Tecnologias que estão revolucionando o meio jurídico

25/11/2020
Leitura em: 6 minutos
Categorias:

A popularização das novas tecnologias aumentou a competitividade no mundo empresarial, e nesse contexto, a realidade de bancas jurídicas também foi impactada de forma definitiva.

O setor jurídico está se reinventando e adequando a prática profissional a ambientes cada vez mais complexos, nos quais uma gestão eficiente e uma atuação estratégica são cada vez mais uma consequência da utilização de novas tecnologiassoftware jurídicos que oferecem agilidade, informação e automação de processos, aumentando a eficiência e a garantia de respostas confiáveis, com assertividade e performance.

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade e auxilia os profissionais do Direito na execução de tarefas repetitivas, burocráticas e cansativas, esta tecnologia adapta-se perfeitamente ao Direito, seus dados, incontáveis informações, artigos, documentos e jurisprudência.

Atualmente é possível gerar contratos, petições, resolver e mediar acordos por meio da automação e sistemas inteligentes, operados por profissionais capacitados e adeptos da tecnologia, os escritórios atuais e empresas não buscam apenas o advogado, mas sim a fusão do advogado com o programador, capaz de criar um conteúdo lógico-jurídico.

Um sinal de que o mercado jurídico tem evoluído exponencialmente, se tratando de tecnologia é a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) que conta com mais de 130 empresas de tecnologia com serviços e softwares de gestão focados no mercado jurídico.

Compliance e LGPD

O mercado de Compliance cresce intensamente, forçando as empresas a se adequarem a leis mais rigorosas, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), para evitar sanções e multas milionárias. Este cenário traz uma enorme demanda por ferramentas automatizadas de gestão, segurança e proteção de dados e profissionais especializados.

Pesquisa: Maturidade do Compliance no Brasil

64% das empresas possuem um processo de avaliação de riscos de Compliance;

54% não têm um processo eficiente de Due Diligence para terceiros;

33% envolvem o Compliance em decisões estratégicas;

69% afirmam que abordam as infrações de Compliance.

Fonte: KPMG

Visão de produtividade e performance

Aliar tecnologia na busca da excelência e da economia de tempo tem se tornado indispensável na advocacia moderna, onde o profissional, principalmente atuante em escritórios de advocacia, precisa destacar-se em meio a tantos concorrentes. O advogado, seja ele sócio e/ou administrador de uma pequena ou grande banca, deve, cada vez mais, ter uma visão empresarial para o seu negócio e não renunciar ao conteúdo jurídico.

Ter escritórios e atendimentos online será algo cada vez mais normal e buscado pelos clientes. Processos que demoram anos para serem solucionados não terão mais espaço. As Lawtechs são capazes de realizar todas as etapas jurídicas online. E juízes de arbitragem serão cada vez mais procurados para resolver conflitos antes de levar o caso aos tribunais tradicionais.

Tecnologia na rotina jurídica

Já incorporadas à gestão jurídica, tecnologias como Inteligência Artificial, ODR (Online Dispute Resolution), Blockchain, Legal Analytics, Machine Learning e Internet das Coisas; estão melhorando a eficiência e, consequentemente, a entrega dos serviços.

Atividades operacionais como gestão de documentos e processos trabalhistas, por exemplo, poderão ser delegadas a robôs. Eles terão a capacidade de identificar processos semelhantes para protocolar e fazer uma petição de forma automática, sem o envolvimento de um advogado.

Quanto à rotina do escritório ou do departamento, soluções de automação ganham força na gestão jurídica. Esse tipo de tecnologia ajuda a gerar conhecimentos valiosos, permitindo acesso às publicações, jurisprudências e possibilitando a análise de dados internos, para melhor desempenho da área.

Docket

A Docket é uma startup que desenvolveu uma plataforma completa para busca, pré-análise e gestão de documentos e certidões, aliando nossa tecnologia exclusiva à expertise de profissionais especializados em documentações.

Através do Shopping de Documentos obter mais de 200 tipos de documentos de todo o Brasil de forma mais rápida e eficiente, com a Docket as empresas têm o controle total no gerenciamento de suas operações.

A plataforma possibilita a organização e o acompanhamento de toda a esteira de documentação de diversas operações, reduzindo em até 80% o prazo para obtenção de documentos.

Com isso os times jurídicos ganham mais tempo para focar em ações estratégicas, aumentando a produtividade de seus negócios.

A empresa atua em mais de 26 segmentos entre eles serviços Financeiros, Bancos, Agronegócio, Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Advocacia, Energia, Administradoras de Shoppings, Indústria de Base, Distribuidores de Combustíveis, Telecom, Alimentos e Varejo.

Buscajur

O Buscajur é uma plataforma gratuita de busca de soluções para área jurídica que atende uma demanda recorrente do mercado por melhores e mais atrativas soluções para o segmento.

A busca com filtros é a maneira mais prática, rápida e eficaz de encontrar softwares e serviços que atendam advogados individuais, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas na sua gestão legal.

Além das soluções de softwares e serviços, o BuscaJur traz um repositório de blogs, ebooks e afins que fomentam o mercado jurídico com conteúdo relevante, para que facilmente os advogados possam se atualizar e conhecer novas fontes de conhecimento. O Buscajur é uma ferramenta utilizada pelos advogados que proporciona o aumento de produtividade e qualidade, organização dos fluxos de trabalho, estruturação organizacional, conhecimento, infraestrutura, novos clientes, novas tecnologias e gestão.

Conheça mais sobre como você pode otimizar os processos da sua empresa. Conte com a Docket!

Buscar

Sobre a Docket

Somos uma startup que realiza a busca, gestão e pré-análise de documentos e certidões. Com tecnologia avançada e inovadora, otimizamos os processos jurídicos de empresas de vários segmentos. Atuamos como facilitadores para nossos clientes, pois reduzimos o custo e o prazo com demandas de documentação de todo o Brasil.

Na mídia

Conheça a Docket a startup que está revolucionando o mundo jurídico

Confira o que os principais meios de comunicação do mundo têm falado sobre a nossa solução e como a tecnologia da Docket tem revolucionado o universo jurídico e as operações que envolvem documentos.

Deixe um comentário:

Você também pode gostar

Recuperação Judicial Empresarial: o que é e passo a passo para fazer!


A recuperação judicial é a última alternativa para empresas que estão passando por uma crise econômica. Ela dá ao devedor a oportunidade de apresentar um plano de reabilitação sem ser necessário abandonar as operações ou requerer falência.

3 passos para a abertura de filial na junta comercial


Abrir uma filial na junta comercial tem algumas diferenças, caso o estado da matriz não seja o mesmo da filial. Veja o passo a passo completo.

Guia completo: Certidão de Cadeia Sucessória


A Certidão de Cadeia Sucessória traz o levantamento junto ao Cartório de Registro de Imóveis das informações sobre transmissões de propriedade, em um período determinado.

Startup acelerada por:

Google Developers Launchpad
Empresa participante do Scale Endeavor Up

4º Lugar no
LinkedIn Top Startups 2018

Top Startups Linkedin Brasil 2018

Selecionada para o Ranking

100 Startupst to watch 2019

Startup investida por:

Kazek
Canary
ONEVC
Valor Capital
Wayra
Neste site usamos cookies para sua melhor experiência. Para mais informações, leia nossa Política de Cookies.
Cadastrado com sucesso!