Política de Cookies

Written by 18:24 Gestão, Notícias

Legaltech: entenda como a Docket está desburocratizando o Brasil

A Docket é uma Legaltech que cresce de 10 a 15% ao mês e já conta com 15% das empresas listadas no Ibovespa no seu corpo de clientes. Como reconhecimento do crescimento, os co-fundadores passam a compor a lista como Empreendedores Endeavor.

Legaltech: entenda como a Docket está desburocratizando o Brasil

TL;DR: Entenda, neste conteúdo, o que é uma Legaltech, o propósito da Docket na desburocratização do Brasil, as soluções desenvolvidas e a importância do reconhecimento da Endeavor. 

  • O que é uma Legaltech?
  • A história da Docket
  • Cases de Sucesso 
  • Selo Empreendedores Endeavor 

Em outubro de 2021, os co-fundadores da Docket — Pedro Roso (CEO), Flávio Castaldi (COO) e Rodrigo Lopes (CTO) — foram reconhecidos como Empreendedores Endeavor. O selo é um reconhecimento para líderes que estão à frente de  scale-ups de alto crescimento,  e  que continuarão a receber apoio da organização para se desenvolverem. No primeiro semestre desse ano, a Docket já cresceu 176% em relação a 2020.  

A Docket é uma Legaltech que tem o objetivo de diminuir os impactos da burocracia, fornecendo ao mercado toda infraestrutura e tecnologia para processos que dependem de documentação, de ponta a ponta. Assim, a startup ajuda na otimização de esteiras operacionais de bancos e instituições financeiras, construtoras e incorporadoras, agronegócio, indústrias e grandes empresas. 

A startup também se torna uma aliada fundamental para os escritórios de advocacia, otimizando a produtividade e proporcionando economia de tempo nas rotinas diárias que exigem documentação. 

O que é uma Legaltech? 

O setor jurídico vive um momento de profunda transformação provocada pelo avanço da tecnologia. Assim como outros setores estão investindo em inovação, o uso de soluções digitais também têm chegado a esse ambiente conservador e tradicional. 

O termo Legaltech significa “tecnologia jurídica” e surgiu nos Estados Unidos há 15 anos. A definição começou a ser utilizada quando surgiram startups, como a Rocket Lawyer e LegalZoom, que passaram a oferecer soluções jurídicas, por meio de tecnologia e automação. 

Assim, as Legaltechs oferecem soluções de serviços jurídicos que auxiliam escritórios de advocacia, advogados, cidadãos, organizações e empresas. No Brasil, as startups jurídicas também podem ser denominadas Lawtechs. Inclusive, a associação que reúne essas startups se chama Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L). Ou seja, o objetivo dessas tecnologias jurídicas é solucionar problemas cotidianos e gerar mais eficiência às atividades do setor, considerado um dos mais tradicionais.

A história da Docket 

O excesso de burocracia no Brasil é um entrave que prejudica operações de empresas de diversos setores. No país, as Legaltechs começaram a ser delineadas em 2012. Em 2016, a Docket começa a dar os seus primeiros passos com a missão de desburocratizar e otimizar diversos fluxos operacionais das organizações. 

A partir daí, a startup começou a desenvolver soluções que melhoram a atuação nos principais setores, como o agronegócio, serviços financeiros, construção e energia. Com a infraestrutura desenvolvida, as plataformas auxiliam na gestão de diversos procedimentos, como Crédito Agrícola, Cédula de Produto Rural (CPR), Crédito com garantia de Imóvel (CGI), Financiamento Imobiliário e Due Diligence. Com as soluções da Docket, é possível ganhar agilidade nos processos, reduzir custos e aumentar o volume de operações, além de propiciar segurança durante todo o processo.

Em 2017, a Legaltech recebeu a primeira rodada de investimentos da Canary e logo em seguida da ONEVC e da Kaszek Ventures. No ano de 2018, a Docket participou do programa de aceleração Google Developers Launchpad e em 2019 ficou entre as 100 startups to Watch. Em 2019, a empresa entrou no programa de aceleração Scale Up da Endeavor, que culminou no reconhecimento recebido em 2021. 

Uma startup no dia a dia

Como é trabalhar em uma startup?  A cultura de uma startup é considerada diferente de uma empresa tradicional, pois ela é voltada para um crescimento acelerado, promovendo disrupção em seu mercado. Mas, além disso, ela se torna referência pelo modelo de negócio, por causa das pessoas que constituem a equipe e de suas crenças. 

A Docket tem a missão de oferecer a melhor experiência para seus clientes e acredita que ao promover 6 valores em sua equipe, é possível chegar mais perto de seus objetivos. Assim, por meio do ownership, teamwork, people, result driven, customer focus e adaptability toda a equipe de quase 200 colaboradores consegue atingir as metas que tem feito a organização crescer exponencialmente em 2021. 

Conheça o Shopping de Documentos e a plataforma de Alvarás e licenças: 

Shopping de Documentos 

O Shopping de Documentos foi a primeira solução desenvolvida pela Docket com o objetivo de otimizar toda a esteira operacional de processos que dependem de documentação. Por meio dela, as organizações, como bancos, escritórios de advocacia e construtoras conseguem centralizar toda a jornada operacional, desde a fase de solicitação de documentos até a análise de ônus. 

A plataforma possui funcionalidades de status do documento, recorrência automática, relatórios e centro de custo que permitem uma jornada 100% digital. Os resultados são a diminuição do prazo deste tipo de operação, que permite o foco do time de back office em ações mais estratégicas e aumento da satisfação do cliente.  

Case de Sucesso – CashMe 

A CashMe é a fintech do Grupo Cyrela que iniciou suas operações em 2018. Com mais de 130 colaboradores, ela busca simplificar empréstimos com garantia imobiliária por meio de um serviço totalmente digital. Assim, a empresa tem uma grande demanda de emissão de documentos imobiliários, como matrícula de imóvel, certidões negativas de débitos (CND) da receita federal, IPTU e de condomínio.  

Ao optar pelo Shopping de Documentos, a  CashMe reduziu os custos e conseguiu melhorar o leadtime nas operações documentais, permitindo mais produtividade à empresa. Com a busca e o armazenamento de documentos centralizado, foi possível agregar valor ao modelo de negócios. Assim, a empresa também acelerou a sua esteira de rentabilidade e expandiu sua carteira de clientes.

“Foi uma iniciativa muito positiva da Docket em colocar uma plataforma totalmente digital, com documentos armazenados 100% digitalizados na nuvem, para que a gente tenha acesso e fácil consulta a qualquer momento, independente se a operação já foi concluída ou não.”.

Thiago VilelaHead de Operações da CashMe

Case de sucesso – brMalls 

A brMalls é a maior empresa integrada de shoppings centers do Brasil, com participação em 31 shoppings, em 23 cidades, em cinco estados do país. Antes de contratar a solução da Docket, a empresa tinha como desafio organizar os documentos necessários para suas auditorias, de ponta a ponta, em todas suas filiais. 

A infraestrutura da Docket possibilitou que todos os fluxos aconteçam de forma centralizada, descongestionando as demandas inerentes à auditoria. Isso garante que a informação seja transmitida organizadamente a todos os departamentos envolvidos.

“A gente ganha velocidade, ganha segurança na auditoria e um conforto, uma tranquilidade de poder contar com uma empresa tão parceira nossa”.

Arthur Lopes, supervisor de regularizações da brMalls.

 Plataforma de Alvarás e Licenças 

A outra solução desenvolvida pela Legaltech tem objetivo de otimizar e automatizar a gestão de alvarás, licenças e documentos regulatórios. Por meio da plataforma, é possível agregar informações licitatórias de todas as filiais ou unidades de uma organização. Dessa forma, as funcionalidades permitem a criação de alertas de vencimento, monitoramento de status de cada unidade, alerta de pendências e cadastro de protocolos. 

Assim, todas as operações fiscais podem ser buscadas e analisadas em apenas alguns minutos, transformando todo o workflow da operação e mitigando riscos de erros e perdas de prazos. 

Reconhecimento: Empreendedor Endeavor

 A Endeavor é uma organização global formada por empreendedores que estão à frente das empresas que mais crescem no mundo. No Brasil desde 2000, ela promove um ecossistema que estimula o crescimento e impacto dos empreendedores que lideram  scale-ups.

Scale-up é uma empresa com um retorno médio anual de, pelo menos, 20% nos últimos 3 anos, que possui diferenciais competitivos claros e um modelo de negócios comprovado pelo mercado e que tenha pelo menos 10 funcionários no início do período.

Assim,  o Selo Empreendedor Endeavor é um reconhecimento para líderes que estão à frente de scale-ups  de alto crescimento. Com o selo, a partir de agora, os fundadores da Docket passam a receber apoio continuado da rede Endeavor, que é composta por pessoas que são referências em seus setores. Além disso, eles também assumem o compromisso do giveback, investindo, mentorando e inspirando a próxima geração de scale- ups. 

Para nós é motivo de muito orgulho sermos selecionados como Empreendedores Endeavor. Isso nos mostra que estamos no caminho certo quanto às mudanças que estamos promovendo no setor e na desburocratização que estamos nos propondo a realizar no Brasil”, diz Pedro Roso, Co-founder e CEO da Docket.

A Endeavor trabalha em três  frentes  principais:  apoiando e acelerando   scale-ups para que multipliquem o seu  impacto no ecossistema;  oferecendo  soluções  de  open innovation  para  acelerar a estratégia de inovação das corporações e impulsionar o crescimento das scale-ups; e influenciando mudanças de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios brasileiro.

Para receber o selo Empreendedor Endeavor, os co-fundadores da Legaltech foram submetidos a um criterioso processo de seleção, que contemplou entrevista com mentores, um painel local e depois um painel internacional.  Das empresas analisadas, apenas 0,5% são consideradas scale-ups. Ou seja, das 8031 empresas que iniciam o processo apenas 10 vão ao painel internacional, que é a validação final para se tornar uma empresa de alto crescimento. 

Visited 45 times, 2 visit(s) today