LCI, LCA , CRI E CRA: diferenças e respostas às perguntas frequentes do ponto de vista do investidor

07/05/2021
Leitura em: 6 minutos

Títulos de crédito são o tema do momento e servem para colaborar com bancos, construtoras e o agronegócio. Pensando nisso, fizemos uma breve descrição sobre cada um deles. 

Como funcionam os títulos LCI, LCA , CRI E CRA

As linhas de crédito, são consideradas uma segurança para seus diferentes segmentos. Isso porque elas funcionam em um formato “ganha ganha”, capaz de beneficiar todas as partes envolvidas. Ou seja, ao investir em um título, a pessoa física ou jurídica está, na verdade, “emprestando” dinheiro ao banco. Este dinheiro servirá para que o banco abra o crédito a quem necessite, como uma empreiteira ou um produtor rural. Desta forma, a economia circula de uma maneira que não seja necessário abdicar do capital de giro para determinadas demandas.

Letras de Crédito Imobiliário (LCI)

As LCIs são emitidas para fins de captação de recursos para o financiamento de atividades imobiliárias. Sendo assim, o banco paga ao investidor uma taxa de rentabilidade anual definida no momento da compra do título em troca do dinheiro investido, caracterizando-se como um investimento prefixado.

Emitido por instituições financeiras, este título é caracterizado por sua vantagem de não incidência do imposto de renda, além da proteção do FGC. 

Sua rentabilidade é parecida a de outros produtos de renda fixa, sendo divididos em três tipos: pré-fixada, pós-fixada e híbrida. 

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

A Letra de Crédito do Agronegócio tem, basicamente, o mesmo conceito que a LCI, diferenciando-se apenas no foco do rendimento.

Desta forma, a LCA é um título também de renda fixa emitido por instituições financeiras para fins de captação de recursos para o financiamento de atividades do setor do agronegócio. 

Para as financeiras, esta é uma operação muito vantajosa, uma vez que a mesma consiste na securitização dos recebíveis. Ou seja, a instituição conta com um valor determinado em crédito disponibilizado, que será pago em um período prévio definido. Além deste ser um investimento focado no setor mais forte do país, fomentando melhorias na infraestrutura e produtividade da área.

Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)

Estes são títulos de renda fixa ligados ao financiamento do mercado imobiliário.

Um CRI é emitido para que seja realizada a construção de um imóvel. Na prática, ao formalizar a compra de um imóvel na planta, por exemplo, a construtora terá que desembolsar um valor para construí-lo.

Quando um investidor aplica em um CRI, é ele quem paga para que a construtora consiga construir o imóvel de imediato e, chegada a hora de compra do título, o mesmo recebe o valor que investiu somado à rentabilidade prefixada ou pós-fixada com o benefício da isenção de imposto de renda e IOF.

Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)

O Certificado de Recebíveis do Agronegócio é um título de renda fixa, emitido por securitizadoras, com a finalidade de financiar o setor agrícola.

O CRA é um título isento de IR e IOF com segurança originada da saúde da empresa emissora e a garantia do negócio. Porém, estes costumam ser investimentos de longo prazo, com maior rentabilidade e baixa liquidez.

Para as financeiras, suas vantagens estão ligadas ao seu grande retorno e pelo lastro. Sendo considerada uma operação segura para o investidor.

Estudo sobre a Resiliência no setor financeiro

Em resumo

Os títulos de LCI, LCA , CRI E CRA possuem algumas diferenças, onde LCA e LCI são emitidos por instituições financeiras e utilizados para captação de recursos que serão emprestados aos setores. Ao investir nesses títulos, o banco repassa este valor e em troca, o investidor receberá, em uma data predefinida, seu dinheiro corrigido por juros. 

E os Certificados de Recebíveis do Agronegócio e Imobiliários, são emitidos exclusivamente por companhias securitizadoras, que transformam ativos em valores mobiliários. A remuneração dos certificados está atrelada a variação do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou da inflação com isenção de IOF. 

O CRA e o CRI são títulos com data de vencimento, porém podem ser vendidos antes do prazo, desde que um dos investidores esteja disposto a recomprá-los. Porém, os investidores contam com a vantagem de obter a previsão de fluxo de caixa das remunerações e amortizações do título. 

Estes mesmos títulos protegem o investidor contra eventuais dificuldades financeiras da securitizadora, uma vez que os recebíveis estão segregados aos ativos da emissora. 

Gestão de Risco 

O acesso ao título de crédito é uma operação que exige um moroso trabalho de busca e pré-análise de documentos e em consequência disso ainda existem muitos erros nas operações demandando ainda mais tempo.

Com isso e a descentralização de informações, a burocracia para liberação do financiamento pode chegar a mais de 60 dias. 

Pensando em  resolver este conflito, a Docket fornece ao mercado toda a infraestrutura para processos que dependem de documentação, de ponta a ponta, por meio da tecnologia. Possibilitando uma gestão de operações mais centralizada, organizada e ágil. 

Com a Docket você garante:

  • Tomadas de decisões mais assertivas no acompanhamento de suas operações; 
  • Acompanhamento em tempo real quanto aos documentos e solicitações; 

Através da tecnologia e toda infraestrutura da Docket, é possível garantir maior celeridade nos processos burocráticos, segurança de dados, redução de custos, melhoria de produtividade, entre outros inúmeros benefícios. 

Descubra como otimizar os seus processos e centralizar a gestão de operações dentro da sua empresa com a Docket. 

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!