Política de Cookies

Written by 10:33 Agronegócio, Documentos, Gestão, Operações

Número de agtechs no Brasil tem crescimento de 40%

Entenda como as agtechs estão impulsionando o crescimento do agronegócio no Brasil por meio da transformação digital do setor.

Se o Agronegócio é a locomotiva do país, a tecnologia é um fator decisivo para colocar o setor nos trilhos. Isso porque são as inovações tecnológicas que permitem o monitoramento de diversas operações agrícolas, o controle de gastos e a redução de custos.

A transformação digital impulsiona tanto o segmento que nem mesmo a pandemia embargou o crescimento do agronegócio 4.0. Segundo o estudo do Radar AgTech Brasil, em 2020, o número de startups do agronegócio é 40% maior em comparação ao ano de 2019, com o Estado de São Paulo no topo da lista, representando quase metade dessas empresas.

Esse aumento exponencial das chamadas agtechs, que são esse tipo de startup com atividades focadas no agronegócio, pode ser justificado pelos resultados que as ferramentas de automação, Big Data e Inteligência Artificial (IA) trazem ao setor. Afinal, por meio delas é possível automatizar e simplificar diversas operações no campo, trazendo ganhos a produtores de diversos segmentos, que não precisam mais que trabalhadores marquem presença na lavoura. 

As agtechs combinam tecnologias de informação e comunicação, hiperconectividade, robótica, internet das coisas, biotecnologia e tecnologias quânticas para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio. Alguns exemplos incluem:

– Drones capazes de otimizar a manutenção da lavoura e do gado, colaborando com o controle de pragas e o monitoramento eficaz;

– Sensores instalados no solo aptos a diagnosticar a qualidade da terra;

– Georreferenciamento das áreas de cultivo que possibilitam maior precisão da previsão climática e do período ideal para o plantio;

– Otimização da cadeia logística e do escoamento da safra;

– Câmeras inteligentes que fazem o reconhecimento facial dos animais e podem identificar enfermidades, evitando riscos de infestação de pestes.

Com números tão expressivos, migrar operações para o digital tornou-se muito mais que apenas uma adaptação a um novo cenário global, mas questão de sobrevivência dos negócios e de perspectivas para o agronegócio brasileiro.

No entanto, ao passo que a caminhada rumo ao digital se faz extremamente necessária, muitos desafios que precisam ser superados pelo agronegócio brasileiro tendem a aparecer pelo caminho. 

Quais são as grandes dificuldades do agronegócio brasileiro

O crédito rural é um importante impulsionador do agronegócio brasileiro. Visto que além de garantir um bom investimento para insumos, produção e administração dos negócios, também representa o capital de giro para ser investido na adoção de tecnologias pelo agronegócio. 

Porém, a dificuldade de acesso ao crédito rural é muito grande e complexa, o que acaba barrando todo o potencial competitivo que pode ser gerado com a implantação de tecnologias de informação e comunicação, conhecidas como TICs, no agronegócio.

Isso acontece porque o crédito rural é um tipo de operação que envolve uma série de comprovações e documentos específicos, tais como:

– Certidão de penhor;

– Certidão atualizada de matrícula do imóvel rural;

– Certidão de dados cadastrais; 

– CND do imóvel rural.

Além disso, sua obtenção é marcada pela falta de padronização nos órgãos competentes e o envolvimento de ofertas de garantia, como alienação fiduciária, hipotecas ou penhor, por exemplo, que são determinadas junto à instituição fornecedora. Dessa forma, o processo acaba se tornando extremamente burocrático e tomando um tempo muito valioso. 

Agrotools e Docket: a transformação digital no agro  

Mesmo com toda a tecnologia presente no agronegócio, a burocracia é um dos entraves na atuação do setor e prejudica o potencial competitivo do segmento. Com foco em vencer esse desafio, a Agrotools começou a operar com a plataforma Shopping de Documentos da Docket.

O Shopping de Documentos é uma plataforma desenvolvida pela Docket que oferece toda a infraestrutura para processos que dependem de documentação, de ponta a ponta, por meio da tecnologia. 

A plataforma é capaz de simplificar o acesso a mais de 200 tipos de documentos em todo o Brasil, dentre eles: Certidão de Penhor, Certidão de Matrícula do Imóvel Rural, Certidão de Dados Cadastrais e CND do Imóvel Rural. Além de otimizar operações como Barter, LCA, LCI, Originação de Grãos e Arrendamento. Dessa forma, é possível garantir uma economia de tempo e potencial humano, tornando mais ágil a esteira de rentabilidade e produtividade.

AGRO DOCKET

Está chegando o primeiro evento de tecnologia para desburocratizar o crédito rural Brasil.

O Agro Docket é um evento que vai conectar tradings, bancos e cooperativas às tecnologias capazes de acelerar toda a esteira de crédito e financiamento rural, de ponta a ponta. Nosso compromisso está em desburocratizar operações e gerar escalabilidade para empresas através da transformação digital.

Agenda:

A1udio
pedro
Pedro

BÔNUS: CASE DE SUCESSO

Confira como a Klabin reduziu em mais de 60% o prazo na obtenção de documentos.

Com as soluções implementadas pela Docket, a Klabin reduziu os gastos e o tempo médio na busca e emissão de documentos.

Visited 22 times, 1 visit(s) today