Política de Cookies

Written by 10:40 Operações

Investimentos 2022: conheça as opções!

Quais os melhores ativos para investimentos 2022? Conheça algumas opções e entenda como o cenário econômico do Brasil influencia os ativos.

Investimentos 2022: conheça as opções!
Investimentos 2022: conheça as opções!

TL;DR Com a chegada do novo ano, muitos investidores começam a estudar e analisar o mercado para encontrar os melhores investimentos para se fazer em 2022. Para chegar a essa conclusão, é preciso analisar os fatores internos e externos da economia, além das tendências mundiais. 

Mas, antes de analisarmos as opções disponíveis, vale lembrar que não existe um único investimento que pode ser considerado o melhor para 2022. Afinal, vários fatores individuais devem ser considerados antes da escolha: a tolerância ao risco, os objetivos com o aporte e o valor disponível. Por isso, cada perfil de investidor vai preferir um tipo de investimento.

Neste conteúdo, analisamos o cenário econômico atual do Brasil e trouxemos algumas tendências de investimento para 2022. Confira!

O atual momento do Brasil 

Em 2022, o país vive um ambiente macroeconômico bastante desafiador. As metas que já foram publicadas, tanto de crescimento do PIB quanto metas para inflação, apontam uma desaceleração considerável na economia. A taxa de juros selic, que começou em 2021 em 2% ao ano, deve chegar a 11% no final de 2022, segundo a XP Investimentos.

A alta de juros deve se manter como medida para controlar a alta inflação e, assim a expectativa é de que o Banco Central consiga estabilizar a moeda brasileira. Para esse e os próximos anos, os investidores também devem estar atentos à trajetória fiscal e às contas públicas. Além disso, como este é um ano eleitoral, o mercado está mais suscetível a volatilidade. 

Para o Ibovespa, em uma análise pessimista é esperado 98.000 pontos e em um cenário otimista para 150.000 pontos. Um valor justo esperado para o índice será 123.000 pontos ao final de 2022. 

Além do perfil e as preferências pessoais que devem ser consideradas, há outros pontos que vão impactar diretamente em cada investimento. São eles: 

  • a possibilidade de novas cepas da Covid, possíveis novos lockdown e restrições de locomoção;
  • taxas de juros mais altas, incentivos fiscais e monetários mais suaves globalmente, levando a perspectivas de crescimento mais tímidas para mercados emergentes;
  • a desaceleração econômica da China se prolongar além do esperado. 

Quais os melhores investimentos 2022?

Entre as opções de investimentos disponíveis, há aqueles que se destacam devido às tendências e outros que podem ser interessantes devido ao momento econômico do país. Veja. 

NFT e criptomoedas 

As criptomoedas vêm ganhando destaque nos últimos anos, sendo um bom investimento para aqueles que gostam de se arriscar. No ano de 2021, o destaque foi para os NFT’s. Somente no ano passado, esse mercado gerou mais de US$23 bilhões em negociações. 

O Non-Fungible Token é um tipo especial de token, diferenciando-se por não ser fungível. Ou seja, ele é único e exclusivo, portanto, não pode ser reproduzido. Ele é uma nova forma de comercializar ativos digitais, dando a garantia ao comprador da exclusividade de que aquele ativo pertence somente a ele. O mercado NFT atingiu um recorde histórico para o volume de vendas no dia 2 de janeiro de 2022. Naquele dia, foram registrados US$240 milhões transacionados.

Títulos de renda fixa

Os títulos de renda fixa voltaram aos holofotes em 2021 e devem permanecer sendo uma boa opção em 2022. Esses títulos de investimento reúnem ativos cuja rentabilidade é conhecida previamente e não se alteram ao longo do tempo. Fazem parte dessa categoria os títulos negociados via Tesouro Direto e os títulos privados negociados por bancos e corretoras, como CDB, LCI e LCA. Por serem opções mais seguras, os retornos são menores que outras opções mais arriscadas. 

A boa receptividade do mercado financeiro a essa opção de investimento explica-se pelo aumento exponencial da taxa selic que, no início de 2021, estava em 2% chegando a 9,25%, na última reunião do ano.

Ou seja, a renda fixa é afetada porque o valor do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) — índice utilizado como referência no mercado de renda fixa — é praticamente igual à taxa selic. Dessa forma, quando a Selic sobe, a renda fixa passa a render mais.

Ações 

Até o início de dezembro de 2021, o Ibovespa caiu cerca de 9% em relação ao início do ano, na marca de 107 mil pontos. Um número bem inferior aos 130 mil pontos alcançados em junho. Assim, o ano passado não foi o melhor ano para a bolsa de valores.

Para 2022, investir na bolsa pode ser uma boa opção para quem é mais arrojado e gosta de renda variável. Com as incertezas que acompanham as perspectivas da bolsa, pode ser interessante olhar principalmente para empresas que estão fora do radar dos maiores investidores, como as small caps —  grupo de pequenas companhias de capital aberto com baixa capitalização de mercado.

Portanto, em um cenário como o do Brasil em 2022, que terá bastante volatilidade, a melhor bússola para um caminho turbulento é a diversificação. Se você se interessou por esse tema e quer entender melhor sobre crédito e competitividade para esse ano, baixe o nosso e-book. 

Ebook


Visited 9 times, 1 visit(s) today