ano, tivemos a honra de patrocinar este grande evento, além de termos a representação do nosso CEO, Pedro Roso, ministrando uma palestra sobre a importância da digitalização do setor para otimizar a experiência de obtenção de crédito do produtor, bem como das operações internas das instituições financeiras.

A importância do crédito é como se fosse o combustível para o agronegócio do Brasil, imprescindível para o desenvolvimento do setor.

A jornada do crédito e da cobrança do agronegócio, discutindo o antes, durante e depois e as oportunidades do crédito 4.0.

Desafios da documentação para a gestão de risco

A análise de crédito é uma etapa fundamental no processo de concessão de crédito.

Em um país de proporções continentais como o Brasil, as características da concessão de crédito são extremamente particulares, como a ausência de balanço de BRE, por exemplo.

De acordo com o gerente de operações estruturadas da Belagrícola, Flávio Manuel Fontana, 77% dos módulos rurais são de pequenos produtores da agricultura familiar. Neste ínterim, tanto os produtores, quanto as instituições financeiras, enfrentam desafios para a análise e gestão de riscos devido a fragilidade e a qualidade da documentação cadastral, como a comprovação diária de plantio, ausência de matrícula do bem imóvel, muitas vezes oriundo de herança.

Entretanto, a credibilidade da informação é um dos pontos principais da concessão dos créditos, especialmente no agro, que possui áreas administrativas de perfis distintos.

Há grandes empresas de capital aberto, nas quais é possível se realizar análises mais detalhadas, graças à constância de auditorias que devem ser realizadas. Cooperativas também possuem balanços auditados, que permitem a verificação dos dados da composição da carteira e da alavanca financeira, dados de crédito, informações que ajudam no poder decisivo e dão um conceito sobre a capacidade de crédito possível.

Mas há casos de empresas que possuem dificuldades em termos de dados financeiros, como é o caso de revendas menores, com balanços que não mostram a capacidade total de se alavancarem e prejudicam as análises.

O diretor de crédito e cobrança da BUNGE da América do Sul, Sérgio Pigozzo, explica que as análises de crédito vão além de dados financeiros, buscam observar o posicionamento da empresa no mercado, as operações de administração da carteira de crédito e gestão de risco, histórico de produtividade, performance, e proteção às oscilações de commodities.

Por isso, a presença é um dos principais requisitos para evitar riscos. A tendência, principalmente com a nova MP do agro e o advento de novas tecnologias, é o fortalecimento cada vez maior do agro, principalmente com operações como barter sendo cada vez mais buscadas como forma de se protegerem do crédito e das oscilações de preços de commodities.

O principal risco é a questão da documentação, que deve ser segura, forte e próxima do produtor rural. Os negócios devem ser feitos e travados de imediato, com a maior certitude possível com relação ao contrato.

O Brasil ainda não possui uma segurança específica, especialmente na área de trade

Tudo que você precisa saber sobre Documentação no setor do Agronegócio

Antecipação de Recebíveis

O CEO da Terra Magna, Bernardo Fabiani, afirma que a antecipação de recebíveis é uma excelente forma de distribuição de balanço para o financiador, que pode oferecer uma taxa de juros atraente pelo distribuidor e mais opções de créditos.

Mas para conseguir, é preciso ter “a casa em ordem”, ou seja, manter a questão documental organizada.

Além do financiamento mais barato e de sair do risco, um dos benefícios é a operação sem regresso, que significa que aqueles recebíveis que estão na plataforma de balanço possam ser revisados, de acordo com o decorrer da safra. 

Isso quer dizer que, para o distribuidor, há a opção de transferência de risco, é possível ceder ou antecipar essa dívida com algum financiador.

Garantias de crédito

O gerente de gestão de riscos da Sumitomo Chemical , Erik Wadner, explica que a solução pode estar nas garantias, que devem ser sempre bem monitoradas para atender às características e formalidades necessárias, realizando os devidos registros nos cartórios competentes. 

Tipos de garantias no Agronegócio

  • Penhor Rural: Penhor Rural Agrícola, Penhor Rural Pecuário, Penhor Mercantil ou Industrial, Penhor de Direitos e Título de Crédito, Penhor de Veículos;
  • Hipoteca;
  • CPR – Cédula de Produto Rural;
  • Fiança;
  • Caução de Duplicatas;
  • Equipes Envolvidas;
  • Fases de Trabalho;

Sócio da Luchesi Advogados, o Dr. Antonio Freitas destaca que o avanço das tecnologias de informação e comunicação trouxe oportunidades de soluções que trazem mais celeridade aos processos burocráticos, como a assinatura eletrônica e o certificado digital, especialmente em tempos de COVID-19, com o objetivo de comprovar a autoria e integridade do arquivo. Outras pautas atuais e inovadoras são o Título de Crédito Eletrônico e Escritural, registros, plataformas eletrônicas e compliance.

Entretanto, o agronegócio continua sofrendo os impactos dos obstáculos, como a ausência de uma doutrina específica e uma jurisprudência morosa. O desafio é avançar em meio as novas leis e provimentos sancionados e aprovados ao longo do último ano.

Isso remete à importância de uma comunicação eficaz entre os departamentos jurídico, de crédito e comercial para a melhoria do processo de crédito se dá, principalmente, na necessidade de comprovar algo, caso ocorram impasses no negócio, assim como melhor entendimento das necessidades entre cada setor.

Uma das mudanças oriundas da nova MP do Agro, é a obrigatoriedade do Registro da CPR que, a partir de 1° de Janeiro, só será válido se for emitido por entidade autorizada pelo Banco Central.

Este registro específico tornou-se obrigatório devido à preocupação do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério da Economia de dar visibilidade e maior segurança ao mercado de crédito do agronegócio, garantindo mais transparência sobre as avaliações de risco e facilitando suas respectivas pesquisas e análises.

Presença

O decorrer de todo o Conacredi foi marcado por uma palavra recorrente: presença. 

É preciso estar presente em todos os processos do agronegócio para “garantir algo vivo, é preciso acompanhar como está”. 

A eficiência da garantia do crédito é muito maior enquanto a produção ainda está na lavoura.

Em uma escala básica, o durante tem como primeiro ponto, o plantio da cultura, acompanhamento fitossanitário e a colheita.

  • Plantio da Cultura: variedade da cultura, janela de plantio, resistência às adversidades (seca, tipo de solo), confirmação da área plantada versus área cedida em garantia.
  • Acompanhamento Fitossanitário: momentos exatos de fazer as aplicações de herbicida, fungicida, pesticida etc, no formato de uma atuação preventiva e não curativa.
  • Colheita: É necessário precisão para identificar o tempo ideal de início de colheita, conhecer a capacidade de colheita diária, bem como, a rede logística e armazenagem. Também é fundamental acompanhar e confirmar as entregas diariamente e contar com apoio jurídico para ação imediata sempre que necessário.

É importante que haja uma vistoria da lavoura pelo menos uma vez por semana.

Como manter presença no campo e segurança da informação? 

O CEO da Docket, Pedro Roso, esclarece que a forma com a qual as empresas tratam a digitalização de processos é fundamental para reduzir os custos e o tempo da jornada de obtenção de crédito.

Especialmente no meio do caminho, é necessário ter tecnologia para que os processos realizados através de planilhas de excel, trocas de e-mail e toda a cadeia desta jornada aconteçam de forma simplificada, para que possam ser centralizados dentro de uma única plataforma, que permite operações em larga escala, permitindo a vazão a cada uma das operações de forma rápida.

Por isso, a Docket está focada em facilitar os processos de duplo registro, otimizar a experiência do produtor durante a busca da concessão de crédito e toda a operacionalização interna das empresas que concedem o crédito.

A Docket colabora com toda a parte de análise de crédito, resgate de todos os documentos que devem ser anexados, documentos para CPR, desdobramento para outras células de formalização.

Conheça mais sobre como você pode otimizar os processos da sua empresa. Conte com a Docket!

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Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

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Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

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