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Written by 18:35 Bancos, Gestão, Operações

Tecnologia para a expansão de empresas financeiras

Uma operação de expansão de empresas exige uma grande lista de tarefas, com inúmeros documentos e, inclusive, obstáculos capazes de mudar todo o percurso.

Na contra-mão da recessão econômica causada pela pandemia do Covid-19, bancos e instituições financeiras buscam a retomada com grandes expectativas de avanço e crescimento.

Com o avanço das fintechs, que disponibilizam serviços práticos e rápidos através de dispositivos móveis, a busca pela competitividade aumenta, e é necessário que as instituições alcancem os lugares mais distantes.

Como exemplo de uma empresa do ramo financeiro que está em expansão no brasil, é possível considerar a Caixa Econômica Federal, que acaba de anunciar a ampliação de sua rede de atendimento chegará a 130 unidades em 2021, alcançando mais de 28 milhões de brasileiros e a todos os municípios com mais de 40 mil habitantes.

Um índice de capilaridade que posiciona a Caixa como o maior banco do hemisfério Sul.

Por outro lado, uma operação de expansão de empresas exige uma grande lista de tarefas, com inúmeros documentos e, inclusive, obstáculos capazes de mudar todo o percurso.

Por isso, esse artigo traz dicas para iniciar o plano de expansão de uma empresa.

Como iniciar o projeto de expansão de uma empresa

O êxito do plano de expansão se dá a partir da importância do planejamento estratégico para o crescimento das empresas. Afinal, ter uma meta sobre cada uma das ações de empresas em crescimento é o que vai traçar o passo a passo desta jornada.

Pensando na expansão empresarial do setor financeiro, é possível iniciar a estratégia de crescimento por três pilares:

  • Recurso financeiro essencial a expansão de empresas;
  • Prestação de novos serviços;
  • Organização da gestão operacional.

Recurso financeiro:

O principal papel do gestor financeiro na expansão da empresa vai muito além do controle dos recursos financeiros ou do fluxo de caixa, mas manter um bom planejamento, com demonstrativos contábeis capazes de assegurar uma situação de regularidade fiscal, bem como captar recursos.

A captação de recursos pode acontecer de diversas formas, desde a abertura da empresa na oferta pública inicial na bolsa de valores, operações de fusão e aquisição de empresas, recursos governamentais, empréstimos ou até mesmo o crowd funding.

Independentemente de qual for a forma de captação de recursos, o compliance é fundamental para garantir a boa imagem da empresa perante a qualquer uma das opções. Para isso, é necessário realizar prestações de contas, due diligences, de forma a atender as expectativas dos investidores. 

Neste ínterim, vamos citar alguns documentos que são exigidos:

  • Matrícula de imóveis;
  • Certidão negativa de tributos imobiliários;
  • Certidão de ações cíveis;
  • Certidão de breve relato.

Prestação de novos serviços:

Inovar na prestação de serviços e atendimento multi dispositivos é fundamental para alcançar os diferentes perfis de consumidores. Com o avanço cada vez mais acelerado do Open Banking, o Pix e muitas novas funcionalidades, as oportunidades são exponenciais, com facilidades, inclusive, para a abertura de crédito.

O atendimento personalizado por nicho também pode ser um diferencial, como linhas de crédito para empresa, linha de crédito para construção, linha de crédito para produtor rural, linha de crédito imobiliário (home equity).

É importante lembrar que, antes de cada novo serviço, a experiência do cliente é fundamental e, junto a isso, formas de otimizar os serviços e evitar os gargalos inerentes à esteira de formalização, como a espera pela documentação do cliente, a demora na análise de documentos, em um processo que acontece muito mais de forma interna, entre as equipes dos times comercial, jurídico e back office, do que de forma externa.

Organização da gestão operacional

A partir da estratégia de crescimento de uma empresa bem desenvolvida, o próximo passo de como contribuir para o crescimento da empresa é a organização da gestão.

Encontrar responsáveis por cada setor e suas respectivas atividades é fundamental, mas sem uma comunicação efetiva ou um controle de dados, custos e ações é impossível realizar qualquer projeto em potencial.

A tecnologia é um grande aliado para o seguimento de cada ação.

Estudo sobre a Resiliência no setor financeiro

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Com a plataforma de Alvarás e Licenças, é possível gerenciar de forma automatizada, alvarás, licenças e todos os documentos regulatórios em uma única plataforma com acesso rápido e prático.

Entre suas principais funcionalidades estão:

  • Mapa de operações: com a geolocalização de alvarás e licenças, esta funcionalidade permite uma visão macro das atividades das filiais da empresa. 
  • Alertas de pendências: receba alertas por notificações push, no navegador, por e-mail e no próprio sistema em caso de erros nas informações ou falta de documentos.
  • Alerta de vencimentos: a funcionalidade ideal para organizar com antecedência toda a sua documentação. O sistema emite alertas de vencimento automáticos e contribui para evitar multas e interdições.

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