Política de Cookies

Written by 11:45 Gestão, Operações

O que é administração estratégica?

O que é administração estratégica?
O que é administração estratégica

Fundamental para todo bom gestor, a administração estratégica é parte muito importante do desempenho de seu negócio. Baseando-se no plano de negócio, missão, visão e valores da empresa, a administração estratégica precisa olhar com profundidade os objetivos, posicionamento no mercado e fluxo operacional.

Uma estratégia competitiva deve ser pensada não só na concepção da empresa, mas principalmente nas modificações do mercado.

Alterações tecnológicas, concorrência, economia e outros aspectos devem ser considerados em qualquer estratégia. Assim como o modelar da administração estratégica, que é fundamental para manter-se sempre competitivo.

A importância da estratégia

Entender que nem todo o planejamento acontecerá como previsto e direcionar ações para diferentes cenários, buscando sempre alcançar os objetivos, é a forma com que a administração e a estratégia se conversam.

Seja em uma competição, seja no mundo corporativo, prever as diferentes possibilidades e basear suas ações pensando nessas alternativas pode significar ou não o alcance dos objetivos.

Por isso a administração estratégica é uma das etapas fundamentais para alcançar as metas do seu plano de negócio.

Principais etapas da administração estratégica

Análise de mercado

Conhecer o mercado, concorrentes, fornecedores e clientes é a primeira etapa para implementação da administração estratégica no seu negócio.

Por mais que as ações internas sejam executadas com perfeição, o cenário em que sua empresa está inserida pode alterar todas as projeções.

Ter conhecimento dessas possíveis variações e tomar ações para adaptar-se é fundamental e parte central da administração estratégia.

Definição de objetivos

Saber onde você quer chegar, como e quando são partes fundamentais. Afinal, o destino é um só, porém os caminhos são infinitos!

Por isso, é importante definir corretamente quais são as metas e os objetivos do seu negócio. Só assim você poderá traçar as estratégias certas para ter equilíbrio e trazer rentabilidade à empresa.

Execute o projeto

Por mais que o planejamento seja importante, ele não terá nenhum efeito se as ações não forem colocadas em prática. Implemente os processos e as ações em todos os níveis hierárquicos do negócio.

Acompanhe e mensure os resultados, só assim você pode garantir o sucesso do planejamento e realizar procedimentos de controle.

Gostou das dicas de gestão? Confira como criar fluxograma de processo, assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Visited 103 times, 1 visit(s) today